Crie uma Horta à Janela
Falamos muito aqui no Blog sobre o quão importante o cultivo de alimentos é para um estilo de vida sustentável. Com esta prática é possível reduzir drasticamente os impactos da produção e distribuição alimentar, assegurar uma produção biológica e desfrutar de uma colheita no momento ideal de cada espécie, garantindo assim o máximo de benefícios para o ambiente e para a saúde.
Contudo sabemos bem que nem todos têm espaço exterior suficiente para cultivar e simultaneamente realizar todas as outras tarefas necessárias, como sejam secar roupa ou desfrutar de um café da manhã ao sol na pequena varanda.
Neste sentido, e porque pretendemos que todos se sintam incluídos, partilhamos algumas dicas para cultivar alimentos mesmo que o espaço que possua seja apenas uma janela solarenga.
A primeira dica fundamental passa por compreender a exposição solar da sua janela disponível. É importante identificar quantas horas de sol recebe nas várias estações do ano, mas não desespere se descobrir que a sua janela escolhida afinal permanece em sombra parte do ano, pois também consegue cultivar assim.
A segunda dica será escolher plantas adaptadas ao cultivo em vaso e com um crescimento facilmente controlável ou reduzido, para simplificar o cuidado a ter com a sua horta de janela.
Recomendamos ervas aromáticas, flores comestíveis ou com propriedades medicinais, ou vegetais de crescimento a pouca altura. Eis as nossas sugestões para janelas solarengas: salsa, coentros, manjericão, manjerona, erva-cidreira, cebolinho, camomila, salvas, alecrim, tomilho e orégãos. Para janelas menos expostas sugerimos: hortelãs, rúculas, alfaces, rabanetes, espinafres e beterrabas.
Todas as plantas sugeridas podem ser plantadas em conjunto, com algum distanciamento necessário ao seu correto desenvolvimento, numa floreira por exemplo, à exceção das hortelãs que têm tendência a espalhar as suas raízes e a impedir o crescimento das restantes companheiras, devendo por isso, ser plantadas sozinhas.
A terceira dica consiste em respeitar os tempos de sementeira das espécies escolhidas. Esta informação consta obrigatoriamente da saqueta das sementes e deve ser cumprida para alcançar os melhores resultados.
Manter uma boa drenagem e hidratação das suas plantas será a quarta dica, pois sem água, ou com água a mais, nenhuma das plantas sobreviverá. Adicionalmente aconselhamos a utilizar composto antes da sementeira e fertilizante líquido durante o crescimento das suas plantas. Sugerimos que para tal recorra ao método de compostagem doméstica Bokashi e, através do reaproveitamento dos seus restos alimentares, criará ambos os recursos.
Como quinta dica reforçamos a importância de desfrutar e cuidar das suas plantas. Vá colhendo à medida que vão crescendo, para promover um crescimento saudável e aproveitar as suas propriedades nos momentos ideais, e vá combatendo, de forma natural, eventuais pragas que possam surgir para evitar que destruam a sua colheita.
Sugerimos, no caso das suas plantas apresentarem pragas animais, que as remova ou aniquile com as próprias mãos, é um método muito recomendado para hortas pequenas e extremamente simples e eficaz.
Como dica final não podíamos deixar de mencionar que, sempre que tiver oportunidade, for possível e seguro, coloque estas plantas do lado exterior da janela, principalmente se tiverem flor, pois assim os insetos polinizadores poderão alimentar-se e realizar a sua tão fundamental tarefa de vida.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis, que o tenham motivado a cultivar alguns dos seus próprios alimentos e a desfrutar e partilhar em família uma alimentação mais sustentável e saudável.
Na Loja Online não deixe de visitar a subcategoria Para Jardinar na qual regularmente adicionamos conjuntos de sementes biológicas portuguesas, variando consoante as temporadas e estações do ano.