Crie uma Decoração de Halloween Sustentável e Económica

Crie uma Decoração de Halloween Sustentável e Económica
Fotografia de Bee Felten Leidel. Tradução: "A bruxa está em casa".

No próximo dia 31 de Outubro assinala-se o Dia das Bruxas, ou como mais frequentemente é denominado, o Halloween, uma celebração cujas verdadeiras raízes ainda não são concordantes e que se confundem com a realidade, mas que pretende celebrar os que já partiram. Há quem acredite que neste dia seres pertencentes a espaços imaginários e com poderes questionáveis se revelam e partilham o mundo terreno connosco.

Esta tradição de convivência com os mortos e “seres de outro mundo” levou a que a população de alguns países adota-se o hábito de se mascarar e que esse comportamento, por sua vez, chegasse à América do Norte e daí se difundisse para todo o mundo, com muito auxílio de videoclips musicais e filmes.

Por todo o mundo há agora assim milhões de aficionados por esta celebração que não perdem a oportunidade de se mascararem, decorarem as suas casas e celebrarem com família e amigos. Se é um deles esta publicação é para si.

Somos adeptos de tradições que motivam à integração e à convivência alegre e respeitosa de todos, pelo que não conseguimos ser indiferentes a esta celebração. Como observadores natos concluímos também, ao longo dos anos, que passou de uma data meramente simbólica, a um frenesim consumista de artigos plásticos maioritariamente descartáveis. O que serve de inspiração para o tema de hoje.

Propomos assim que decore a sua casa para o Halloween com elementos naturais, reutilizados, reutilizáveis e compostáveis.

Fotografia de Drew Hays.

Desenhar e pintar

Nada mais económico que reaproveitar as canetas ou pinturas laváveis que tem por casa para decorar das mais variadas maneiras.

Eis algumas sugestões: pinte caras, alegres ou não tanto, em frutos e legumes com casca dura ou semidura, como sejam as tão típicas abóboras, ou batatas, pepinos, pimentos, bananas, laranjas, limões, romãs, tangerinas, peras ou maças. Todos alimentos frescos em época nacional que será fácil encontrar em qualquer comércio. Faça uma seleção por cores ou formas e disponha-as pela casa como objetos decorativos.

É uma solução simples e que trará um ambiente imediatamente diferente às suas divisões, encarnando bem o espírito desta celebração.

🤚
Se tiver que recorrer a canetas químicas, quando for altura de comer os seus frutos e legumes pintados, remova cuidadosamente a zona pintada e descarte essa casca, pois contém produtos químicos que não devem ser ingeridos. O mesmo se aplica se for cozinhar a fruta ou o legume.

Ainda dentro da temática do desenho e pintura é também uma opção económica e sustentável desenhar e pintar paisagens e seres fantásticos em tecidos velhos e seguidamente dispo-los como cortinados, toalhas ou guardanapos.

É uma forma divertida de introduzir elementos decorativos sem, na realidade alterar, nada nas divisões. Consoante o tipo de desenho pode causar um enorme impacto e definir o ambiente das suas divisões principais. Eis duas sugestões: em grande escala um cortinado pintado com uma lua cheia e uma bruxa esvoaçante e, em pequena escala mas de grande impacto, um fantasma desenhado no meio de um guardanapo branco.

Fotografia de Freestocks

Iluminação

Para criar um ambiente mais sombrio e apropriado a esta temática sugerimos que dispense a iluminação de teto e que utilize iluminação localizada, como os candeeiros, e os direcione de modo a tornar a luz menos intensa e mais intimista.

Se preferir pode também utilizar velas, em quantidade maior do que o normal, e experimentar um ambiente totalmente iluminado, ou quase, com recurso às mesmas. Recomendamos apenas que tenha muita atenção no posicionamento das velas para que não sobreaqueçam nenhum material, e opte sempre por velas à base de ingredientes naturais e não provenientes de petróleo.

Fotografia de Melanie Dretvic

Som e imagem

Se o desenho e a pintura não são a sua praia temos ideias para si também.

Se tiver um projetor em casa a situação facilita-se pois pode, recorrendo a um computador ou mesmo à televisão, projetar imagens assustadoras e criar o ambiente que mais lhe apetecer. Se, no entanto, pertence à parte da população que não possui um projetor, não desespere, pois ainda há solução.

Apesar de um pouco mais laboriosa a criação de sombras é uma arte muito adequada a esta celebração. Recorte algumas formas em cartão destinado ao ecoponto e posicione-as na direção de feixes de luz para criar uma sombra, experimente com vários formatos até alcançar o efeito que pretende. O resultado criado pode ser muito interessante e causar um impacto considerável em quem entra nas divisões e desconhece o trabalho realizado.

Outro fator pode ainda ser trabalhado para alcançar o ambiente desejado para um momento entre família e amigos, o som. O posicionamento de colunas em locais específicos da casa e a escolha de uma banda sonora sugestiva para esta ocasião vão transformar a sua casa.

Fotografia de Tengyart

Look casa assombrada

Se vai organizar um evento de Halloween em sua casa com convidados mascarados então uma decoração mais integral, ao estilo “casa assombrada”, obterá as melhores reações.

Para um efeito mais generalizado utilize tecidos velhos, manchados ou rasgados e pendure-os um pouco por todo o lado da casa, espalhe folhas de árvores e arbustos secas pelo chão, posicione em local específico as suas frutas e legumes pintados, adicione em pontos estratégicos projeções e sombras assustadoras e finalize com os sons de madeira a ranger e risos maléficos.

Terá um resultado final digno de filme de terror, os convidados maravilhados e com vontade de voltarem para o ano.

👍
No final não se esqueça de compostar as folhas e de reutilizar os tecidos para a limpeza da casa.

Quatro grandes ideias sustentáveis e económicas que tiram partido de instalações já existentes, como a iluminação e o som, reutilizam materiais que todos temos em casa e não envolvem nem um único artigo de plástico.

Experimente, decore a sua casa e vivencie o espírito do Dia das Bruxas. Muahahahah!

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!