Como Poupar Dinheiro e o Ambiente a Jardinar
Uma das preocupações de um jardineiro, iniciante ou já acostumado, é o custo da iniciação ou manutenção de um jardim/horta. Mas na verdade não são necessários fundos sem fim, pelo contrário, se tiver a sorte de ter um espaço para jardinar e cultivar esta pode ser uma oportunidade para se iniciar num estilo de vida ainda mais sustentável, cultivar alguns dos alimentos que consome, e assim, poupar dinheiro.
Neste sentido partilhamos as dicas da designer de jardins Elizabeth Waddington.
Observar o que já existe
Compreender a exposição solar, o vento, a disponibilidade de água, o solo e as plantas já existentes. Todos estes fatores devem contribuir para planear e escolher as plantas certas para cada espaço, minimizando assim erros e perdas maiores no futuro.
Criar com o que já existe
Usar os restos de comida para criar composto ao invés de o comprar. Demorará o seu tempo, mas quanto mais depressa começar, mais depressa irá poupar.
Não remexer o solo para plantar, ao invés, estender um cartão sobre o solo existente, colocar sobre ele nova matéria-orgânica e plantar diretamente.
Procurar na área de residência por soluções gratuitas que auxiliem na criação e manutenção do jardim/horta como sejam: empresas florestais ou serrações que possam dispensar os restos de madeira não tratada em cascas, ideais para proteger as culturas de pragas, ou parques e zoos que possam estar interessados em fornecer algum estrume.
Planear a disponibilidade de água
Recolher a água das chuvas que escorre de telhados é uma dica ecológica e económica. Tentar reter a água no solo usando valas ou criando charcos também pode consistir numa boa solução dependendo das características do espaço.
Em varandas e terraços recomenda-se o cultivo em vasos, floreiras e camas com sistema de poupança de água ou pratos para recolher os eventuais excessos. Uma dica muito prática consiste ainda em recolher toda a água desperdiçada enquanto “espera” que a água aqueça nas variadas tarefas diárias e toda a água usada para lavar frutas e vegetais. Para pequenas plantações com esta recolha diária facilmente obtém toda a água necessária.
Escolher as plantas com cuidado
A escolha de plantas corretas para as características do espaço e da sua família é meio caminho andado para que seja bem sucedido. Plantar primeiramente o que os membros da sua casa consomem (e se adequa às condições do terreno) dando prioridade a plantas perenes sempre que possível. Estas apresentam um ciclo de vida longo e estão perfeitamente adaptadas, pelo que não será necessário voltar a plantá-las com regularidade e é sempre possível contar com a sua contribuição.
Recuperar, reutilizar, reaproveitar, reparar e reciclar
Cinco novos R´s que permitirão jardinar poupando dinheiro e o ambiente. Criar vasos para semear a partir de garrafas, latas, rolos de papel; aproveitar móveis antigos para criar camas de cultivo; reutilizar materiais sem aparente utilidade em casa para criar estruturas de jardim para plantar ou disponibilizar água para animais selvagens.
A criatividade e a imaginação não têm limites e podem criar praticamente tudo.
Aprender novos conhecimentos e fazer-você-mesmo
Para que o jardim/horta seja bem sucedida é necessário preparar-se para aprender novos conhecimentos como sejam semear e dividir plantas. Quanto mais conhecimentos e técnicas aprender, e colocar em prática, mais produtivo será o seu espaço e mais dinheiro conseguirá poupar.
Entrar na comunidade
Não tem que fazer nem aprender tudo sozinho. A comunidade de jardineiros amadores é gigantesca e terá todo o gosto em auxiliar para que não cometa erros que muitos já cometeram antes. Por isso envolva-se, questione, aprenda e partilhe também. Procure na sua zona se existe algum local onde possa trocar sementes (pois é normal que sobrem) e assim alargar a sua variedade e biodiversidade, ótimas para o ambiente e para a sua carteira.
7 dicas para poupar enquanto aprende a criar ou a manter o seu jardim e horta que comprovam que para jardinar não é necessário um grande investimento, apenas tempo e dedicação. Esperamos que vos tenham motivado para iniciar plantações ainda este Verão em preparação para as estações que se aproximam.
Bons cultivos!