Cultivar em Junho: Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores

Cultivar em Junho: Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores
Fotografia de Chad Stembridge / Unsplash

O primeiro mês de Verão brinda-nos, tradicionalmente, com temperaturas a subir e longas horas de sol brilhante.

Na horta, a estação mais quente do ano, é caracterizada por um abrandamento nas sementes a cultivar e num aumento da variedade de plantas a colher. Assim, é notória a redução de sementes cultiváveis este mês, contudo não deixa de ser um bom momento para experimentar.

Escolha um local solarengo, mas não em exagero, semeie alguns dos seus alimentos favoritos, mesmo que seja em vaso ou em saco de cultivo, e tenha o prazer de os ver desenvolver com o seu cuidado e desfrutar do seu sabor quando prontos a colher. Tudo isso com o mínimo esforço e pegada ecológica. Não há nada mais sustentável.

Fotografia de Jametlene Reskp / Unsplash

Para o ajudar a dar o passo que falta todos os meses partilhamos a lista de hortícolas de fruto, leguminosas, verduras, raízes, frutas, ervas aromáticas e flores adequadas para sementeira.

Mantemos a indicação técnica de “sementeira direta” ou “sementeira em tabuleiro”, que significa que deve semear diretamente no solo ou vaso final, ou em local abrigado, respetivamente.

Devido a esta indicação irá encontrar plantas que se repetem em ambas as sementeiras e deve tirar o maior partido desta informação, tendo em conta a localização da sua residência e do clima que se faz sentir, sendo de notar que as sementeiras não apreciam nem muito calor nem frio.

I took this photo while strolling through an organic garden one evening at sunset. I'm passionate about fresh, organic food and what it does for us and the environment. Not only is organic better for us and our planet, it's also more beautiful. I believe this photo brings out some of that beauty.
Fotografia de Clint McKoy / Unsplash

Legumes

É notória a redução de variedade cultivável, contudo recebemos as novidades do funcho e das couves, já em preparação para a temporada fria.

Sementeira direta: abóbora, beringela, cabaça, curgete, luffa, melancia, melão, pepino, pimento, tomate, feijão frade, feijão grão seco, feijão verde, acelga, verdura asiática, alho francês, beterraba, funcho, pastinaca, rabanete e salsa de raiz.

Sementeira em tabuleiro: curgete, melancia, milho doce, couve, couve flor, verdura asiática, beterraba e funcho.

Pear Tree
Fotografia de Dan Gold / Unsplash

Frutas

A falta de fruta em época para plantar substitui-se pela necessidade de prevenção e atuação contra eventuais doenças e pragas que possam desenvolver-se nas suas árvores fruteiras.

Nomeadamente: o pedrado das pereiras, a lepra do pessegueiro, as lapas, escamas e colchonilhas e os piolhos e pulgões.

Estas doenças e pragas são muito comuns e devem ser preferencialmente tratadas com soluções biológicas que não sejam agressivas para o meio circundante e/ou para outras espécies companheiras e importantes para a manutenção de um ecossistema, pomar e jardim saudáveis.

chives flowering
Fotografia de Jane Duursma / Unsplash

Ervas Aromáticas

A diminuição da escolha para cultivo é obvia, mas ainda útil para semear nem que seja num varandim de janela.

Sementeira direta:  alcaravia, anis/ erva doce, borragem, cebolinho, coentros, endro, funcho, manjericão, salsa e segurelha.

Sementeira em tabuleiro: cebolinho, coentros, endro, salsa e segurelha.

Adubos verdes

Para proteger os seus solos não cultivados da erosão dos elementos, como o vento, a chuva e os fortes raios solares de Verão, assim como das ervas daninhas, recomendamos que semeie espécies designadas de adubos verdes que, para além de protegerem o solo, ainda lhe fornecem nutrientes e beneficiam o ecossistema e biodiversidade local.

Neste mês está em época para sementeira direta: milho painço.

Fotografia de T. S. W / Unsplash

Flores

Com a aproximação do calor a maioria das flores encaminha-se para o seu momento de final de floração, contudo ainda é possível semear algumas variedades: comestíveis, com propriedades medicinais e/ou valor auxiliar para a horta ou jardim, nomeadamente atração de insetos polinizadores e insetos auxiliares que ajudam a controlar pragas naturalmente.

Sementeira direta: amaranto, áster da china, calêndula, centáurea azul, glória-da-manhã e papoila espinhosa.

Sementeira em tabuleiro: calêndula.

Man holding freshly picked beetroot. Blurred background.
Fotografia de Rasa Kasparaviciene / Unsplash

Esperamos que esta lista o motive a experimentar. Relembramos que deve sempre adequar a sua sementeira às espécies que escolheu e privilegiar a informação contida na saqueta de sementes, pois essa encontra-se 100% adequada à espécie em questão, enquanto que a apresentada aqui é apenas geral.

Escolha plantas que sabe que vai querer consumir e lance-se à aventura. Não se esqueça de as regar regularmente sem exagero, fertilizar durante os momentos de maior produção e de as observar atentamente de modo a controlar naturalmente as pragas que se podem desenvolver.

Se este tema é do seu interesse não deixe de visitar a Loja Online e conhecer as nossas sugestões para compostagem caseira, sementes biológicas, fertilização e cuidado natural, e crie uma horta sustentável verdadeiramente integrada numa rotina de poupança ambiental e económica.

Junte-se a nós, tire partido do espaço que tiver disponível, contribua para um ecossistema mais saudável e reduza ativamente a pegada ecológica da sua alimentação.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!