Como Criamos Cidades Sustentáveis

Como Criamos Cidades Sustentáveis
Fotografia de Ignacio Brosa / Unsplash

Como imagina a sua cidade no futuro? Ou, como gostaria que a sua cidade fosse no futuro?

As respostas a estas questões podem ser tão variadas como as opiniões e objetivos de cada um. Contudo, se focarmos a pergunta para o ponto de vista da sustentabilidade, é muito provável que quando imagina a sua cidade em versão totalmente sustentável inclua áreas verdes, mudanças na mobilidade e até no próprio tecido urbano.

Na nossa visão uma cidade sustentável possui uma boa proporção de espaços verdes; meios e acessos fáceis para mobilidade ativa e atividades desportivas e de lazer exteriores; gestão de resíduos simples, efetiva e comunitária; organização de eventos comunitários e de sensibilização; e um comércio local ativo, variado e baseado na economia de proximidade e/ou circular.

Esta ideia funde vários conceitos, como a cidade de 15 minutos, em que praticamente tudo está acessível a um deslocação de 15 minutos a pé ou num meio de mobilidade ativa; a integração do âmbito desportivo, cultural e social com a sustentabilidade; e ainda a participação ativa de todos os membros da cidade em eventos de caráter interventivo.

Não consideramos esta ideia utópica, bem pelo contrário. A visão de uma cidade sustentável pode ser colocada em marcha já hoje e por cada um de nós. Eis algumas sugestões para que o possa fazer neste que é o Dia Mundial das Cidades.

Boston Commons in the Spring
Fotografia de Kelly Sikkema / Unsplash

Espaços Verdes

Acreditamos que não é possível imaginar uma cidade sustentável sem áreas verdes.

Está comprovado que a presença de parques, jardins e árvores, melhoram a saúde mental dos seus cidadãos, promovendo estados de calma, bem-estar e conexão com a Natureza, e contribuem ativamente para a redução da poluição, ruído e temperatura ambiente sentida nas grandes áreas pavimentadas, mas bem sabemos que não é simples instalar um jardim numa cidade que não foi projetada para a sua existência. No entanto existem outras possibilidades, nomeadamente a inclusão de árvores e arbustos em passeios largos, praças e ruas pedonais.

Todos podemos contribuir para esta visão de forma simples: instalando floreiras. Se reside no centro da cidade e/ou tem um comércio local, sugerimos que coloque floreiras no espaço possível, e que lhe for permitido, e que motive outros na mesma situação a fazer o mesmo.

A simples presença de plantas e flores irá contribuir para embelezar o espaço, chamar a atenção dos responsáveis locais e dar a entender o que pretendem os seus cidadãos e utilizadores. Se optar por flores melíferas estará ainda a dar um forte contributo aos fundamentais polinizadores da sua região.

Lady running in a park in London
Fotografia de Arek Adeoye / Unsplash

Mobilidade

Imaginar cidades é, por regra, imaginar prédios e trânsito, contudo essa visão forçosamente terá que ser modificada se pretendemos reduzir a poluição e o ruído, e convidar mais pessoas a morar e a visitar as nossas cidades.

Do ponto de vista urbanístico, é possível fechar ruas ao trânsito, modificar a sua utilização para reduzir o seu tráfego, melhorar os transportes coletivos e disponibilizar ciclovias em maior quantidade e com mais segurança. Estamos a caminhar nesse sentido, mas ainda estamos muito longe do ideal.

Contudo, há atitudes que tomos podemos tomar para dar um contributo positivo e ativo neste sentido: fazer uso dos transportes coletivos sempre que possível, tirar partido dos meios de mobilidade elétrica disponíveis (como trotinetes e bicicletas) e realizar as deslocações a pé ou em meios de mobilidade ativa sempre que for viável (bicicleta, trotinete, skate).

Utilizando outros meios de mobilidade, que não o veículo individual, conseguimos ter uma visão mais alargada da cidade e de possibilidades de melhoria para o futuro. Sugerimos que coloque todas as melhorias que lhe ocorrerem por escrito. Utilize os meios que a sua autarquia ou junta de freguesia tiver à disposição e apresente as suas reclamações e sugestões para o presente e para o futuro.

Fotografia de Vlad Sargu / Unsplash

Atividades Desportivas e de Lazer

Somos da opinião que os cidadãos devem fazer parte da sua cidade e a mesma deve dispor de zonas de lazer e de desporto. Com isto queremos dizer que não devia ser necessário sair da sua zona da cidade para ir a um parque infantil com a sua família ou encontrar-se com os amigos para um jogo de basquete ou xadrez.

Consideramos uma obrigação das cidades disponibilizar pontos de utilização comunitária que motivem à atividade desportiva e de lazer. E não é necessário construir mais nada, já possuímos o que precisamos na forma de associações e clubes desportivos.

São tão variados, precisam de sócios e de auxílio (de variadas formas!) para se manterem em funcionamento e podem ser uma solução. É possível abrir as associações desportivas e de lazer à comunidade com eventos e atividades com organização conjunta da junta de freguesia, câmara municipal e/ou grupo de cidadãos interessados que disponham de pessoas e recursos.

Com apoio financeiro e humano é possível manter ativas as associações do nosso país e tornar as cidades simultaneamente mais interessantes e mais completas do ponto de vista desportivo e social.

Christmas cheer
Fotografia de Ross Varrette / Unsplash

Gestão de Resíduos

O incentivo à redução efetiva de resíduos e a sua gestão efetiva é fundamental para uma cidade sustentável.

Não é simplesmente viável continuarmos a produzir resíduos como se eles desaparecessem após entrarem no caixote do lixo ou ecoponto. Os aterros têm ocupação muito limitada e as nossas capacidades nacionais de incineração, aproveitamento de biomassa, compostagem e até reciclagem estão longe do pretendido.

A resposta está na redução e cabe a cada um de nós fazer a sua parte e incentivar outros a fazerem o mesmo ou melhor.

Eliminar artigos e embalagens descartáveis e de utilização única, reduzir a compra de artigos embalados, reutilizar as embalagens de boa qualidade e compostar os resíduos orgânicos, são ações que todos nós podemos facilmente pôr em prática e que contribuem ativamente para a redução efetiva dos resíduos.

Se considera que a sua cidade tem um problema de resíduos e/ou ainda não avançou com sistemas de compostagem comunitária, entre em contacto com a câmara municipal e comunique a sua experiência e a sua opinião. Proponha, por exemplo, a realização de eventos de sensibilização ou um sistema de incentivos para motivar a população a reduzir o seu impacto no ambiente e no sistema de gestão de resíduos local.

Sneakercraze
Fotografia de Jakob Dalbjörn / Unsplash

Eventos

Os cidadãos são atraídos por eventos, por espaços de convívio e de oportunidade, portanto por que não aliar esse facto, e organizar eventos de sensibilização e participação ativa?

A organização de consultas públicas sobre variados temas é um mecanismo previsto que pode ser utilizado com muito mais frequência. Convidar os cidadãos a falar de determinados temas é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a realidade da sua cidade, conhecer pessoas com a mesma opinião e até convencer os órgãos locais das mudanças necessárias. Estes momentos podem também ser utilizados para promover ações de limpeza, reflorestação e cuidado com a cidade, numa espécie de esforço coletivo para a manutenção de uma cidade saudável e sustentável.

Encontra-se comprovado que quem cuida, motiva outros a cuidar e procura responsabilizar quem age em contrário. Precisamente o que uma cidade do futuro precisa.

Pete’s Cafe in San Francisco
Fotografia de Rahul Jain / Unsplash

Comércio Local

Todos nós adoramos uma cidade repleta de comércio e serviços locais, por uma questão de praticabilidade e funcionalidade. Ter tudo literalmente à porta de casa é um sonho para muitos e pode ser o futuro. Contudo sejamos francos, temos que os utilizar.

Por variadas razões que parecem ser diferentes dependendo da cidade, o comércio local está em ruínas, desapareceu ou transformou-se numa versão para turistas.

Cabe-nos a nós recorrer ao comércio local da nossa zona de residência, motivar outros a fazer o mesmo e incentivá-lo a melhorar e a transformar-se em prol dos cidadãos e de um futuro sustentável.

Se pretendemos cidades com comércio e serviços “à mão” mas não os utilizamos seja qual for a razão, não estamos a ser coerentes. É preciso participar ativamente do tecido da cidade para que o mesmo se mantenha forte e se desenvolva.

Se considera que a sua cidade tem pouco comércio local verdadeiramente para os cidadãos, expresse a sua opinião, aos donos desses estabelecimentos, à junta de freguesia, associação de moradores, e até autarquia. As cidades não podem ser totalmente convertidas em polos de atração turística, com bolsos claramente mais fundos do que os nossos, necessitam de ter espaços para todos, mas essa voz e opinião tem que ser ouvida para ser compreendida e valorizada.

Photo of a flower shop at the corner of the street with a wide sidewalk and people shopping flowers. It is early Spring in town. Street photography of Amsterdam city by Fons Heijnsbroek; free download urban photo, The Netherlands. This street image I share in suitable high resolution for making a nice art print or wallpaper.
Fotografia de Fons Heijnsbroek / Unsplash

Acreditamos que uma cidade sustentável faz-se com a participação ativa de todos os seus utilizadores e moradores e com a utilização de todos os recursos humanos e ferramentas à disposição.

Todos nós temos capacidades específicas: arquitetos paisagistas podem desenhar e planear uma reestruturação simples da praça local para que incorpore plantas; recolectores de lixo podem sugerir melhorias no posicionamento de contentores, pois observam em primeira mão quais os locais que não funcionam devidamente; estudantes de tráfego rodoviário podem propor uma nova reorganização de certas ruas para alcançar uma otimização e redução do trânsito, poluição e ruído.

As possibilidades são infinitas. Cabe-nos a nós participar e ser voz ativa na nossa cidade. Por um futuro sustentável, saudável e inclusivo para todos.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!