Cultivar em Novembro: Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores

Cultivar em Novembro: Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores
Fotografia de Jonathan Kemper / Unsplash

Agora que o Outono já se instalou completamente é notória uma redução substancial nas possibilidades de sementeira, contudo é a temporada perfeita para começar, pois o desenvolvimento dos cultivos é lento e ideal para principiantes.

Se já anda a pensar numa horta ou jardim à algum tempo, este é o momento de experimentar. Recolha alguns vasos, ou recipientes com furação para drenar água, escolha um espaço com algumas horas de luz solar, e aventure-se!

Seed GMO-free bio tomatoes for self support. Self-sufficiency with raised bed. Made with analog vintage lens, Leica Elmarit-R 2.8 28mm (Year: 1977)
Fotografia de Markus Spiske / Unsplash

Para o motivar e ajudar na escolha das sementes ideais, partilhamos uma lista geral de leguminosas, verduras, raízes, frutas, ervas aromáticas e flores bem adaptadas ao nosso clima e para cultivo recomendados este mês.

Incluímos a informação técnica de “sementeira direta” ou “sementeira em tabuleiro”, que identifica as plantas adequadas para sementeira diretamente no solo ou em local abrigado, que podem ou não repetir-se. Tire o melhor partido desta informação tendo em conta a localização da sua residência e do clima que já se faz sentir, sendo de notar que por regra as sementeiras cobertas não apreciam nem muito calor nem frio.

Nesta lista adicionamos ainda adubos verdes, para todos os que possuem uma área exterior maior e potencialmente descoberta agora, para que possa proteger o seu solo e auxiliar a biodiversidade do ecossistema local.

Fotografia de Nebular / Unsplash

Apresentamos então a lista pormenorizada deste mês.

Legumes

Damos as boas vindas aos vegetais da estação húmida e fresca e convidam o frio a ficar.

Para sementeira direta: acelga, alface, brócolos, cebola, cenoura, couve, couve rábano, couve-flor, espinafre, ervilha, fava, nabo, bano greleiro, rabanete e verdura asiática.

Para sementeira em tabuleiro:  acelga, alface, brócolos, canónigos, couve rábano, nabo, rúcula e verdura asiática.

Fotografia de Yume Photography / Unsplash

Frutas

O Outono é definitivamente a melhor estação do ano para plantar árvores de fruto, e este mês destacam-se as cerejeiras, macieiras, pereiras e os pessegueiros.

Antes de escolher os seus exemplares, recomendamos que considere todas as variáveis e espécies, pois cada uma possui necessidades especiais para uma produção de qualidade e quantidade. Por exemplo: algumas apenas produzirão frutos quando presentes em ambos os géneros (masculino e feminino), outras produzirão frutos individualmente, contudo apenas quando banhados por inúmeras horas de sol e presença de pouca geada, e outros há também que são perfeitos para qualquer espaço pois mantêm-se produtivos mesmo em vasos de grandes dimensões.

Realize uma boa pesquisa em sites de confiança ou livros, para ter a certeza de que escolhe a espécie correta para o que pretende e para as características do seu espaço, nomeadamente área e horas de sol direto.

Fotografia de S. Laiba Ali / Unsplash

Dentro deste tema dos frutos recordamos que alguns arbustos para plantar agora também são produtivos e escolhas interessantes, e eventualmente até mais indicadas, para espaços pequenos e/ou com características particulares (como muros, floreiras e até pérgulas). Alargue a sua pesquisa e aventure-se no mundo dos arbustos produtivos. Estamos confiantes de que irá encontrar algum que cativa a sua curiosidade.

Relembramos ainda que jardins e espaços exteriores podem também ser orientados para a estética e a biodiversidade pelo que, sempre que possível, opte por espécies autóctones cujas flores são interessantes e decorativas e as bagas, apesar de poderem não ser comestíveis para nós, irão beneficiar largamente o ecossistema circundante.

Com o aproximar a passos largos do Natal, se o celebra, pense também se pretende uma árvore ou arbusto natural e comece já a planear qual a espécie ideal para o espaço que tem disponível, prepare a sua localização e inicie a sua aclimatização.

Flower called Borage, and it smells like a fresh cucumber
Fotografia de Natalia Shiel / Unsplash

Ervas Aromáticas

É agora perfeitamente notória a transição natural para a temporada fria com uma redução substancial nas ervas aromáticas disponíveis para sementeira.

Estão disponíveis para: sementeira direta - borragem, coentros, feno-grego, lavanda, orégãos, sálvia e tomilho; e para sementeira em tabuleiro - borragem.

Flores

Este mês damos as boas vindas às flores resistentes e prontas para enfrentar os dias invernosos que estão por vir. Nesta lista incluímos flores comestíveis - cuja pétalas ou flor total podem ser consumidas, melíferas - úteis para a alimentação de insetos polinizadores, e auxiliares - com propriedades utilitárias para as hortas caseiras.

Para sementeira direta: calêndula (melífera e comestível), capuchinha (auxiliar e comestível), cardo (melífera e comestível), equinácea (melífera, comestível e auxiliar), ervilha-de-cheiro (melífera), linho (melífera), rosa albardeira (comestível e melífera) e tremocilha (melífera e auxiliar).

Para sementeira em tabuleiro: cardo (melífera e comestível).

Mustard Plant Flower.
Fotografia de Vg Bingi / Unsplash

Adubos verdes

Aproveite o Outono para semear plantas que protegem e nutrem as áreas de solo vago, de modo a evitar a sua erosão durante a temporada de chuva e frio, e simultaneamente beneficiam o ecossistema e biodiversidade local com as suas folhas, flores e raízes.

Este mês com a sementeira direta de: aveia comum, azevém, ervilha, ervilhaca, fava, luzerna, mistura de flores, mostarda, rabanete, serradela e trevo branco.

Fotografia de Pauline Bernard / Unsplash

Esperamos que esta lista o motive a cultivar algum dos seus alimentos preferidos, flores favoritas e plantas protetoras para o solo da sua área exterior.

Se a manutenção de um jardim ou potencial horta é uma preocupação para si, saiba que o planeamento e a escolha das plantas certas torna tudo mais simples. Se escolher as plantas ideais para a exposição solar que tem e que necessitem de pouca água, apenas necessitará de verificar uma ou outra vez por semana como estão a evoluir os seus cultivos, remover as folhas e partes mortas e adicionar fertilizante natural de forma ocasional.

Não deixe que preocupações e mitos o impeçam de experimentar. Prepare-se para falhar e aprender e divirta-se a ver crescer as sementes que escolheu.

Cozy greenhouse
Fotografia de Thomas Verbruggen / Unsplash

Se ficou tentado a começar a sua horta ou jardim, não deixe de visitar a Loja Online e conhecer as sementes biológicas, os artigos de compostagem, fertilização e cuidado natural, que temos à disposição.

Junte-se a nós e reduza ativamente a pegada ecológica da sua alimentação, uma planta de cada vez.

Estamos em crer que assim que começar não vai mais conseguir parar, pois ver crescer as sementes que tão cuidadosamente escolhemos e poder colher alimentos diretamente de nossa casa cria uma sensação de autossuficiência que deixa poucos indiferentes.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!