Cultivar em Outubro: Horta, Pomar e Jardim
Desde o início deste ano que mantemos esta rubrica baseada em ensinamentos tradicionais com o intuito de motivar todos a cultivar alguns dos seus próprios alimentos.
Acreditamos verdadeiramente que cultivar não necessita de ser complicado nem dispendioso, aliás, quando bem planeado e executado, é possível poupar algum dinheiro, e ainda ter o prazer de desfrutar de alimentos semeados, cuidados por nós e colhidos no momento repletos de frescura e nutrientes.
Não necessita de ter um jardim para cultivar. Alguns vasos num parapeito de janela solarengo podem facilmente cultivar umas ervas ou vegetais de raiz pequena, e uns sacos de cultivo numa varanda ou terraço podem fazer crescer tomates, cenouras, cebolas e até batatas.
Apenas é necessário algum tempo e alguma dedicação para ver crescer os seus alimentos favoritos.
Para o motivar partilhamos, de acordo com o Almanaque Português (edições Guerra e Paz), as espécies a semear, plantar e colher na horta, jardim e pomar/ espaço com árvores de fruto.
Horta
Semear agrião, cenoura, rabanete.
Colher feijões.
Jardim
Semear margaridas e miosótis.
Plantar açucenas, anémonas, cíclames, crisântemos, gladíolos, jacintos, junquilhos, lírios, narcisos, roseiras e tulipas.
Colher dálias e rosas.
Pomar
Plantar oliveiras e árvores de fruto.
Colher melão de inverno, avelã, castanha e noz.
Deite mãos à obra. Cultive o que gosta e se adequa à exposição solar do seu espaço, regue moderadamente e fertilize ocasionalmente, e garantimos que irá ser uma aprendizagem interessante e uma experiência memorável.
Bem-vindo Outubro, “que sejas meio chuvoso e faças o lavrador venturoso”.
Não deixe de visitar a Loja Online e conhecer os nossos conjuntos de sementes biológicas portuguesas para semear e germinar.