Atividades Sustentáveis para o Inverno
O Inverno é a estação do ano talvez mais difícil para nós portugueses. Estamos habituados ao sol e ao tempo agradável, e o Inverno pode trazer longos dias frios e ventosos que condicionam o nosso organismo e estilo de vida a uma espécie de hibernação e clausura.
Mas não tem que ser assim. O clima de Inverno é de facto mais desafiador para andar no exterior, mas não é impeditivo. Apenas é necessário uma roupa adequada e reforçada em camadas.
Para motivar todos a tirar o máximo partido do Inverno, pois cada um é único e irrepetível no seu espaço temporal, partilhamos 5 atividades sustentáveis, e já agora também económicas, para realizar sozinho ou acompanhado.
De modo a incluirmos todas as situações e realidades, apresentamos propostas de exterior mas também de interior, incluindo interior de casa, pois há sempre atividades interessantes e úteis que se podem realizar nesta altura do ano de clima menos convidativo.
Apreciar as Iluminações de Natal
Por esta altura as cidades um pouco por todo o país iluminam-se para receber o espírito natalício e o novo ano engalanadas.
Tire partido desta prática, cada vez mais comum por todo o território, e planeie algumas visitas à sua cidade e às mais próximas, e desfrute das instalações especiais posicionadas nesta altura do ano.
Aproveite o eventual momento de férias pessoais e/ou escolares para levar consigo toda a família e amigos, visite os centros históricos, mercados e comércio local e crie um momento especial e memorável.
Fazer Trilhos de Natureza
Para todos os amantes da Natureza e dos seus maravilhosos ecossistemas, não é novidade que o Inverno é uma ótima estação para a sua observação.
Musgos, líquenes, cogumelos e até as mais variadas aves e mamíferos bem adequados a esta estação, mostram-se a todos os que circularem pelas zonas verdes em moderado silêncio e contemplação.
Experimente escolher um trilho de floresta, protegido dos ventos fortes da zona litoral, e desfrute dos sons da Natureza e do maravilhoso ambiente que se cria nesta época do ano.
Recomendamos que prepare um vestuário e calçado apropriado para humidade e frio, leve consigo uma bebida quente dentro de uma garrafa térmica, alguns snacks caseiros e opte por um trilho pequeno e simples de realizar, pois o clima pode mudar repentinamente e o solo pode encontrar-se lamacento e escorregadio, o que pode tornar todo o percurso demasiado complicado.
Como última nota informamos que alguns percursos fecham ao público ou alteram as horas de funcionamento no Inverno, pelo que convém pesquisar por eventuais alterações antes de se deslocar.
Visitar Museus e Exposições
Se as atividades exteriores não o convencem, mas não pretende ficar sempre em casa, a nossa sugestão passa por visitar espaços culturais.
Pode haver quem pense que museus, galerias e exposições apresentam um caráter muito formal e abrangem temas muito sérios. Mas tal está longe da verdade, existem espaços culturais para todos os gostos e de praticamente todos os assuntos.
Sugerimos que pesquise por atividades culturais na sua área de residência, inclua de tudo um pouco: museus, galerias de arte, exposições, mostras, apresentações, etc., e compreenderá que a oferta é vasta e pode agradar a toda a família.
Existem também redes que agregam atividades e criam circuitos interessantes, como é o caso dos Circuitos Ciência Viva.
Escolha as atividades que melhor se adequam a si e a quem o acompanha, para que todos se possam divertir e aprender.
Organizar e Destralhar
Para todos os apreciam ficar em casa nesta altura, propomos duas atividades necessárias para um bom funcionamento da casa durante os restantes meses do ano: a organização e o destralhe.
Uma casa organizada e que apenas possui o que é necessário torna-se muito mais simples de manter e limpar, e também mais confortável e acolhedora, pois não está desarrumada nem atafulhada.
Sugerimos que comece por uma divisão ou um armário, dependendo do tempo que tem disponível para esta tarefa, e comece por destralhar. Com este processo é pretendido que selecione o que pretende manter e separe tudo o restante para três pilhas: descartar, doar e vender. De notar que deve ser exigente consigo próprio e apenas manter tudo o que utilize ou tem valor sentimental para si, tudo o que resto deve ser separado.
Após o destralhe segue-se a organização. Organizar simplifica atribuir um espaço para cada objeto ou grupo de objetos, de forma a que saiba sempre onde colocar e encontrar as peças. Este sistema não é estanque, organizar é um processo dinâmico e que vai mudando com o tempo, acompanhando as nossas fase da vida, mas é importante ir mantendo e atualizando o método de organização para que se mantenha sempre adequado às necessidades do momento.
Acreditamos que esta é a melhor estação do ano para o fazer, pois passamos mais tempo dentro de casa e é um período do ano, genericamente, mais calmo, talvez inspirado pela Natureza hibernante.
Experimentar Novas Receitas
Passar algum tempo na cozinha a experimentar novas receitas, principalmente de forno, para quem aprecia, é simplesmente uma das melhores atividades que podemos propor.
Somos suspeitos, mas acreditamos que a época fria é o melhor momento para testar aquelas receitas que tem planeadas, pois o calor que emana dos cozinhados e do fogão e forno vai aquecer-lhe a casa e o espírito.
Sugerimos que se dedique a experimentar receitas que possa manter durante o resto do ano e que substituam alimentos que costuma comprar embalados, como por exemplo pão, bolachas, tostas, granola e até bebidas acolhedoras.
Através da experimentação consegue encontrar as receitas preferidas da família e, ao mantê-las durante os meses seguintes, poupa dinheiro e garante à sua família snacks mais saudáveis e sustentáveis.
Experimente, abra os livros de cozinha ou os seus sites preferidos, escolha umas quantas receitas e lance-se à aventura culinária!
Aqui no Blog encontra algumas sugestões para pão caseiro, bolachas e crackers, teste e adapte ao gosto da sua família.
5 sugestões sustentáveis de atividades no exterior e no interior que acreditamos podem agradar a todas as rotinas e famílias e que ajudam a desfrutar desta estação do ano particular, mas igualmente bela.
Somos da opinião que o frio não nos deve impedir de desfrutarmos o momento e de nos divertirmos e criarmos memórias que ficarão connosco para todo o sempre.
Nesta quadra tão especial abrace o espírito natalício, preencha-se com paz e serenidade e deixe esse sentimento alimentar o seu dia-a-dia em todo este Inverno, viva a época fria mais acolhedora de sempre.