Como Escolher o Champô Natural Ideal
Os champôs naturais são uma tipologia de cosmética natural especializada, uma vez que a sua formulação tem que ser adequada às necessidades dos diferentes tipos de cabelos e couros cabeludos, e bem sabemos o quão complexas podem ser.
Manter o cabelo bem cuidado é importante para a nossa autoestima, imagem estética e bem-estar geral. É uma imagem de marca. O facto de usarmos o cabelo curto, comprido, penteado ou simples, é um fator que permite que outros nos reconheçam apenas pela silhueta.
Assim, encontrar um champô adequado é fundamental para manter um cabelo saudável e a autoestima elevada. Na Murta não podíamos não ser apologistas de fórmulas naturais e preferencialmente sólidas, pela sua importância para o ambiente, contudo as suas variedades são muitas e devem adaptadas a cada caso, por isso, dedicamos esta publicação à informação, e até desmistificação, das variedades mais comuns de champôs e que se encontram disponíveis na Loja Online, assim como a partilha de dicas para que use os champôs de forma eficaz e prolongada no tempo.


Tipologias de Cabelos e Couros Cabeludos
Para entender em profundidade as necessidades do seu cabelo tem que começar por compreender em que tipologia se encontra. Se se apresenta com textura seca um pouco por todo (raiz incluída) então é um cabelo seco; se, pelo contrário, em dias de maior calor, após alguns toques ou tentativas de penteados se apresenta oleoso um pouco por todo, mas principalmente junto à raiz, é um cabelo oleoso; ou se se mantém sem oleosidade mas também não se apresenta com sensação de secura, então pode ser considerado um cabelo normal – que não pode ser enquadrado em nenhuma das duas tipologias anteriores.
A adicionar às tipologias do cabelo em si há também que considerar o couro cabeludo. Se possui caspa ou descamação, se se apresenta avermelhado ou com comichão após a utilização de algum tipo de produtos, então estamos perante um couro cabeludo sensível. Esta caraterística é extremamente especializada e deve ser tida em consideração em simultâneo com a tipologia do cabelo, pois de nada vale higienizar o cabelo corretamente, mas criar um enorme desconforto no couro cabeludo. De notar que bebés e crianças são sempre consideradas como detentoras de couro cabeludo sensível, por uma questão de proteção, da mesma forma como grávidas e lactantes também o poderão ser.
Há também que acrescentar que todos nós, em determinadas fases da vida, passamos por alterações na tipologia de cabelo e couro cabeludo, quer seja por questões hormonais, de desenvolvimento e até de stress, e é importante que as respeitemos. Lá por que sempre tivemos o cabelo oleoso, não quer dizer que não possa passar a ser seco, ou que um cabelo saudável não possa encontrar-se danificado após uma férias com exposição desproporcionada a raios ultravioleta e cloro.
Assim, é fundamental a escolha de um champô que se adeque à tipologia do cabelo, ao couro cabeludo e às suas condições atuais, pois a escolha incorreta terá sempre consequências.

Champôs para Cabelos Normais ou Todos os Tipos de Cabelos
Estes champôs são desta forma designados pois as suas formulação são simplificadas ao ponto de poderem ser utilizadas por todas as tipologias de cabelos. E sim, pode acontecer que não deixam o seu cabelo oleoso bem limpo, ou o seu cabelo seco hidratado e brilhante, pois esse não é o seu objetivo.
Estes champôs destinam-se a pessoas cujos cabelos não possuem necessidades específicas, cujo couro cabeludo não reage negativamente com facilidade às substâncias com que entra em contacto (mesmo que naturais!) e principalmente para todos os que optam por lavar o cabelo diariamente, por razões de rotina ou preferência (como compromissos desportivos ou higiene masculina), pois a sua combinação de ingredientes permite higienizar corretamente sem exagerar, ou iria conduzir ao desgaste do cabelo.
Para todos os outros casos estes champôs não são adequados, pois não irão remover em profundidade a oleosidade das raízes oleosas, nem hidratar devidamente os folículos secos e danificados.

Champôs para Cabelos Secos ou Oleosos
Tal como os nomes indicam, estes champôs são adequados a cabelos que se enquadram nas tipologias secas e oleosas.
Ambas as formulação são criadas para combater as principais caraterísticas de ambos: a oleosidade produzida em demasia pelas raízes dos cabelos oleosos e a secura que percorre todo o folículo dos cabelos secos.
A utilização destes champôs deve também ser adequada à realidade do cabelo, pois um cabelo pode ser oleoso na raiz, e normal ou até seco nas pontas, e um cabelo seco e danificado pode sê-lo maioritariamente nas pontas. Assim recomendamos que se o seu cabelo se apresenta oleoso nas raízes, lave o cabelo por todo uma vez e considere repetir novamente apenas na zona das raízes; da mesma forma para um cabelo danificado e seco nas pontas, considere repetir apenas nas zonas de maior secura e danos, como se de uma máscara se tratasse.
Aquando da experimentação de um novo champô natural, recomendamos que o utilize pelo menos durante um mês, até tecer as suas considerações, pois o couro cabeludo e os folículos demoram algum tempo a adaptarem-se à nova formulação e a revelarem os verdadeiros resultados.

Champôs para Couro Cabeludo Sensível
Como já abordamos anteriormente, um couro cabeludo sensível consiste num couro cabeludo que se apresenta vermelho, com cascas, caspa ou descamação e/ou que dá origem a comichão. Nenhuma destas situações é agradável, mas, por regra, apenas significam que está a utilizar o champô errado.
Os champôs especializados para couro cabeludo sensível são elaborados a partir de ingredientes não alergénicos nem reativos, o que os torna totalmente seguros para utilizar por quem apresenta mais sensibilidade, incluindo em alguns casos, bebés e crianças. De notar que nestes casos essa informação deve ser apresentada de forma bem visível no rótulo do produto. Senão o for, não utilizar em bebés e crianças até aos 3 anos de idade.
Estes champôs irão permitir uma lavagem correta do cabelo mantendo o couro cabeludo estável, o que será sempre progressivo, não espere mudanças de um dia para o outro. Talvez necessite de aguardar algumas semanas a um mês até conseguir observar verdadeiros resultados positivos, ao passo que, se o champô não for adequado os resultados serão notórios rapidamente, pois se o couro cabeludo reagir aos compostos ocorrerá praticamente no imediato ou nos dias a seguir à utilização.
Se os sintomas com o seu couro cabeludo persistirem após a experimentação de vários tipos de champôs, ou até piorarem, consulte um especialista em dermatologia, pois poderá existir necessidade de um tratamento específico.

Dicas para uma Utilização Eficaz e Duradoura
Para que a utilização dos champôs sólidos naturais seja a mais eficaz e mais prolongada no tempo possível, partilhamos algumas dicas aprendidas com a comercialização e com a utilização destes cosméticos à vários anos:
- Lavar o cabelo apenas quando o mesmo se apresenta com oleosidade ou sujidade. Esta dica é particularmente importante para cabelos secos ou oleosos e até com formatos ondulados e afro, devido às suas particularidades de manipulação, quanto menos contacto melhor.
- Se está a começar a utilizar champôs naturais, introduza-os alternadamente com os industrializados, pois o cabelo e o próprio couro cabeludo necessitam de tempo para se adaptarem à nova formulação e uma alternância permite um adaptação progressiva.
- Remova o champô da saboneteira após o duche e coloque-o numa superfície seca até que seque completamente. Se verificar que a sua casa de banho é demasiado húmida e não permite que o champô seque totalmente, coloque o champô a secar noutra divisão. Após secagem, guarde na embalagem original, num porta-sabonetes ou caixa de cortiça secos até à próxima lavagem. Se precisar de transportar o champô após utilização, seque-o com a toalha, transporte-o embrulhado em tecido ou material impermeável (como cortiça ou metal) e, o mais rapidamente possível, deixe-o a secar ao ar completamente. Se o champô se mantiver em ambiente húmido por período prolongado irá degradar-se rapidamente e poderá desenvolver bolor.

Esperamos que a partilha destas informações, sobre as tipologias de champôs e suas caraterísticas relacionadas, assim como destas dicas de utilização, o façam considerar experimentar este tipo de cosmético.
O nosso cabelo, como imagem de marca e fator fundamental para o nosso bem-estar geral, merece um cuidado natural e adequado às suas necessidades.
Visite a Loja Online e conheça ao detalhe a gama que colocamos à disposição, toda ela portuguesa, artesanal e com versões vegan e biológicas.
Incorpore mais este cuidado no seu dia-a-dia e siga connosco em direção a uma rotina de higiene saudável e sustentável, com zero químicos e zero poluição.