Dia Internacional da Família com Jogos Tradicionais
Hoje assinala-se o Dia Internacional da Família. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU para destacar a importância da família, os seus direitos e responsabilidades, o seu relevo na base da educação infantil e para reforçar a mensagem de amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos da família.
Neste sentido e, em jeito de celebração sem sair de casa, hoje propomos que recorde algumas brincadeiras de infância com os membros mais novos da família.
Macaca
Não há jogo mais clássico do que este. Pode ser desenhada a giz no chão ou criada com tecidos ou papéis pousados em qualquer tipo de estrutura. A única regra fixa é que a última casa seja dupla para ser possível dar a volta.
Para começar a jogar basta atirar um marcador/objeto para a primeira casa e o primeiro jogador tem que saltar ao pé-coxinho por cima da casa com o marcador, continuar ao pé-coxinho em todas as casas singulares e com dois pés em todas as casas duplas, dar a volta, realizar o mesmo exercício e pegar na pedra antes de sair da macaca. O próximo jogador faz exatamente o mesmo, mas com o marcador na segunda casa, e assim sucessivamente.
Escondidas
É um jogo perfeito para jogar com adultos e crianças, não necessitando de destreza física como o anterior.
Basta que seja escolhido um membro da família para fechar os olhos e contar enquanto os restantes se escondem pela casa ou divisão. Quando terminar de contar (o número final deve ser definido antes) abre os olhos e procura os que se esconderam. O último a ser encontrado, ou não, ganha, e o primeiro passa a ser o que tenta encontrar os outros na próxima jogada.
No entretanto, os jogadores ainda por encontrar podem movimentar-se, dirigir-se para o local da contagem e salvar-se dizendo a expressão “1,2,3 (e o nome próprio)”. Se o último jogador alcançar o local da contagem pode ainda salvar todos com a expressão “1,2,3 salvo todos” e assim o jogador de olhos vendados será o mesmo na próxima jogada.
Galo
Ideal para quem prefere jogos menos energéticos.
Apenas é necessária uma folha de papel ou suporte, canetas ou marcadores de duas formas diferentes. Desenham-se ou definem-se três colunas com três linhas desenhadas cada, criando assim nove pequenos quadrados. Define-se a ordem de jogo e à vez os jogadores colocam um dos marcadores na posição que desejar.
Ganha quem conseguir fazer uma linha horizontal, vertical ou diagonal composta por três marcadores iguais.
Telefone sem fios
Divertido para jogar com crianças mais velhas ou adolescentes e que preferem trabalhar em equipa.
Define-se uma ordem de jogo e o jogador inicial pensa numa frase (mais ou menos complexa) e partilha com o jogador seguinte, ao ouvido, para que mais ninguém a ouça. O jogador seguinte partilha o que percebeu da mesma forma com o terceiro jogador e assim sucessivamente até alcançarem o último.
O último jogador deve dizer em volta alta o que percebeu e comparar com a frase inicial. Todos ganham se a frase for igual ou muito semelhante.
Quatro ideias para celebrar esta data, no início de mais uma semana de trabalho e escola. Aproveite e crie uma tradição de família com jogos sustentáveis e tradicionais portugueses. Divirta-se!