Atividades Sustentáveis para Fazer Neste Outono
Apesar das temperaturas anormais que se têm feito sentir no nosso território, já estamos a percorrer os primeiros dias de uma nova estação, tradicionalmente associada ao abaixamento da temperatura, ventos frescos e aparecimento das primeiras chuvas carregadas.
Assim que estas condições se abatem por dias a fio é muito comum perdermos o ânimo dos passeios no exterior e procurarmos “refúgio” no interior de casas, comércios e centros comerciais. Hoje, inspirados pelo verdadeiro Outono que há-de vir, propomos sugestões de atividades ideais para fazer nesta altura do ano e que pretendemos motivar todos a organizar agora e a não adiar para “um possível” próximo ano.
São todas atividades dinâmicas e completamente adaptáveis à sua família e respetivas capacidades e potencialidades, e podem ser combinadas com muitas outras para criar o dia perfeito para todos os participantes.
Observar, pintar e fotografar
No Outono é absolutamente fascinante a mudança de coloração que ocorre nas folhas das árvores e arbustos um pouco por toda a parte.
Por vezes na nossa vida agitada do dia-a-dia nem damos conta do verdadeiro passar das estações e o impacto que tal produz na Natureza à nossa volta.
Neste sentido convidamos todos a parar um pouco, a observar e a desfrutar das cores quentes que emanam das copas das árvores que nos envolvem num abraço, apenas possível de observar, e sentir, nesta altura do ano.
Escolha um local com floresta, mata ou parque recheado de árvores, ou uma área com culturas que envelhecem de forma bela e icónica, como a vinha, cuja mudança de tonalidade nesta altura do ano é tão drástica quanto bela.
Se gosta de desenhar e pintar então este é um bom momento para pôr essa arte em prática e registar as formas e cores que os seus olhos estão a captar. Se, por outro lado, aprecia fotografar não perca esta estação para conservar para a posteridade “aquele” retrato ou “aquela” paisagem que anda à tanto tempo para conseguir captar.
Crie um herbário
Sucintamente um herbário é um registo documental de plantas prensadas, e desta forma secas, e dispostas numa determinada ordem que origina um estudo. Parece complexo mas garantimos que é muito simples.
Para criar um herbário apenas necessita de folhas de papel, um livro ou caderno pesado e de folhas, flores ou secções de plantas. Sugerimos que estas plantas sejam colhidas de locais públicos, sem exageros e sem danificar a restante área da colheita, e organizadas por data ou local. É quase como construir um álbum de fotografias. Provavelmente organizaria as suas fotografias por anos, datas, eventos específicos, ou ainda por membros da família. Por que não fazer o mesmo com as plantas e árvores da sua zona de residência?
É uma ótima atividade para realizar com crianças, pois para além da diversão da descoberta, possui ainda a vantagem de proporcionar uma verdadeira aprendizagem sobre o meio natural envolvente e suas características.
Saia à rua, num dia sem chuva, e recolha folhas, flores e partes de plantas, observe a zona circundante ao local, identifique a possível proveniência e divirta-se a descobrir mais sobre a planta, arbusto ou árvore, e a conservar essa lembrança nas folhas que preparou espalmando-as, durante uns dias, com o auxílio do livro pesado.
Assim que estiver seco pode identificar o seu achado com a data, local, nome e alguns dados interessantes que tiver descoberto. Sugerimos que prenda as suas plantas com washi tape para que fiquem no local predestinado e não se movam nem caiam do herbário, e que vá furando as folhas e organizando numa capa da forma que mais lhe convier.
Garantimos que esta atividade vale a pena e assegura bons momentos de diversão, aprendizagem e inúmeras memórias com família ou amigos.
Colher frutos secos
Como já apresentamos na rubrica Legumes e Frutas, este mês traz consigo as amêndoas, as avelãs, as castanhas e as nozes, todas frutas secas provenientes de árvores tradicionais portuguesas e que, em contexto rural, podem ser colhidas de forma muito simples e praticamente em qualquer lugar.
É muito comum em zonas rurais os habitantes terem árvores e não terem capacidade, tempo ou vontade, de colher os seus frutos e desfrutar dos seus benefícios. Assim hoje desafiamo-lo a questionar.
Se tem a sorte de se deslocar a uma zona rural com regularidade, ou nesta fase do ano, questione os seus conterrâneos se precisam de ajuda na apanha ou se têm alguma árvore da qual possa colher. É muito provável, para não dizer garantido, que encontrará alguém que agradecerá a sua ajuda na colheita e terá todo o gosto em dar parte, ou todo, o resultado desse trabalho.
É uma atividade muito interessante de realizar com crianças, doseado obviamente o esforço da tarefa, pois assim têm oportunidade de compreender como são na realidade os frutos quando estão na árvore, que forma e aspeto têm as suas cascas e como é possível colhê-los e abri-los para degustar o seu magnífico sabor.
De certo não esquecerão esta aventura no campo e, quem sabe, para o ano pedem para voltar e repetir.
Observar e identificar cogumelos
Este ponto foi denominado propositadamente desta forma. A inflorescência dos cogumelos é maravilhosa de observar e degustar, é certo. Contudo apenas pessoas com conhecimentos técnicos suficientes devem fazer a sua colheita, pois pode ser extremamente perigoso. Daí apenas o “observar e identificar”.
Esta atividade pode ser muito interessante para famílias que apreciam caminhar ao ar livre em contacto direto com a Natureza, pois apenas aí é possível encontrar cogumelos. Escolha um dia a seguir a um período de chuva, com zonas de floresta e sombra e vai poder observar uns quantos seguramente.
A variedade das suas cores e formas é tão grande que é absolutamente inesgotável a vontade de continuar a procurar mais. Experimente reservar um guia de identificação de cogumelos da biblioteca da sua zona de residência e convide todos a tentar identificar cada espécie encontrada.
Tenha apenas em atenção que deve preservar ao máximo o habitat onde encontra os cogumelos, para promover o aparecimento de mais. Escusado será dizer que, para além de deliciosos quando comestíveis, os cogumelos são parte integrante e fundamental dos ecossistemas e a sua presença é um bom indicativo da saúde da floresta, ou área florestada, e extremamente benéfico para a sua preservação.
Desafie a família a sair e a dar um passeio a um parque florestal. Leve consigo o guia, um bloco de notas para apontar os achados e, se for apreciador, uma máquina fotográfica. Terão sem dúvida momentos para recordar.
Quatro atividades sustentáveis distintas, eventualmente até complementares, que podem ser realizadas por todos os membros da família, cada uma à sua maneira, e um pouco por todo o país.
Escolha a sua preferida e aventure-se. Não deixe passar este Outono sem atividades ao ar livre com a Natureza como paisagem de fundo. Inspire-se com as suas cores, formas e frutos e viva ao máximo esta nova estação que nos acompanha até Dezembro.