6 Soluções Naturais para Afastar Mosquitos

6 Soluções Naturais para Afastar Mosquitos
Fotografia de Shardar Tarikul Islam / Unsplash

Com o aumento das temperaturas e o aproximar do Verão, chega uma preocupação para muitos: os mosquitos.

Esses incríveis, mas absolutamente insuportáveis, insetos que se revelam às dezenas nas nossas habitações nas noites quentes, necessitam de ser afastados dos ocupantes da casa, de modo a evitar incómodos, picadas e reações alérgicas consequentes.

Ao invés de ligar um inseticida de toxicidade comprovada para insetos, potencialmente nocivo para a saúde humana e tóxico para a vida marinha quando descartado no final do seu ciclo de vida, propomos soluções naturais.

Acontece que os mosquitos podem ser repelidos com aromas naturais e de fácil utilização. Partilhamos 6 dessas soluções inseticidas especialmente eficazes contra mosquitos.

Fotografia de Chic Magazine

Citronela

Este é porventura um dos inseticidas naturais mais conhecidos. É possível utilizar a citronela recorrendo ao cultivo da própria planta, ao óleo essencial obtido a partir da mesma já comummente comercializado, e a velas aromatizadas com este mesmo aroma.

Esta planta tem aspeto de erva alta e é nas suas folhas que se encontra o aroma forte que repele mosquitos, moscas e até formigas.

Para plantá-la deve escolher um local com luz solar direta na sua varanda, terraço ou varandim, preferencialmente em proximidade com os quartos para que o seu aroma produza o efeito pretendido.

Fotografia de Revista Jardins

Alecrim

Este arbusto mediterrânico com um aroma fresco e utilidades medicinais e culinárias apresenta propriedades repelentes para os mosquitos.

Pode tirar partido do mesmo facilmente, basta dispor algumas plantas em vaso pela casa ou alguns cortes de ramos pendurados em função dois-em-um. Enquanto seca o seu alecrim entrega uma mensagem muita clara a estes insetos: mantenham-se afastados.

É uma planta de fácil manutenção, necessita de boa exposição solar e regas moderadas, pois encontra-se bem adaptada à secura. Com um ou dois cortes anuais, para manter o tamanho e estimular o crescimento, terá um arbusto saudável durante anos.

Fotografia de The Spruce Daily

Erva-cidreira

Esta planta de aspeto semelhante com a hortelã e aroma pungente com notas cítricas mantém os mosquitos afastados das divisões.

Tire partido das suas varandas e varandins de janela e cultive-a. É de muito simples manutenção e perene, pelo que irá durar inúmeros anos se mantiver as necessárias regas e fertilizações.

Não perca ainda a oportunidade de a infundir em chás quentes, bebidas frias, marinadas e azeites, e tirar total partido das suas propriedades benéficas.

Fotografia de Receitas da Tia Céu

Citrinos

Tal como no caso da erva-cidreira, o aroma cítrico é especialmente repelente para os mosquitos, portanto tire partido dos citrinos em época nas estações quentes.

Espalhe rodelas de citrinos pelas divisões da casa e tire partido do aroma libertado quando faz sumos ou raspa a sua casca para cozinhar.

Pode ainda ferver algumas rodelas ou cascas de citrinos em água durante alguns minutos, verter para pequenas taças e dispor pela casa. O aroma irá espalhar-se rapidamente e dissuadir os insetos de entrar.

Fotografias de Sorin Gheorghita / Unsplash

Café

É verdade. Os mosquitos são repelidos pelo aroma de café fresco, principalmente quando preparado em cafeteira com água fervida, pois o sua volatilização será maior.

Não perca a oportunidade de espantar estes insetos incomodativos com o seu café matinal e com as borras consequentes.

Espalhe as borras, já arrefecidas, na terra das suas plantas, vai espalhar o seu aroma, impedir a proliferação de mosquitos nos seus vasos e jardim e, simultaneamente, fertilizar as suas plantas.

Pode ainda posicionar as borras aromáticas num pires nas cabeceiras da cama e tirar partido do seu aroma enquanto descansa. Não garantimos é que não acorde ainda com mais vontade de beber um café.

Fotografia de HomeIt

Lavanda

O aroma da alfazema, lavanda ou lavandim é altamente repelente para os mosquitos, e para todos os que apresentam dificuldades em dormir ou possuem problemas de ansiedade ou stress, tanto melhor.

Assim, é possível tirar partido das propriedades calmantes do óleo essencial e aromático de alfazema e simultaneamente espantar estes insetos.

Plante alfazema em vaso junto às janelas das divisões, em local ensolarado, regue-a moderadamente, e deixe que o aroma da planta com as suas belas flores lilases faça o resto.

Em alternativa, pode também utilizar difusores, velas ou perfumes de roupa de cama naturais para criar um ambiente calmo e convidativo ao descanso sem zumbidos incomodativos.

Fotografia de Mithil Girish / Unsplash

6 soluções inseticidas naturais com base em plantas, frutas e bebidas que têm potencial repelente eficaz e comprovado perante os tão típicos mosquitos de Verão.

Escolha a opção que faz mais sentido para a sua rotina e familiares e experimente estas alternativas naturais ao invés de utilizar os tóxicos inseticidas industriais.

Se o tema das pragas é do seu interesse conheça ainda as sugestões naturais já apresentadas previamente aqui no Blog para formigas e pragas na horta.

Não deixe também de visitar a Loja Online e de conhecer as opções de velas de citronela disponíveis, em formato faça-você-mesmo, e sementes biológicas portuguesas nas quais se inclui a erva-cidreira.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!