Cultivar em Julho: Horta, Pomar e Jardim
Um estilo de vida sustentável é um conjunto de inúmeras atitudes que respeitam o meio ambiente e permitem reduzir consideravelmente a nossa pegada ecológica.
De acordo com os dados da organização Global Footprint Network a dieta é o elemento que mais pesa na pegada ecológica dos portugueses. E não será de estranhar certamente pois nós gostamos de comer. Praticamente todas as celebrações do nosso país são assinaladas à mesa rodeados de quem amamos e da comida que mais gostamos.
Assim, e de modo a reduzirmos a nossa pegada ecológica, é fulcral cultivarmos alguns dos alimentos que consumimos, nem que seja à janela.
Nada é comparável ao sentimento de independência e autonomia que se alcança quando semeamos os nossos alimentos favoritos, observamos o seu crescimento e desfrutamos do seu sabor e valor nutricional no seu melhor, poupando simultaneamente o ambiente e a carteira.
Com o objetivo de motivar e auxiliar neste cultivo, todos os meses partilhamos as tarefas a realizar e as espécies a plantar, na horta, jardim e pomar (para todos os que possuem algum espaço com árvores de fruto, mesmo que pequeno).
Assim, de acordo com o Almanaque Português (edições Guerra e Paz), são tarefas deste mês de julho:
- na horta – semear agrião, alface, cenoura, feijão de trepar, feijão-verde, nabo, rabanete e salsa. Colher alface, alho, beterraba roxa, espinafre de Verão, feijão e tomate.
- no pomar – manter a observação, e eventual combate natural, do pedrado das macieiras, nespereiras e pereiras, das formigas em todas as fruteiras e do bichado nas macieiras e pereiras. Regar e manter limpos de ervas os pomares de espinhos.
- no jardim – semear amores-perfeitos, calêndulas e cinerárias e colher as primeiras sementes.
Uma rubrica de mãos dadas com o tradicional português com a qual esperamos motivá-lo a cultivar alguns alimentos, aproveitando qualquer espaço solarengo que tenha disponível.
Bem-vindo julho, que sejas quente e trigueiro.