Dia Mundial da Árvore e da Floresta: Plante Connosco
Março traz consigo a Primavera, o espreitar de todas as plantas dormentes durante o Inverno e um renovado espírito de ligação com a Natureza.
Mantendo este espírito, e em jeito de celebração dos Dias Mundiais da Árvore e da Floresta, partilhamos 6 espécies de plantas com porte arbustivo que pode plantar num pequeno jardim, ou até mesmo num terraço com as devidas adaptações.
Todas as plantas sugeridas possuem frutos comestíveis pelo que permitem embelezar o seu espaço exterior, contribuir para a biodiversidade e ainda alimentar a sua família. O nosso tipo de plantas favoritas!
Eis as nossas sugestões e recomendações (adaptadas do livro Um Jardim para Comer de Roland e Mayline Motte e editora Jacarandá).
Quivi (Actinidia kolomikta “Adão” e “Eva”)
Uma das espécies que produz os quivis, já tão conhecidos de todos nós, e que apresenta características mais decorativas, nomeadamente nas suas folhas matizadas de verde e rosa.
É uma planta trepadeira que pode crescer até aos 4, 5m de altura e que convém ser guiada por suportes fortes pois pode alcançar um peso considerável. Devem ser plantadas aos pares, “Adão” e “Eva", para que ocorra a tão deseja frutificação. É possível plantá-las em vaso ao sol ou meia sombra, contudo o mesmo necessita de ser muito grande (pelo menos 50cm de diâmetro) devido precisamente ao tamanho e peso que podem desenvolver, mas é possível!
Medronheiro (Arbutus unedo)
Arbusto que pode atingir os 3 a 5m de altura, de folhagem persistente, forma pequenas flores com formato de campainhas brancas ou rosas dando origem a frutos vermelhos do tamanho de morangos. Estes frutos são comestíveis quando maduros (bem vermelhos e ligeiramente moles) e a sua polpa é agridoce, perfeita para a preparação de compotas, xaropes, licores e geleias.
Pode ser plantado num vaso com 40 a 50cm ao sol ou meia sombra abrigada do vento.
Cerejeira-de-naquim (Prunus tomentosa)
Também conhecida como cerejeira-da-manchúria, é um arbusto pequeno com 1,5 a 2m de altura, folha caduca, flores cor-de-rosa em cachos e ligeiramente perfumadas. Os seus frutos, as cerejas-de-naquim, ficam maduros em julho, o seu sabor é ligeiramente acidulado e podem ser consumidos e utilizados tal e qual com as mais comuns cerejas.
Para a plantar em vaso escolha um vaso grande e mantenha-o ao sol ou em sombra ligeira.
Madressilva (Lonicera caerulea)
É uma espécie de arbusto de 1 a 2m de altura, com características trepadeiras, folha caduca, flores primaveris e frutos comestíveis de sabor ligeiramente acidulado, ideal para a preparação de compotas e desidratação para um consumo seco durante todo o ano. Pode ser plantado facilmente num vaso de 40cm ao sol.
Cunquate (Fortunella margarita)
Espécie com o mesmo nome do fruto, é um arbusto que pode alcançar os 3m de altura, de folhagem persistente, flores brancas que podem ocorrer durante todo o ano e originam pequenos frutos de forma ovoide, alaranjados e ricos em vitamina C. É pertencente à família dos citrinos com a vantagem de poder ser consumido com a casca, utilizado em pratos salgados e ainda na preparação de compotas e chutneys.
Num vaso ao sol e abrigado do vento, adapta-se facilmente, mantendo o seu crescimento mais controlado (o tamanho do vaso deve ser adequado ao crescimento da planta e de preferência aumentado a cada 3 anos).
Amoreira (Morus nigra)
É uma árvore que crescerá até ao 15m se não for podada, as suas flores são insignificantes, mas os frutos são vigorosos e deliciosos. Aparentada com a framboesa a amora amadurece durante o Verão e os seus frutos podem ser consumidos crus ou cozinhados.
É possível manter amoreiras em vasos ao sol abrigados de ventos frios.
Seis espécies de plantas arbustivas, ou árvores de porte pequeno, com floração interessante para embelezar jardins e terraços e frutos comestíveis e utilizáveis em variados fins culinários.
Aventure-se, decore o seu espaço exterior, dedique um pouco de tempo à sua manutenção e rega e desfrute do que a Natureza tão humildemente cria.
Feliz Dia Mundial da Árvore e da Floresta!