Adicione a Casca de Romã à Farmácia Natural
A romã é o fruto da romãzeira e caracteriza-se pela forma redonda da sua casca, cuja cor varia entre o vermelho e o castanho brilhante, e pelo interior dividido em bolsas e em sementes de grandes dimensões rodeadas de um delicioso sumo de cor vermelha.
O cultivo deste fruto acompanha o desenvolvimento dos povos desde a Antiguidade e todos eles lhe atribuíam um significado. Os gregos associavam-na ao amor e fecundidade, os romanos utilizavam-na em cerimónias e cultos como símbolo de ordem, riqueza e, também, fecundidade.
Para além das suas ligações culturais e religiosas a utilização milenar da romã é também associada às suas propriedades benéficas para a saúde. Hoje aprofundamos estes benefícios e partilhamos formas de tirar partido dos mesmos beneficiando ao máximo deste fruto agora em época nacional.
A romã, nos seus bagos vermelhos carnudos, apresenta um elevado teor de vitamina C, flavonóides, pró-vitamina A e taninos. Substâncias que lhe atribuem uma capacidade antioxidante muito interessante, assim como uma atuação benéfica na prevenção de várias doenças e no controlo ds níveis de colesterol.
Investigadores já atribuíram várias propriedades a este fruto, entre as quais: ação antimicrobiana, eliminando as bactérias prejudiciais presentes no organismo; melhoria da função cardíaca, através da prevenção da formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos; ação anti-tumoral, por inibição do crescimento de células cancerígenas; promoção da saúde óssea, travando a perda óssea natural com o avançar da idade.
Adicionalmente existem outros benefícios mais diretos e visíveis, mas não menos importantes: manutenção da saúde da pele, através de uma ação antioxidante e anti-inflamatória que protege a pele dos raios ultravioletas do sol; controlo da diarreia, devido à presença de taninos que ajudam a controlar os movimentos de expulsão do intestino; prevenir inflamações nas gengivas e tecidos dos dentes, assim como infeções na garganta, devido à sua capacidade antioxidante e antimicrobiana.
Estes benefícios estão assegurados pelo consumo dos bagos de romã, mas não só.
Muitos dos benefícios apresentados são também encontrados na casca da romã e é possível aplicar e utilizar esta mesma casca fresca diretamente. Eis algumas sugestões de utilização.
Para hidratar a pele basta esfregar o interior da casca da romã suavemente por toda a face, deixar atuar pelo menos por 15 minutos e enxaguar com água morna.
Para criar um chá, e beneficiar de todas as propriedades deste fruto, basta infundir em água quente as cascas de romã por 10 a 15 minutos (pode utilizar o rácio de 1 chávena para 10g de casca), coar e beber morno ao longo do dia.
Para alívio de inflamações na boca ou infeções de garganta o chá pode ainda ser gargarejado várias vezes ao dia.
Tendo em conta que o intervalo de época das romãs é curto, faz sentido tirar o máximo partido de todos os seus componentes e preservá-los para futuras utilizações. Assim recomendamos que seque as cascas das romãs que consumir, e não utilizar nas sugestões anteriores, e as converta em pó.
Para tal apenas necessita de: com uma faca retirar o máximo possível da camada amarela que existe junto à casca e colocar as cascas restantes num tabuleiro a secar ao sol.
Assim que estiverem duras e sem qualquer tipo de humidade colocar num processador de cozinha e triturar até que se transformem em pó.
Acondicionar num frasco esterilizado.
Este pó pode ser misturado num copo de água e ingerido, pode ser adicionado a cremes de rosto e pode ser esfregado nas gengivas diretamente.
Nunca deixa de nos surpreender a capacidade benéfica que frutas e legumes, que consumimos quase despreocupadamente, possuem para a nossa saúde. É fundamental que voltemos a cumprir uma alimentação sustentável com base em alimentos sazonais e que procuremos obter benefícios de todas as suas partes comestíveis ou utilitárias.
Experimente, tire total partido das romãs que comprar nesta época, evite o desperdício da sua casca igualmente benéfica e adicione as suas propriedades curativas à sua farmácia natural.