Cultivar em Agosto: Horta, Pomar e Jardim
Cultivar alguns dos alimentos que consumimos é uma das atitudes mais sustentáveis que podemos adotar, pois até que os alimentos cheguem até nós inúmeros recursos necessitam de ser gastos: solo, água, fertilizantes, combustíveis e embalagens.
Quando cultivamos em nossas casas, por muito simples que a horta possa ser, apenas investimos um pouco de solo, água e algum fertilizante orgânico, pelo que controlamos a 100% o processo e encurtamos drasticamente o impacto da produção alimentar no ambiente.
Nem que sejam apenas algumas ervas aromáticas numa janela solarenga o impacto já será considerável pelo que não nos cansaremos de vos motivar a experimentar.
Neste sentido todos os meses partilhamos, de acordo com o Almanaque Português (edições Guerra e Paz), as tarefas a realizar e as espécies a plantar e colher, na horta, jardim e pomar/ espaço com árvores de fruto.
Na horta
Semear agrião, alface, espinafre, feijão, nabo, rabanete e salsa.
No pomar
Recolher fruta e secá-la no minguante.
Continuar com a observação, e eventual combate natural, do pedrado das macieiras, nespereiras e pereiras, das formigas em todas as fruteiras e do bichado nas macieiras e pereiras.
Vigiar enxertos. Regar e manter limpos de ervas os pomares de espinhos.
No jardim
Manter um cuidado especial com a rega devido ao calor.
Colher rosas.
Uma rubrica de mãos dadas com o tradicional português com a qual esperamos motivá-lo a aproveitar qualquer espaço solarengo disponível para cultivar alguns dos seus alimentos preferidos.
Bem-vindo agosto, que o teu calor traga fruta com gosto.
Visite a Loja Online e conheça ainda os nossos conjuntos de sementes biológicas portuguesas para semear e germinar.