Conservar e Preservar Alimentos de Agosto

Conservar e Preservar Alimentos de Agosto
Fotografia de Kaffee Meister / Unsplash

Com Agosto na sua última semana, despedimo-nos de alguns legumes e frutas que entram agora em escassez natural. É o caso da cebola, da amora e do morango.

Assim, e para o motivar a tirar o máximo partido das últimas unidades destes alimentos, partilhamos dicas de conservação e algumas receitas que permitirão prolongar a sua utilização até à próxima colheita.

Aproveite as últimas produções destes alimentos e não deixe escapar bons negócios para comprar em quantidade e preservar todos os nutrientes na época de maior frescura destes legumes e frutas.

Fotografia de Joanna Stołowicz / Unsplash

Cebola

Tradicionalmente despedimo-nos das cebolas até ao próximo Março, no qual regressam em força com o vigor da Primavera.

Contudo, como esta é uma raiz tão importante na nossa cozinha, convém compreender como a conservar de forma apropriada para não desperdiçar nenhum exemplar.

Aquando da compra devem ser escolhidas as cebolas com uma estrutura firme, sem buracos, sem sinal de apodrecimento, nem descascamento muito avançado das camadas exteriores.

Quando inteiras, devem ser conservadas em local fresco, seco e afastado da luz solar, como por exemplo uma garagem, cave ou arrumo interior. Desta forma conservar-se-ão até 3 meses ou mais.

Lots of spice jars with selfmade labels
Fotografia de Luba Ertel / Unsplash

Senão tiver um espaço com estas condições, no qual a inexistência de humidade é fundamental, recomenda-se que pique as cebolas e as congele em porções individuais, já prontas para utilização.

Congeladas conservar-se-ão por 6 meses. Tenha apenas em consideração que os sacos ou recipientes que utilizar, à exceção do vidro, ficarão inutilizados, pois o cheiro a cebola irá entranhar-se no material. Sugerimos por isso a utilização de cuvetes antigas ou sacos de plástico posteriormente reutilizáveis para o mesmo fim.

Uma outra forma de conservar as cebolas que permite uma validade ainda maior, consiste na secagem/desidratação.

Ao cortar as cebolas aos pedaços pequenos, com casca incluída, desidratá-los no forno a baixa temperatura ou no desidratador e picá-los no processador de alimentos, criará um pó de cebola com validade de 12 meses, que pode servir como condimento para qualquer cozinhado.

Adicionalmente, se se sentir motivado a experimentar algo diferente e inusitado pode sempre experimentar conservar as cebolas que tiver a mais numa espécie de picle. Anteriormente já sugerimos um picle delicioso de cebola com groselha.

Fotografia de Alexandra / Unsplash

Amoras e Morangos

Estas frutas apesar de diferentes têm características comuns, nomeadamente a rápida degradabilidade, principalmente por manuseio indevido e desenvolvimento de fungos.

Ambos os frutos devem ser colhidos ou comprados maduros e sem evidências de degradação, devem ser consumidos quanto antes e podem ser, temporariamente, conservados no frigorífico, contudo apenas permanecerão comestíveis por apenas alguns dias.

Uma das sugestões de conservação simples aplicável a ambas as frutas consiste na congelação direta.

Para tal é muito importante que as frutas sejam lavadas e devidamente secas, pois a permanência de humidade irá criar fungos e apodrecer a fruta, mesmo no congelador. A secagem pode ser feita à mão com cuidado, ou à temperatura ambiente, aproveitando os dias quentes.

Após secas as frutas devem ser dispostas num tabuleiro ou recipiente, fisicamente afastadas, e colocadas no congelador. Assim que congeladas, podem ser removidas do recipiente/tabuleiro, colocadas num saco de congelação e utilizadas à medida da necessidade, pois manter-se-ão separadas.

Fotografia de Bolcereales

Esta fruta congelada mantêm-se ideal para consumir em sumos, criar doces ou introduzir em sobremesas, contudo para comer diretamente, como fruta fresca não se recomendam, pois perderão o crocante ao descongelar.

Adicionalmente é ainda possível pré-preparar purés destas frutas e congelar em sacos, recipientes ou até cuvetes.

Basta lavar, secar moderadamente e triturar as frutas num liquidificador. Ao puré criado não se recomenda adicionar mais nenhum ingrediente, à exceção de algumas gotas de limão para auxiliar a conservar.

Estes purés podem assim ser triturados com gelo para criar granizados, ideais para dias de calor, bebidos diretamente após descongelarem ligeiramente e adicionada um pouco de água ou sumo de fruta natural, ou ainda introduzidos em preparações como papas de aveia, pudins de chia, tartes e gelados.

Fotografia de Hoje para Jantar

Se encontrar bons negócios de quantidades destas frutas que já não se encontram em bom estado para comer diretamente, não os deixe escapar, pois mesmo os frutos machucados são nutritivos.

Basta remover as partes machucadas, lavar bem e utilizar quanto antes, para que não se degradem para além do ponto de utilização.

Inspire-se com as nossas compotas de morango com e sem lume, gelado de amora, gelado de morango e hibisco, e até licor de amora.

Experimente, desfrute ou ofereça, da fruta portuguesa e sazonal no seu melhor.

Strawberry Smoothie Bowl with dried fruits on top & sprouted buckwheat
Fotografia de Karolin Baitinger / Unsplash

Dicas e receitas para conservação dos legumes e frutas que entram em escassez a partir deste mês.

Tire partido destas ideias e escolha a forma de preservação destes alimentos que mais se adequa à sua família e consumo, e garanta que os seus nutrientes e qualidades duram até à próxima colheita.

A alimentação sustentável baseada em ingredientes sazonais e nacionais pode parece irrealista no mundo em que vivemos, mas é possível alcançá-la de forma simples. Com algum planeamento e organização é possível desfrutar de alimentos produzidos cá, preferencialmente em modo biológico, durante todo o ano.

Experimente. Os alimentos em época disponibilizarão à sua família mais nutrientes e momentos de degustação de um sabor incomparável, a sua pegada ecológica reduz e o ambiente agradece.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!