Cultivar em Maio: Horta, Pomar e Jardim
Cultivar alguns dos próprios alimentos de forma biológica faz parte integrante de um estilo de vida sustentável e saudável, pois reduz drasticamente os impactos da produção e distribuição alimentar, e ainda possibilita o seu consumo imediatamente após a colheita, garantindo maior valor nutricional e frescura.
Este cultivo não tem de ser complexo, podem apenas ser alguns vasos com as vossas frutas, legumes, ervas aromáticas e flores comestíveis e/ou medicinais favoritas. E apenas necessitam de um espaço com exposição solar pelo menos em metade do dia, vasos (que podem ser materiais reutilizados), terra, água e algum fertilizante líquido (para os momentos de maior necessidade das plantas, idealmente orgânico ou proveniente de compostagem caseira).
Para o motivar e auxiliar neste cultivo partilhamos quais as tarefas a realizar e espécies a plantar em cada mês, na horta, jardim e espaços com árvores de frutos (a que designamos pomar).
Assim, de acordo com o Almanaque Português (edições Guerra e Paz), são tarefas deste mês de maio:
Na horta
Semear abóbora, agrião, alface, beterraba, brócolos, cenoura, couves e pimento.
Plantar tomate e colher alcachofra, espargos, ervilha e fava.
No pomar
Enxertar amendoeiras, cidreiras, damasqueiros e laranjeiras.
No jardim
Semear cravos, majericos e trepadeiras.
Colher flores para sementes.
Uma rubrica de mãos dadas com o tradicional português com a qual esperamos motivá-lo a cultivar alguns dos seus alimentos, aproveitando qualquer espaço solarengo que tenha disponível.
Bem-vindo maio, que sejas “pardo e ventoso, para um ano farto e formoso”.