Cultivar em Março: Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores
Março já cá está e traz consigo uma nova lista de plantas para semear em vaso, na sua horta de jardim, varanda ou janela.
Como tem sido hábito este ano a lista que partilhamos combina informações do nosso parceiro de sementes biológicas portuguesas Sementes Vivas e do Almanaque Português (edições Guerra e Paz), cuja integração permite criar uma lista bastante completa.
Com esta rubrica pretendemos que se aventure no cultivo de alguns dos seus alimentos favoritos e que deixe para trás preconceitos de que iniciar e manter uma horta é complicado ou dispendioso, pois com um pouco de organização e dedicação é possível desfrutar de alimentos cultivados por si com pouco esforço e dinheiro.
Eis então a lista de leguminosas, verduras, raízes, frutas, ervas aromáticas e flores utilitárias em época para semear neste mês.
Legumes
Sementeira direta: abóbora, beringela, cabaça, curgete, pepino, tomate, ervilha, feijão verde, grão-de-bico, acelga, alface, canónigos, espinafre, rúcula, verdura asiática, beterraba, cenoura, funcho, rabanete e salsa de raiz.
Sementeira em tabuleiro: abóbora, beringela, cabaça, curgete, fisális, lufa melão, pepino, pimento, tomate, tomatilho, alcachofra, alface, rúcula, verdura asiática, alho francês, beterraba, cebola, funcho e salsa de raiz.
Frutas
Podar árvores no minguante e verificar a existência de pragas ou fungos e a necessidade de aplicar tratamentos biológicos.
Ervas Aromáticas
Sementeira em tabuleiro: aipo, alcaravia, anis/ erva doce, borragem, cebolinho, coentros, endro, erva-cidreira, hissopo, lavanda, manjericão, orégãos, salsa, sálvia, segurelha e tomilho.
Sementeira direta: alcaravia, anis/ erva doce, borragem, cebolinho, coentros, cominho preto, endro, erva-cidreira, funcho, hissopo, lavanda, manjericão, orégãos, salsa, sálvia, segurelha e tomilho.
Flores
Sementeira em tabuleiro: amaranto, amor-perfeito, áster da china, boca-de-leão, calêndula, cósmea laranja, cosmos, cravo, cravo túnico, equinácea, flores-de-todas-as-horas, girassol, girassol folha de pepino, girassol mexicano, hibiscus, malmequer africano, malva-de-três-meses, papoila da califórnia amarela, quinoa, rudbéckia e zinia.
Sementeira direta: amor-perfeito, áster da china, boca-de-leão, capuchinha, cártamo, centáurea azul, cravo, cravo túnico, damas-do-bosque, equinácea, erva-da-vaca, ervilha-de-cheiro, facélia, flores-de-todas-as-horas, girassol, girassol folha de pepino, girassol mexicano, glória-da-manhã, hibiscus, linho, malmequer africano, malva-de-três-meses, malva, papoila da califórnia amarela, papoila da califórnia laranja, outras papoilas, quinoa, sempre viva e zinia.
Adubos verdes
Com a aproximação da Primavera partilhamos também plantas que têm utilidade como abudo verde, ou seja, a sua plantação auxilia o solo devolvendo-lhe nutrientes importantes, evitando a sua erosão em contacto com os elementos (sol, vento e chuva) e a propagação de ervas daninhas.
São elas: ervilha, facélia, girassol, luzerna, mostarda, rabanete, trevo branco e trigo sarraceno.
Sugerimos o seu plantio em espaços desocupados do seu jardim beneficiando assim o solo e todo o ecossistema e biodiversidade local.
Como sempre apresentamos esta lista com indicação de “sementeira direta” ou “sementeira em tabuleiro”, que relembramos significa semear diretamente no solo ou vaso final, ou em local abrigado, respetivamente.
Se observou a lista com atenção detetou seguramente que há plantas que se repetem em ambas as sementeiras, e não é um erro, é uma informação completa com a qual deve organizar-se e escolher a mais adequada para a sua zona do país. Ou seja, se na sua zona ainda existir possibilidade de formação de gelo, geada, queda de neve e/ou as temperaturas noturnas se mantêm invernosas, as sementeiras devem ser protegidas – em tabuleiro.
Se, por outro lado, os fenómenos frios já não ocorrem e as temperaturas noturnas já não são típicas de Inverno, então pode semear diretamente.
Esperamos que esta lista variada e a piscar o olho à nova estação o motive a experimentar. Escolha alguns alimentos preferidos, reutilize umas latas ou copos de iogurte como vaso e aventure-se.
Para que as suas plantas se desenvolvam corretamente não se esqueça de as regar regularmente, mas não em exagero, identificar as pragas atempadamente e controlá-las de forma natural e de fertilizar recorrendo a composto ou a ingredientes naturais.
Não deixe de visitar a Loja Online e conhecer as nossas sugestões de compostagem caseira, sementes, fertilização e cuidado natural, para cultivos verdadeiramente sustentáveis e económicos.
Junte-se a nós, divirta-se e delicie a sua família com alguns alimentos cultivados por si, de sabor e frescura máximos e pegada ecológica mínima.