Conheça as Certificações Sustentáveis para Hotelaria
Hoje assinala-se o Dia Mundial do Turismo, uma data criada pela Organização Mundial do Turismo com o objetivo de aumentar a consciência sobre o papel deste setor económico e o seu impacto nos valores sociais, culturais e políticos de todo o mundo.
A sustentabilidade é mais do que uma tendência, é uma necessidade, e o setor do turismo está ciente deste mesmo facto e os seus hóspedes também. Neste sentido entidades independentes criaram certificações sustentáveis às quais as unidades e cadeias hoteleiras se podem candidatar e conseguir um galardão identificativo do cumprimento de variados pressupostos de sustentabilidade.
Hoje partilhamos algumas das principais certificações sustentáveis para hotelaria para que, na sua próxima viagem, possa introduzir como fator diferenciador de escolha e compreender o seu significado.
Travelife
Programa internacional de certificação aprovado pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (do original Global Sustainable Tourism Council) adequado a todo o tipo de unidades hoteleiras, desde as micro – como por exemplo um apartamento mobilado - até às grande cadeias, e que requer o cumprimento de requisitos em três principais áreas: ambiente, pessoas e comunidades.
Para que as unidades hoteleiras se possam candidatar a este certificado devem garantir que o seu estabelecimento: monitoriza e minimiza os seus impactos ambientais nas áreas da energia, água, resíduos, substâncias perigosas e biodiversidade; respeita os direitos humanos, as normas laborais e trata os seus trabalhadores com justiça; suporta a comunidade local, informando os hóspedes das práticas corretas para a proteção cultural e social e de como pode contribuir ativamente.
Esta certificação é garantida através de uma auditoria independente.
EarthCheck
Grupo líder mundial de consultadoria, formação e certificação para viagens e turismo sustentável. Em funcionamento desde 1987 são incontáveis os projetos hoteleiros e até governamentais em que já participaram.
A EarthCheck possui um programa de certificação alargado sendo possível certificar programas de turismo, hotéis, destinos, entidades de governação, projetos de design, parques terrestres e marinhos e eventos.
Os processos de certificação têm uma duração diferenciada, dependendo do projeto em questão, e durante todo o caminho os interessados são acompanhados por técnicos especializados e o certificado obtido através de uma auditoria independente e imparcial.
Green Tourism Active
É um organização sem fins lucrativos cujo processo de certificação sustentável de unidades hoteleiras e operadores turísticos se encontra reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC)
O seu processo de certificação possui níveis de cumprimento que vão sendo avaliados e controlados para garantir a fiabilidade das informações submetidas e a legitimidade de cada certificado. Todo o programa de certificação é submetido a controlo e validação por técnicos especializados, de acordo com os procedimentos obrigatórios criados pela GSTC.
Green Leaders do Tripadvisor
Para todos os que costumam procurar por propriedades na plataforma online Tripadvisor eis uma certificação informal que pode contribuir para a escolha.
O programa Green Leaders é uma lista de unidades hoteleiras que se comprometem em adotar práticas ambientais variadas, como sejam a poupança de energia e água, o correto tratamento de todos os resíduos, a criação de ementas 100% biológicas ou locais, a disponibilidade de carregamento elétrico de veículos, etc.
De notar que este programa, apesar de possuir parceiros creditados a acompanhar o processo, não emite uma certificação formal, apenas destaca as unidades hoteleiras que afirmam aplicar estas práticas no dia-a-dia e mantém um controlo informal sobre as mesmas, para que a informação veiculada seja verdadeira.
Quatro certificações de sustentabilidade para unidades hoteleiras e operadores turísticos com requisitos e formalidades distintos, contudo todas importantes para o futuro deste setor e para a redução do seu enorme impacto ambiental.
Se estiver a planear a próxima viagem, esperamos que conhecer estas certificações e as respetivas entidades certificadas, o motive e ajude a escolher um hotel ou operador turístico sensibilizado com a matéria da sustentabilidade, que adere, voluntariamente, a estes programas e que contribui assim para um futuro mais sustentável.