Como Ser Vegan e Sustentável

Como Ser Vegan e Sustentável
Fotografia de Ансплэш Степана / Unsplash

Ontem, dia 1 de Novembro, assinalou-se o Dia Mundial do Veganismo. Data criada em 1944 pela então presidente da The Vegan Society UK como comemoração pelo 50.º aniversário da terminologia vegan.

De acordo com a mesma entidade, “o veganismo é um modo de vida que visa excluir, … todas as formas de exploração e crueldade contra os animais e (que) promove o desenvolvimento e uso de alternativas para o benefício dos animais, humanos e do meio ambiente.”

De forma simples é possível resumir que um estilo de vida vegan pressupõe que não são consumidos, utilizados, nem apoiados nenhum tipo de artigo, produto ou serviço que dependa da utilização de quaisquer animais para a sua existência.

Este estilo de vida é em grande medida mais sustentável do que o “entendido como tradicional” por variadas razões, contudo pode, quando não planeado, acarretar uma pegada ecológica não tão leve quanto possa parecer. Hoje assinalamos esta data simbólica e partilhamos algumas dicas para auxiliar a cumprir um dia-a-dia vegano e sustentável em todas as suas vertentes.

Fotografia de Victoria Shes / Unsplash

Alimentação

Ao excluírem da sua alimentação quaisquer produtos de origem animal, os veganos não consomem nenhum tipo de carne, peixe, marisco, ovos, laticínios e derivados, nem quaisquer suplementos alimentares que possuam na sua constituição subprodutos animais, como a gelatina.

Desta forma recorrem a outros tipos de alimentos para criar o equilíbrio nutricional necessário ao bom funcionamento do organismo. Contudo, não tão raras vezes, os seus planos de refeições são complementados com alimentos processados como os pré-preparados vegan, o tofu, a soja, o seitan ou o tempeh. Todos eles com uma considerável pegada ecológica. Eis as nossas dicas sustentáveis:

  • planear as refeições de modo a incluir o máximo de variedade de alimentos, evitando a sua repetição durante a semana, principalmente de ingredientes como os mencionados acima.
  • preferir alimentos frescos a granel, de espécies em época, de produção nacional e idealmente biológica, e com eles e mais alguns secos básicos (arroz, farinha, natas vegetais, leguminosas, etc.), temperos e especiarias, criar refeições nutritivas e deliciosas.
  • optar por comprar os alimentos secos em grandes quantidades ou a granel, para reduzir embalagens, e sempre que possível optar por origem biológica.
  • cozinhar as refeições do zero, ao invés de adquirir os pré-preparados alimentares vegan, que apenas devem ser utilizados como solução de último recurso.
  • pesquisar e aprender sempre mais sobre as necessidades nutricionais em cada fase da vida (criança, jovem, mulher, mulher grávida e lactante, mulher na menopausa, homem, homem na andropausa, eventuais doenças que possam existir, etc.). Na dúvida procurar acompanhamento de especialistas em nutrição e saúde.

Fotografia de Micah Tindell / Unsplash

Vestuário, Calçado e Acessórios

Ser vegano implica abdicar de comprar e usar quaisquer produtos de moda provenientes de animais, como a lã, a seda, a pele, as penas ou o couro.

No mercado existem cada vez mais opções e fabricantes que realizam as devidas substituições destes materiais e evidenciam isso mesmo no produto final, contudo e mesmo assim, essa compra pode continuar a não ser sustentável.

Sempre que pretender realizar uma compra vegan deve:

  • compreender se verdadeiramente necessita do artigo que pretende comprar ou é apenas um impulso. Um estilo de vida sustentável baseia-se numa rotina em que se compra apenas o que se necessita ou vai seguramente necessitar.
  • verificar os componentes adicionados às peças em substituição da remoção dos artigos animais, não raramente as trocas são realizadas por artigos com materiais derivados do plástico como o teflon, o nylon ou o rayon.
  • verificar se o artigo que pretende, nas condições que pretende, pode ser comprado em segunda-mão, de modo a evitar a utilização de matéria-prima e recursos para criar o que já existe.
  • optar, sempre que possível, por um fabricante nacional e artesanal ou com práticas industriais sustentáveis amplamente documentadas.

 eucalyptus essential oils in a glass bottle with green leaf on white background
Fotografia de Towfiqu barbhuiya / Unsplash

Cosméticos e Limpeza da Casa

Um estilo de vida vegan pressupõe, também, que não sejam adquiridos nem utilizados nenhum tipo de cosmético ou produto de limpeza que para ser aprovado realizou testes em animais. Juntando o vegan ao sustentável é possível ir ainda mais longe.

Sempre que pretender comprar cosméticos ou artigos de higiene deve:

  • preferir produtos elaborados a partir de ingredientes maioritariamente vegetais e naturais, como sejam os óleos e manteigas vegetais, os óleos essenciais, etc.
  • optar por substâncias naturais para a limpeza da casa como sejam o bicarbonato de sódio, o ácido cítrico, o percarborato de sódio e o vinagre.
  • ler integralmente os rótulos de todos os produtos e, senão compreender algum ingrediente ou simbologia, não comprar.
  • preferir produtores nacionais com processo artesanal ou comprovadamente sustentável.

party fans raised their hands
Fotografia de Anthony DELANOIX / Unsplash

Cultura e Entretenimento

Para os veganos apoiar ou assistir a qualquer forma de lazer que faça uso de outras espécies animais (como os circos com animais, as touradas e as corridas de cães ou cavalos), visitar ou suportar lugares como jardins zoológicos ou oceanários/aquários que restringem a liberdade dos animais, está fora de questão. Contudo a cultura é muito vasta e pode acarretar uma grande pegada ecológica, eis algumas dicas para a evitar:

  • planear devidamente todos os eventos a que pretende assistir e pesquisar atentamente quais as condições do local. Levar material reutilizável suficiente para toda a família e para o tempo que pretende ocupar (garrafas ou copos, guardanapos, palhas, talheres, etc.), de forma a evitar a necessidade de utilização de material descartável.
  • conhecer com antecedência os organizadores e patrocinadores do evento em questão e se estão, ou não, associados a práticas insustentáveis. Um estilo de vida sustentável pressupõe estarmos continuamente cientes do impacto de todos no futuro, sendo fundamental não apoiar, eventos patrocinados ou organizados por empresas com responsabilidade negativa acrescida.
  • participar ativamente de todos os eventos. Se verificar alguma situação ou prática menos respeitadora do meio ambiente, não perca a oportunidade de aceder aos meios disponíveis e propor soluções.

from animal with love
Fotografia de Vadim Fomenok / Unsplash

Mudar está ao alcance de todos. Mesmo que não pretenda aderir 100% a um estilo de vida vegan, por quaisquer que sejam as suas razões pessoais, não deixe de adotar algumas das práticas que partilhamos aqui, pois são alcançáveis por todos.

Um estilo de vida com uma alimentação vegetal, com produtos naturais, seguros para humanos e ambiente, menos consumismo e mais preocupação com as empresas e projetos que apoiamos, é fundamental para um futuro sustentável para todos. Junte-se a nós neste caminho.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!