Cultivar em Setembro: Horta, Pomar e Jardim
Cultivar em casa não necessita de ser uma atividade complexa. É perfeitamente possível, e aliás aconselhável, que se inicie nestas andanças com calma e mantenha a proporção dos seus cultivos adequada aos seus objetivos e tempo disponível.
Pode iniciar e manter apenas alguns vasos num parapeito de janela luminoso que o benefício obtido a nível de saúde, ambiente, e até económico, é já bastante relevante, se se focar em alimentos que consome muito e/ou que são dispendiosos ou provêm de grandes distâncias.
Não há nada que se compare à sensação de colher os seus alimentos favoritos e utilizá-los diretamente nos seus cozinhados e refeições.
Para o motivar neste sentido todos os meses partilhamos, de acordo com o Almanaque Português (edições Guerra e Paz), as tarefas a realizar e as espécies a semear, plantar e colher, na horta, jardim e pomar/ espaço com árvores de fruto.
Na horta
Semear agrião, alface, alho-porro, cebola, cenoura, chicória, feijão, nabo, rabanete, salsa e tomate.
Colher milho e feijão.
No pomar
Semear fruteiras de caroço. Plantar morangueiros.
Continuar a desfolha progressiva e moderada dos pessegueiros. Enxertar ameixeiras, cerejeiras, damasqueiros, macieiras, pereiras e pessegueiros.
Colher amêndoa e azeitona.
No jardim
Semear amores-perfeitos, begónias, cravos, gipsófilas, margaridas, malmequeres, miosótis, papoilas.
Plantar bolbos de jacintos, narcisos e tulipas.
Uma rubrica de mãos dadas com o tradicional português com a qual esperamos motivá-lo a aproveitar qualquer espaço solarengo disponível para cultivar alguns dos seus alimentos preferidos.
Bem-vindo setembro que tragas figos e bons amigos.
Não deixe de visitar a Loja Online e conhecer os nossos conjuntos de sementes biológicas portuguesas para semear e germinar.