Como Cuidar de uma Árvore de Natal Natural
A montagem da árvore de Natal é, nos próximos dias, uma realidade comum às casas portuguesas e, se escolheu uma opção natural, é possível que algumas preocupações o estejam a tomar de assalto.
As árvores de Natal naturais têm um encanto que não é possível reproduzir de forma alguma com opções reutilizáveis, contudo também têm as suas necessidades que, se forem ignoradas, irão conduzir ao desmantelar antecipado da sua decoração festiva por falência do seu principal atributo.
É assim, fundamental, o cumprimento de alguns procedimentos para assegurar a saúde e longevidade da planta que escolheu para ser o centro das atenções desta época festiva. Detalhamos estes cuidados seguidamente de forma simples e prática, para que os possa aplicar facilmente e sem hesitações.
Espécie
Nunca é demais mencionar que cada planta é uma planta, ou seja, os cuidados necessários para a sua árvore de Natal natural estão totalmente dependentes da espécie que escolher.
Se a espécie for exterior será sempre preferível mantê-la num pátio, terraço ou varanda, para garantir boas condições à sua planta. Tal não quer dizer que não se mantenha, por um curto período de tempo, no interior, contudo é um risco que talvez não queira correr tendo em conta a importância deste elemento na decoração e ambiente geral.
Se a espécie for interior convém ter em consideração todas as condições de desenvolvimento ideais, nomeadamente exposição solar e rega. Se as mesmas não se adequarem ao local onde pretende posicionar a sua decoração, recomendamos que opte por outra espécie ou os resultados podem não ser positivos.
Se planear utilizar uma planta/arbusto que já possui, tenha da mesma forma em consideração a nova localização e a tipologia de planta. Se mudar uma planta habituada a bastante luz para uma zona mais sombria da casa e ainda por cima a carregar com decorações, é muito provável que a mesma se vá ressentir negativamente. O ideal será manter a planta no mesmo sítio, ou numa área de luminosidade semelhante, e escolher um exemplar já bem desenvolvido e de consistência robusta.
Localização e Vaso
Muito relacionado com o mencionado acima, contudo não menosprezável.
Mesmo que a planta que escolheu seja de exterior, deve ter em atenção qual a exposição solar ideal, pois não é toda semelhante. Mesmo dentro de um grupo de árvores/arbustos visualmente semelhantes, existem espécies que preferem sombra ou meia/sombra e outras total exposição solar. Esta particularidade é muito importante, pois a falta de luz solar direta, numa planta que necessita da mesma, conduzirá à sua rápida decadência.
Da mesma forma para plantas interiores, tenha em atenção se a espécie que escolheu tolera exposição solar direta ou não, pois se posicionar a sua árvore de Natal naquele sítio especial, mas a sua planta não o tolerar, rapidamente vai perceber que foi uma má escolha.
Também não menos importante é a questão do vaso. É fundamental que o vaso seja adequado à dimensão da planta e ao correto funcionamento e desenvolvimento a curto prazo das suas raízes. É muito comum serem comercializadas plantas para este fim, sem vaso ou com um vaso de tamanho reduzido e muito pouco adequado ao bom desenvolvimento da sua árvore. Assim, recomendamos que transplante o seu exemplar para um vaso de tamanho superior (mas não em exagero), a posicione na localização prevista e aguarde, pelo menos uma semana, sem a decorar de modo a verificar e confirmar a sua adaptação.
Decoração
Se escolheu uma árvore/arbusto natural necessita de compreender que a própria planta faz parte da decoração e, por uma questão de sobrevivência, não a deve decorar em demasia.
Deve colocar as decorações parcamente de forma a que exista espaço livre disponível e que as folhas possam realizar as suas funções naturalmente. Se não cumprir este procedimento a saúde da sua árvore ficará comprometida, pois as suas folhas não conseguem cumprir as funções de fotossíntese, e poderá ainda desenvolver pragas devido ao ambiente abafado que criou junto ao seu tronco e vaso.
Assim, sugerimos que opte por uma decoração simples e reduzida, deixando que a sua árvore seja a protagonista, ao invés da decoração. Aposte na iluminação e use-a para transformar a sua planta no foco decorativo que pretende.
Rega e Fertilização
Ao estruturar a sua árvore de Natal não se esqueça de considerar que precisa de acesso ao solo do vaso, ou ao prato de drenagem, para realizar as fundamentais regas.
Mais uma vez, as regas que terá que cumprir dependem integralmente da espécie e da localização da sua planta, mas não as pode eliminar ou a sua planta irá desfalecer rapidamente.
Se a planta que escolheu é sensível à água e tem uma família participativa, sugerimos que crie uma nota em local acessível para comunicar a todos, facilmente, se já regou a planta ou qual a data da próxima rega. Desta forma evita que os ajudantes de Pai Natal reguem em demasiada a sua árvore favorita e acabem por a deteriorar.
Relativamente à fertilização a mesma depende da proveniência da sua árvore e do período de permanência. Recomendamos que fertilize a sua árvore/arbusto assim que a trouxer do viveiro ou transplante para um vaso maior e, se for manter a sua árvore por mais de 1 mês decorada, recomendamos adicionalmente que a fertilize aproximadamente a meio desse tempo. Sugerimos fertilizante sólido no topo do solo do vaso ou fertilizante líquido misturado com a água da rega.
Pós-festa
Obviamente não podíamos não sugerir que após a época festiva, mantenha a sua árvore ou arbusto e incorpore-a na decoração natural da sua casa (respeitando, claro está, as suas condições ideais de desenvolvimento).
Contudo, como sabemos que por vezes tal não é possível, sugerimos duas opções: ofereça-a a algum ente querido ou conhecido que sabe que vai cuidar da planta corretamente, e quem sabe voltar a disponibilizada no próximo ano para fazer as delícias da sua família, ou ofereça-a a alguma instituição ou escola que possua área exterior e que sabe que vai usufruir desta nova e natural adição.
Uma outra hipótese, mas talvez mais complicada de colocar em prática, consiste em vender a sua árvore a um viveiro, ou até florista, que a aceite em segunda-mão para voltar a revender ou posicionar como decoração integral do seu espaço comercial.
Questione os seus conhecidos e comércios locais e verifique as possibilidades de aceitarem a sua árvore após a época mais brilhante do ano.
Com a aplicação destes cuidados é garantido que a sua árvore natural irá manter-se saudável e resplandecente durante todo o seu período de exposição.
Se ainda estava indeciso sobre a decisão a tomar, esperamos que estas dicas ajudem a compreender o quão simples é cuidar e manter uma árvore de Natal natural e o ajudem a tomar a decisão.
Acreditamos que assim que decorar a sua primeira árvore natural não vai mais voltar a escolher opções reutilizáveis, pois o aroma e o impacto visual e sensorial que uma árvore ou arbusto trazem à decoração festiva, é incomparável e irreproduzível.
Experimente, escolha a espécie adequada e que visualmente lhe agrada mais, cumpra as suas condições de desenvolvimento ideais e terá a quadra festiva mais emblemática de sempre.
Para mais dicas sobre Natal sem desperdício, presentes faça-você-mesmo e até menus sustentáveis, pesquise no Blog pelas palavras-chave que procura e divirta-se com as nossas dicas e sugestões. Se, por outro lado, procura presentes naturais e artesanais portugueses, não deixe de visitar a Loja Online e conhecer a gama à disposição.