Cozinhar Sem Desperdício em Janeiro

Cozinhar Sem Desperdício em Janeiro
Fotografia de Priscilla Du Preez / Unsplash

Um novo ano chegou e traz consigo antigos e bons hábitos.

É o caso da rubrica contra o desperdício alimentar que iniciamos no ano passado e que iremos manter neste ano.

Assim neste mês propomos 4 sugestões para aproveitar cascas de alimentos que normalmente são descartadas, nomeadamente de amêndoa, banana, limão e tangerina.

Cascas de amêndoas

As amêndoas compradas a granel e com casca são mais naturais, sustentáveis (pois não sofreram qualquer tipo de processamento), saborosas e económicas.

Tudo ótimas razões para as preferir em vez das sem casca compradas embaladas em pequenas quantidades, contudo adicionamos mais uma: aquecimento.

A casca de amêndoa possui alto valor calorífico, baixo teor de cinzas e elementos nocivos e pode assim, de forma eficiente e segura, ser utilizada em substituição das pellets para aquecimento.

Fotografia de Giorgio Trovato / Unsplash

Casca de banana

A casca de banana é rica em nutrientes e pode ser consumida por isso propomos que experimentar confecionar pão de casca de banana.

Eis como: no liquidificador triturar a casca de uma banana com 1/2 chávena de bebida vegetal à escolha, até que se transforme numa massa homogénea.

Numa taça misturar 1 colher de chá de levedura desidratada, uma colher de chá de farinha de aveia e duas colheres de sopa de água morna. Deixar repousar 5 minutos antes de juntar a esse preparado de levedura: a massa de casca de banana, 1 chávena de farinha de aveia, 1 colher de sobremesa de azeite e uma pitada de noz-moscada e canela.

Amassar bem, a massa deve ficar lisa e maleável e pode ser necessário mais farinha ou bebida vegetal, e deixar a levedar cerca de uma hora, ou até duplicar de volume.

Cozer o pão no forno aquecido a 180ºC, num tabuleiro forrado com papel vegetal por cerca de 45 minutos (ou até o palito sair seco).

👍
Conheça também a receita de panquecas com casca de banana já partilhada anteriormente.

Homemade citrus peel & vinegar multi-purpose cleaner
Fotografia de Precious Plastic Melbourne / Unsplash

Casca de limão

A polpa do limão em si é rica em vitamina C e antioxidantes e tem uma enorme variedade de usos, mas é na casca que a grande maioria dos nutrientes se encontram. Assim sugerimos que sempre que utilizar a polpa do limão, remova antes a sua casca.

Estas cascas podem ser usadas para aromatizar bebidas quentes ou frias, doces, vinagre e detergentes líquidos de limpeza, e não necessita de ser utilizado no momento, pode colocar numa saca ou cuvete de gelo com um pouco de água e congelar.

Fotografia de Stephanie Harvey / Unsplash

Casca de tangerina

Na medicina tradicional chinesa, a casca de tangerina é usada para ajudar no processo de digestão, equilibrar a taxa de açúcar no sangue, desintoxicar o fígado e aliviar o stresse.

A sua utilização mais recorrente é o chá de casca de tangerina que pode ser feito com cascas secas ao sol e infundidas em água quente. Para consumir quente ou frio, com ou sem adoçante.

Da mesma forma que o limão, as cascas de tangerina podem ser congeladas frescas e utilizadas sempre que pretendido.

👍
Também sobre a utilização de cascas de citrinos conheça também a solução natural para cuidar das suas plantas, já publicada anteriormente.

4 ideias para que não sejam desperdiçadas partes de alimentos que são comestíveis ou úteis para o dia-a-dia e para a saúde. Esperamos que tenha ficado tão tentado a experimentar como nós.

Junte-se a nós para uma rotina sem desperdício!

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!