4 Métodos Simples para Secar Flores em Casa

4 Métodos Simples para Secar Flores em Casa
Fotografia de peter bucks / Unsplash

Ontem acolhemos uma nova estação do ano. Caraterizada pelas suas temperaturas, odores e flores, a Primavera, é uma das estações favoritas de muitos.

Em jeito de celebração trazemos uma proposta sustentável para todos aqueles que adoram ter flores em casa, colocam-nas em jarras e poucos dias depois ficam desiludidos com a rapidez da sua degradação.

De fato as flores que se encontram à venda “preparadas” para vasos e jarras são flores de corte, que, dependendo do tipo de flor e do tempo que decorreu entre a sua separação da planta-mãe e a sua venda, podem durar entre 1 dia a 1 semana. O que não deixa de ser frustrante para quem as adora e quer decorar a sua casa com a sua beleza primaveril.

Neste sentido hoje trazemos uma atividade interessante, diferente e que pode ser partilhada com toda a família: a secagem de flores. Apresentamos de seguida quatro métodos que todos podemos pôr em prática em casa.

nothing but flowers
Fotografia de insung yoon / Unsplash

Ao Ar Livre

Este é o método mais simples de secar flores. Aconselhamos que o use para flores que possuem o caule comprido e se pretender manter o volume das flores.

É muito simples: basta fazer um pequeno ramo com as flores que escolheu, amarrar com um cordel apertado o suficiente para segurar o ramo, mas não demais para não danificar os caules. Para ter a certeza que o nó que criou é suficiente: pendure o ramo voltado para baixo e observe se os caules se movimentam ou se cai alguma flor.

Com o ramo está bem preso, basta atar mais um pouco do mesmo fio que usou e pendurar o ramo, precisamente voltado para baixo.

O local a escolher para a secagem das flores ao natural deve ser arejado e exposto à luz solar. Sugerimos uma varanda ou alpendre abrigado da chuva ou marquise com arejamento.

O tempo de secagem por este método vai depender do tipo de flor escolhida e do local da secagem e durará entre 2 semanas a 1 mês. Saberá que as suas flores estão secas pois todo o ramo ficará crocante.

Pink Flower Paradise
Fotografia de No Revisions / Unsplash

Por Prensagem

Para flores com pequenas com caules finos é o método ideal, contudo torna a flor totalmente plana. É um método interessante para conservar flores que se pretende sirvam para decorar superfícies planas, como folhas de livros, álbuns ou scrapbooks, ou até velas, jarras e molduras.

Para secar as suas flores por este método apenas necessita de um livro pesado e papel cera (em substituição também pode utilizar uma combinação de papel de jornal, com papel de cozinha e cartão).

Com o papel de cera basta dispor as suas flores na posição que pretende (pode utilizar uma pinça se as flores forem muito pequenas e frágeis), tapar com outro papel e cobrir com o livro pesado. Para a alternativa necessita primeiro de posicionar as flores no jornal, cobrir com folha de jornal, envolver o jornal em papel de cozinha, cobrir o “embrulho” com o cartão e este com o livro pesado.

De notar que as flores a utilizar para esta técnica não podem estar húmidas.

Deve manter o sistema de prensagem em local a temperatura ambiente, seco e escuro e aguardar entre 10 a 15 dias.

Remover com cuidado todos os elementos e separar as flores do papel. Podem ser utilizadas no momento ou guardadas num recipiente hermético.

Drying roses
Fotografia de Tim Mossholder / Unsplash

No micro-ondas

Este método mantém o formato da flor praticamente intato, apenas pode ser utilizado para flores com caules pequenos (pois precisa de caber num recipiente e no micro-ondas), contudo é mais abrasivo e pode provocar a queda de algumas pétalas. Desta forma apenas é recomendado para flores com muitas pétalas.

Para o concretizar apenas necessita de um recipiente fundo onde caiba a flor escolhida e areia previamente limpa de entulho e pó e completamente seca.

Deve: cobrir o fundo do recipiente com uma boa camada de areia, dispor a sua flor e com cuidado verter mais areia até que cubra completamente a flor.

Inserir no micro-ondas e aquecer por 2 a 3 minutos. Se a flor que estiver a usar for frágil, pode reduzir a potência do micro-ondas e manter a duração.

Para saber se a flor ficou devidamente seca é fundamental esperar que a areia arrefeça completamente e removê-la com cuidado. Se necessário é possível repetir o processo, contudo quanto mais repetições, mais probabilidade de danificar a flor.

Fotografia de Katsia Jazwinska / Unsplash

No Forno

Este último método é um pouco mais prático que o anterior, contudo também abrasivo e com potencial de dano para as suas flores devido ao calor. Assim, da mesma forma que o método anterior, recomendamos que apenas seque flores com muitas pétalas no forno. É também possível que com o calor excessivo as flores sofram alteração na vivacidade da sua cor.

Para este método apenas necessita de um tabuleiro de forno e de papel vegetal.

Deve iniciar por remover as folhas das flores que escolheu, pois as mesmas não irão secar devidamente no forno.

Dispor o papel vegetal sobre o tabuleiro e sobre ele as flores sem folhas. Manter à temperatura de 90ºC por aproximadamente 2 horas, contudo a meio do processo deve verificar, e se as flores já se encontrarem a murchar, remover e deixar arrefecer completamente antes de as mover ou retirar do tabuleiro.

Dried pink baby breath that dries gently in the workshop. I like the sweetness it releases. It looks so fragile and delicate an you know what, it is.
Fotografia de peter bucks / Unsplash

4 métodos práticos e simples de aplicar em casa, cada um com as suas vantagens e desvantagens, contudo no geral e para que os resultados sejam os melhores é recomendado que: flores maiores ou pequenas mas resistentes, como as dálias, as peónias, a lavanda ou o amaranto, sejam secas ao natural; flores com várias camadas, como as tulipas e os crisântemos, sejam secas no micro-ondas ou no forno; e flores delicadas como os amores-perfeitos e as margaridas, sejam secas por prensagem.

As flores secas, apesar de não transmitirem a mesma energia que uma planta viva, conseguem, com grande eficácia e sustentabilidade, alegrar e decorar facilmente qualquer espaço de qualquer membro da família, pois neste estado não provocam reações alérgicas. Adicionalmente são uma ótima matéria-prima para criar pequenos ramos de flores e peças de artesanato personalizadas para oferecer.

Experimente, inspire-se nesta Primavera que ainda agora inicia, seque as suas flores preferidas e traga esta estação maravilhosa para o interior de sua casa.

Se tem um jardim ou uma horta não perca ainda a oportunidade de semear e preservar as suas próprias flores. Conheça quais as flores em época para semear e aventure-se! Adicionalmente se a secagem de plantas é do seu agrado não deixe também de conhecer a publicação anterior sobre Dicas para Colher e Secar Ervas Aromáticas.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!