Cozinhar com Alimentos de Agosto
Um dos alimentos novidade deste mês de Agosto, e de curta época de colheita, consiste na alfarroba.
A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, uma árvore de origem mediterrânica e árabe, cultivada em abundância no nosso país, principalmente na região algarvia. Esta árvore produz vagens com sementes, as alfarrobas, que possuem um sabor adocicado e muito aproximado ao chocolate, constituindo-se assim na escolha mais sustentável para a sua substituição na alimentação.
Adicionalmente estas sementes possuem outras vantagens a nível de saúde comparativamente ao chocolate, nomeadamente: são menos calóricas, pois possuem baixo teor em gordura, e não contêm estimulantes. Para além destas vantagens as alfarrobas são fonte de fibra, ferro, vitamina B6 e ácido fólico, riboflavina, potássio e cálcio, que lhe atribuem propriedades anti-inflamatórias e auxiliares no controlo do colesterol, diabetes, fadiga e envelhecimento precoce.
Apesar de todas estas vantagens e da produção existente em Portugal, esta fruta é ainda pouco consumida no restante território português, à exceção do Algarve onde é comummente incorporada em padaria e pastelaria.
Assim, este mês decidimos dedicar-nos na totalidade a esta fruta e partilhar 4 receitas totalmente distintas para exemplificar o quão ampla a utilização destas sementes pode ser e motivar todos a experimentar.
Propomos receitas práticas e diversificadas: uma bebida nutritiva que pode facilmente consistir num pequeno-almoço simplificado ou lanche saudável, um pão saboroso que não necessita de levedar muito tempo, umas papas de aveia deliciosas para um pequeno-almoço ou lanche familiar perfeito para levar, e uns brownies tão convidativos e saborosos que ninguém se vai lembrar que não são de chocolate!
Smoothie
Como o sabor da alfarroba é muito semelhante ao do chocolate a sua farinha pode ser adicionada a preparações em substituição direta do cacau em pó.
A nossa sugestão inspirada na plataforma Crescer Feliz é ideal para toda a família e até para festas e convívios, pois é muito simples e saudável.
Numa liquidificadora juntar: 3 bananas maduras, 2 chávenas de bebida vegetal à escolha ou caseira, ¼ de chávena de alfarroba em pó (também comercializada como farinha de alfarroba) e 1 colher de chá de linhaça moída ou sementes de linhaça esmagadas no almofariz.
Triturar, verificar a textura e o sabor. Se verificar que a textura se encontra muito espessa juntar mais bebida vegetal; se considerar que se encontra pouco doce, juntar um pouco de mel, ou xarope de agave para uma versão vegan.
Adicionar gelo e voltar a triturar, ou refrigerar antes de servir. Serve 2 copos bem cheios de smoothie.
Papas de Aveia
Para todos os apreciadores de pequenos-almoços ou lanches de colher ou para levar esta proposta vai deixar todos rendidos, pela sua simplicidade e potencial personalizável.
Para um melhor sabor recomendamos que estas papas sejam feitas ao lume. É muito simples e demora aproximadamente 5 minutos.
Num tacho juntar: 1 chávena de flocos de aveia, 1 colher de sopa de alfarroba e 1 chávena de bebida vegetal a gosto ou água. Assim que o líquido aquecer, juntar 1 colher de chá de mel e 1 pitada de sal.
Assim que o preparado ferver, desligar e mexer continuamente e com calma, de modo a que não cole ao fundo. Assim que o preparado formar uma papa, ou seja o líquido esteja tenha sido todo absorvido pela aveia, retirar. Servir com coco ralado, fruta às fatias e/ou linhaça moída.
Se apreciar as suas papas de aveia mais líquidas acrescente um pouco mais de bebida vegetal; se pretender um preparado vegan substituir o mel por xarope de tâmara ou agave. Para refrigerar: separar em pequenos recipientes, deixar arrefecer e conservar no frigorífico até 4 dias. Também são ótimas consumidas frescas.
Pão
Muitos são aqueles que nunca experimentaram fazer pão, pois consideram que demora muito tempo, pois nem todas as receitas envolvem um levedar demorado, e a nossa proposta sem glúten é uma delas.
Numa taça misturar: 150g de farinha de aveia, 100g de farinha de amêndoa, 50g de farinha de alfarroba, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de canela. Misturar.
Juntar 1 ovo inteiro, 1 colher de chá de sal, 200ml de água, 1 colher de sopa de mel (ou xarope de agave ou tâmara) e 3 colheres de sopa de azeite.
Misturar bem todos os ingredientes, até que se forme uma massa homogénea, e deixar repousar enquanto o forno aquece.
Untar uma forma de pão com azeite e farinha e aveia e verter a massa. Cozer a 180ºC sem ventoinha aproximadamente por 50 minutos, ou até que um aplito espetado no centro saia seco.
Servir já arrefecido com os acompanhamentos da sua preferência ou simples.
Brownies
Com o seu sabor achocolatado não tínhamos como não propor um dos doces mais achocolatados e que agrada a praticamente toda a gente, mas desta feita, com alfarroba.
O procedimento é tão simples que é praticamente impossível não se sentir tentado a experimentar.
Forrar uma assadeira com papel vegetal e untar com um fio de azeite.
Numa taça misturar todos os ingredientes: 3 ovos, ½ chávena de alfarroba em pó, 1 chávena de farinha de trigo integral ou de arroz, 2 colheres de sopa de fermento, 1 chávena de bebida vegetal a gosto, 1 colher de chá de extrato de baunilha, ½ chávena de açúcar mascavado, demerara ou coco e ½ chávena de frutos secos picados a gosto (sugerimos castanhas, nozes ou amêndoas portuguesas).
Cozer ligeiramente no forno pré-aquecido nos 180ºC durante 20 minutos.
Retirar quando o topo do bolo se encontrar consistente e cozido, pois o interior deve permanecer parcialmente húmido. Servir cortado às fatias pequenas, simples, com coco ralado, fruta ou uma bola de gelado caseiro. São perfeitos para terminar uma refeição a combinar com o café.
4 receitas distintas, simples, saborosas e que substituem o chocolate pela sua opção mais sustentável e saudável portuguesa: a alfarroba.
Esperamos verdadeiramente que experimente e que se renda a esta fruta sazonal e deliciosa.
Se encontrar à venda as próprias bagas, saiba que pode remover as sementes do interior, torrá-las ligeiramente (na frigideira ou no forno) e triturá-las, para fazer o seu próprio pó de alfarroba.
Acreditamos que assim que experimentar este ingrediente multifacetado não vai mais querer recorrer ao chocolate industrializado e proveniente de países cuja força e condições de trabalho é largamente questionável, assim como a desertificação que ocasionam as suas plantações extensivas que apenas têm como objetivo o lucro desmedido, ignorando a importância dos ecossistemas variados para a conservação da Natureza como um todo.
Para mais sugestões de receitas com alimentos sazonais visite o tema Faça-você-mesmo do Blog e deixe-se inspirar.