Cultivar em Setembro: Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores
Neste mês de troca de estação é já totalmente presente a sementeira dos alimentos associados à temporada fria e dos adubos verdes para ocupação e nutrição dos terrenos deixados agora vazios.
Esta época de renovação é por isso ideal para se aventurar no cultivo de alguns dos seus alimentos favoritos e flores e que à tanto tempo anseia por fazer ou tem curiosidade em saber como irá correr.
As nossas principais dicas são: identifique as características do seu espaço exterior no que respeita a número de horas com exposição solar direta, escolha algumas (poucas!) sementes de plantas que gosta, reutilize vasos ou recipientes que já tenha e experimente.
Se gostaria de ler um pouco mais de informação não deixe de consultar as nossas publicações anteriores sobre como poupar a jardinar, como tirar o melhor partido das suas sementes, as melhores dicas para cultivar em vasos, como utilizar de forma eficaz sacos de cultivo, como criar uma horta produtiva à janela e muito mais todos incluídos na temática Horta em Casa.
Para que saiba o que cultivar com segurança todos os meses partilhamos a lista de hortícolas de fruto, leguminosas, verduras, raízes, frutas, ervas aromáticas e flores bem adaptadas ao nosso país e adequadas para sementeira e plantação.
Nesta lista incluímos a informação técnica de “sementeira direta” ou “sementeira em tabuleiro”, que identifica as plantas adequadas para sementeira diretamente no solo ou em local abrigado, respetivamente. Devido a esta indicação irá encontrar plantas que se repetem em ambas as sementeiras e deve procurar tirar o melhor partido desta informação, tendo em conta a localização da sua residência e do clima que se faz sentir, sendo de notar que por regra as sementeiras cobertas não apreciam nem muito calor nem frio.
Acreditamos que as emoções sentidas quando observamos o desenvolvimento dos nossos alimentos favoritos, ao passo natural e consoante vamos cuidando deles, e quando os colhemos e podemos desfrutar do seu sabor único, são tão cativantes e interessantes que valem garantidamente a experiência.
Apresenta-se então a lista pormenorizada deste mês.
Legumes
Regressam os vegetais que convidam ao Outono.
Sementeira direta: acelga, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, couve, couve rábano, couve flor, espinafre, fava, nabo, nabo greleiro, rabanete, rúcula e verdura asiática.
Sementeira em tabuleiro: alface, beterraba, brócolos, cebola, couve, couve rábano, couve flor, nabo, rúcula e verdura asiática,
Frutas
Com a chegada próxima dos dias frios iniciam-se as plantações de árvores ou arbustos fruteiros, nomeadamente morangueiros e fruteiras de caroço.
Adicionalmente é também altura de desfolhar progressivamente os pessegueiros e, se assim for pretendido, enxertar ameixeiras, cerejeiras, damasqueiros, macieiras, pereiras e pessegueiros, em preparação para a próxima temporada de colheitas.
Ervas Aromáticas
Retornam as sementeiras que nos acompanham na temporada fria.
Sementeira direta: anis/erva doce, borragem, coentros, endro, lavanda, orégãos, salsa, sálvia e tomilho.
Sementeira em tabuleiro: anis/erva doce, borragem, coentros, endro, lavanda, orégãos, salsa, sálvia e tomilho.
Flores
Regressam as variedades outonais comestíveis - cujas pétalas são comestíveis, melíferas - que são úteis para a alimentação de insetos polinizadores, e auxiliares - que possuem propriedades utilitárias para as hortas caseiras.
Sementeira direta: amor-perfeito (melífera e comestível), calêndula (melífera e comestível), capuchinha (auxiliar e comestível), cardo (melífera e comestível), centáurea azul (melífera, comestível e auxiliar), cósmea laranja (melífera e comestível e auxiliar), cosmos (melífera e comestível e auxiliar), cravo (melífera), damas-do-bosque (melífera, comestível e auxiliar), facélia (melífera, comestível e auxiliar), glória-da-manhã (melífera), hibiscus (melífera, comestível), malva (melífera), papoila da Califórnia laranja (melífera e auxiliar), papoila espinhosa (melífera), outras papoilas (melíferas) e tremocilha (melífera e auxiliar).
Sementeira em tabuleiro: cardo (melífera e comestível),cravo (melífera), equinácea (melífera, comestível e auxiliar), hibiscus (melífera, comestível).
Adubos verdes
Este é o momento de proteger e nutrir os solos que ficaram vagos da colheita dos alimentos de Verão e de modo a evitar a sua erosão com as previsíveis chuvas, ventos fortes e geadas que estão para vir.
Estes adubos verdes para além de protegerem e nutrirem o solo, beneficiam o ecossistema e biodiversidade local com as suas folhas, flores e criação de habitat indispensável para espécies outonais.
Neste mês está em época para sementeira direta: aveia comum, azevém, ervilhaca, facélia, luzerna, mistura de flores, mostarda, rabanete, serradela, trevo branco e trigo sarraceno.
Esperamos que esta lista o motive a experimentar o cultivo de algum dos seus alimentos ou flores favoritas.
Se a manutenção da sua potencial horta é um receio para si, saiba que é mais simples do que parece. As plantas apenas necessitam de luz solar, alguma água e algum fertilizante natural, para que desenvolvam todo o seu potencial e o brindem com as folhas, flores e frutos que tanta anseia provar.
Não deixe que essa preocupação o assole e o impeça de experimentar. Prepare-se para falhar e dê o seu melhor.
Se ficou cativado e motivado para começar não deixe de visitar a Loja Online e conhecer as sementes biológicas, os artigos de fertilização, cuidado natural e de compostagem caseira, que temos à disposição.
Junte-se a nós na aventura de reduzir a pegada ecológica da nossa alimentação, uma planta de cada vez.