Dicas para Controlar os Presentes de Natal
Oferecer presentes nesta quadra é agora praticamente uma obrigação, principalmente para as famílias com crianças, pois é criada uma antecipação tão grande que, se não existir o momento de abertura de presentes, todo o Natal estará arruinado.
No ano passado sugerimos presentes faça-você-mesmo por isso este ano decidimos partilhar convosco uma ideia para ajudar à redução do número de ofertas: a Regra dos Quatro Presentes.
Esta regra surgiu no Canadá, aplica-se em especial às crianças (mas pode ser aplicada para todos) e foi pensada com o objetivo de evitar que todos os membros da família alegremente ofereçam um presente por pessoa a cada criança, gerando assim um exagerado monte de prendas.
Aplicando a regra cada pessoa apenas recebe quatro presentes: algo que quer, algo que precisa, algo para vestir e algo para ler.
A aplicação deste princípio é muito simples e no fundo pretende colmatar várias problemáticas levando a pessoa a receber sempre: um artigo que quer, outro que precisa para alguma situação em concreto, uma peça de roupa útil e um objeto educativo.
Consideramos que é uma ótima regra e que tem muito potencial para ser aplicada por todos, pois nela inclui-se a possibilidade de recorrer a peças em segunda-mão e poupar drasticamente. Famílias com muitos membros que pretendem contribuir para os presentes, podem ainda juntar esforços melhorando a qualidade dos artigos oferecidos.
Se contudo, esta regra não for prática para a sua família e pretende cortar a fundo com os presentes de Natal físicos, sugerimos que ofereça uma experiência a toda a família (para a qual também podem contribuir outros membros da família na mesma lógica anterior). Pode ser um espetáculo, uma viagem, uma visita a um parque ou local especial ou ainda a realização de um workshop familiar.
As possibilidades são vastas, faça-o com pompa e circunstância e seguramente terá o mesmo (ou maior!) impacto que um enorme monte de presentes debaixo da árvore!