Cultivar em Janeiro: Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores
Neste novo ano mantemos e melhoramos a rubrica mensal de incentivo ao cultivo dos seus alimentos favoritos. Refrescamos o seu nome a acrescentamos as ervas aromáticas e as flores, com particular significância para a horta como “plantas companheiras”, atrativo para polinizadores e abelhas e valor culinário ou utilitário.
Apresentamos uma lista significativa do que se encontra na altura de semear e plantar, com a novidade da adição de tarefas a realizar e informação técnica como e a menção à “sementeira direta” ou “sementeira em tabuleiro”, que apenas significa que as plantas em questão podem ser semeadas diretamente no vaso final, ou primeiramente em local protegido, respetivamente.
Desta forma simples pretendemos incentivar todos a experimentar o mundo da jardinagem utilizando para tal qualquer espaço que tenha disponível, mesmo que seja à janela com ou sem sombra. Acreditamos verdadeiramente que cultivar não é de todo complicado, apenas necessita de alguma organização e dedicação.
Apresentamos seguidamente a lista de leguminosas, verduras, raízes, frutas, ervas aromáticas e flores utilitárias em época para semear e plantar neste mês.
Legumes
Sementeira direta: ervilha, fava, alface, canónigos e espinafre.
Sementeira em tabuleiro: acelga, alface, canónigos, rúcula, verdura asiática, beterraba, cebola e funcho.
Remover folhas, frutos e plantas inteiras já existentes que se encontrem apodrecidas ou com evidências de doença.
Frutas
Plantar árvores de fruto em geral.
Remover os exemplares já existentes que se encontrem decrépitos ou apresentem pouca produção.
Ervas Aromáticas
Sementeira em tabuleiro: borragem, cebolinha, lavanda, orégãos, sálvia e tomilho.
Remover folhas e partes das plantas degradadas ou com evidências de doença.
Transplantar ervas aromáticas perenes e já existentes que tenham transbordado o seu vaso ou local atual, como o rosmaninho, a lavanda ou o tomilho.
Flores
Sementeira em tabuleiro: cravos e hibiscus.
Remover folhas, flores e plantas inteiras já existentes que se encontrem degradadas ou com evidências de doença.
Desenvolveremos esta rubrica apoiados nas informações do nosso parceiro de sementes biológicas portuguesas Sementes Vivas e nas informações partilhadas pelo Almanaque Português (edições Guerra e Paz), cuja combinação permite criar uma lista bastante completa de alimentos e ingredientes frescos gastronómicos e utilitários.
Esperamos verdadeiramente que se sinta inspirado a experimentar. Aconselhamos que escolha alimentos que sejam favoritos da família e cujas condições de plantio sejam adequadas ao espaço e tempo que tem disponível.
Não deixe de visitar as publicações anteriores relacionadas com o tema Horta em Casa como por exemplo: Como Poupar Dinheiro e o Ambiente a Jardinar e Como Usar Sacos de Cultivo.
Não perca também oportunidade de visitar a Loja Online e a subcategoria Para Jardinar na qual regularmente adicionamos conjuntos de sementes biológicas portuguesas, variando consoante as temporadas e estações do ano.
Junte-se a nós neste caminho em direção a um estilo de vida sustentável do qual o cultivo de alguns dos próprios alimentos, faz seguramente parte.