Dicas para Lavar e Desinfetar Brinquedos

Dicas para Lavar e Desinfetar Brinquedos
Fotografia de Andrew Seaman / Unsplash

Os dias de férias em casa são, por regra, também aproveitados para fazer algumas organizações e limpezas que se encontram pendentes na lista de tarefas.

Uma destas tarefas pode bem ser a lavagem e desinfeção de brinquedos de crianças e/ou animais, que beneficiará dos dias quentes para facilitar o processo de secagem.

Lavar e desinfetar brinquedos pode parecer simples, contudo nem todos os materiais devem ser limpos, nem secos, da mesma forma, pelo que esta é uma daquelas tarefas que parece simples, mas que na realidade confunde e dissuade muitos de nós.

Desta forma, partilhamos dicas para lavar e desinfetar brinquedos da forma mais eficaz, natural e sustentável possível, dividindo-as por tipologia de brinquedo, sem distinguir se infantil ou animal, pois o importante é o material que o constitui.

The Odd F R O G with A small HOUSE to live in.
Fotografia de Anton Darius / Unsplash

Brinquedos de tecido

Esta tipologia inclui: peluches simples, brinquedos criados com pedaços e farrapos de tecido simples e peluches com eletrónica.

Para lavar e desinfetar peluches e brinquedos simples sugerimos que identifique se são brinquedos frágeis ou não. Se forem frágeis recomenda-se a lavagem à mão, se não, podem ser colocados na máquina a lavar num programa para roupa delicada, realizando apenas uma pré-lavagem a todas as manchas com água e sabão natural.

Sendo brinquedos frágeis, a sua limpeza deve ser realizada recorrendo a uma taça, água e sabão natural. O brinquedo deve ser humedecido, levemente ensaboado e depois enxaguado. Para secar sugerimos embrulhar o brinquedo numa toalha absorvente e enrolar com alguma pressão, mas não muita.

Fotografia de Jesper Brouwers / Unsplash

Para peluches com eletrónica ou sistemas de som, como não podem ser humedecidos totalmente, recomenda-se a leve passagem de um pano molhado por toda a superfície de tecido, posteriormente a mesma passagem de um pano ensaboado com sabão natural ou detergente da loiça manual ecológico, insistindo nos locais com manchas, e por fim uma nova passagem com o pano agora humedecido apenas em água. Repetir o processo até remover a sujidade por todo o brinquedo.

Para secar por completo não se recomenda, em nenhuma tipologia de brinquedo, a utilização da máquina de secar, pois pode danificar seriamente os brinquedos, desfigurando-os.

Sugere-se assim a secagem ao ar, pendurados ou pousados, e expostos a luz solar apenas nas horas de menor calor. No restante tempo a temperatura do ar de dias de calor, será suficiente para secar por completo os brinquedos.

Assim que secos, podem ser escovados para melhorar o aspeto final e devolvidos para novas aventuras e brincadeiras.

Fotografia de Anna Mysłowska-Kiczek / Unsplash

Brinquedos de madeira

Esta tipologia de brinquedos tem vindo a invadir as nossas vidas em substituição do plástico, e ainda bem, contudo trazem alguns desafios quanto ao momento da sua limpeza e desinfeção.

Como a madeira destes brinquedos não pode ser mergulhada em água, a sua limpeza deve ser priorizar o , as manchas e por fim uma desinfeção geral.

Recomenda-se a limpeza do pó e sujidade regular de todos os brinquedos de madeira e a remoção de manchas específicas com um pano, primeiramente ensaboado com sabão natural e posteriormente apenas com água para remover o sabão. Para uma desinfeção geral passar por todo o brinquedo um pano com uma solução com vinagre de limpeza e posteriormente nova passagem com o pano humedecido em água. Desta forma garante-se a higiene e desinfeção do brinquedo e a madeira não é impregnada com a solução.

Para secar recomenda-se a colocação destes brinquedos ao ar livre, sem exposição solar direta, uma vez que a radiação pode provocar rachas na madeira e alterar a cor dos brinquedos.

Bath time
Fotografia de Thomas Despeyroux / Unsplash

Brinquedos de plástico

Apesar de uma grande consciencialização para a redução do plástico no dia-a-dia, o “departamento” dos brinquedos ainda detém uma considerável quantidade de plástico, seja por falta de vontade de mudança ou necessidade imperativa deste material (como sejam os brinquedos de banho). Assim é fundamental saber como os higienizar.

Se o brinquedo não for eletrónico a sua limpeza pode passar por demolhar em água com sabão natural ou solução de vinagre, esfregar com uma escova todas as suas partes, escorrer e secar ao ar livre sem exposição solar.

Se o brinquedo possuir eletrónica então a sua limpeza deve ser realizada por partes, tal como nos brinquedos de tecido, passando um pano com água e sabão, ou vinagre, por toda a superfície, um pano humedecido para remover e a secagem ao ar, também sem exposição solar.

O vinagre como agente ácido deve ser utilizado com cuidado, pois pode danificar algumas tipologias mais frágeis de plástico, para decidir, consultar a etiqueta do brinquedo ou, na dúvida, substituir pelo sabão.

Our son’s very first miniature toy dinosaur ever. He fell in love with it, and has loved dinosaurs ever since.
Fotografia de Kelly Sikkema / Unsplash

Sobre este assunto é importante mencionar ainda que os brinquedos em utilização devem ser higienizados com regularidade, principalmente os que são colocados na boca, partilhados com outras crianças ou animais, e utilizados no exterior.

Assim recomenda-se que todos os brinquedos: infantis colocados na boca e partilhados com outras crianças ou animais, sejam higienizados todos os dias; utilizados no exterior, sejam sacudidos/escovados/enxaguados diariamente e permaneçam no exterior, em local protegido, para evitar contaminação; e os restantes sejam lavados e higienizados em intervalos entre uma semana a no máximo um mês, dependendo da utilização.

É também fundamental que todos os brinquedos em utilização, aquando de um período de doença familiar, sejam higienizados e desinfetados de modo a prevenir o desenvolvimento das bactérias prejudiciais e permitir até a contaminação entre membros da família.

A cockapoo puppy, on its back, playing in the sunshine.
Fotografia de Nick Fewings / Unsplash

Esperamos que estas dicas simples o motivem a adicionar os brinquedos na rotina de limpeza, pois eles são elementos fundamentais de um dia-a-dia e estão constantemente a serem sujos ou contaminados, o que pode trazer doenças e até pragas para o seio familiar.

De forma simples mas rotineira, garanta a limpeza destes objetos e mantenha a sua casa limpa e a sua família, “de duas ou quatro patas”, segura.

Para mais dicas sobre limpeza, criação de detergentes caseiros, destralhe e organização, visite as categorias do Blog denominadas Dicas Sustentáveis e Faça-você-mesmo e deixe-se inspirar e motivar com as nossas sugestões e receitas testadas e experimentadas.

Para aquisição de produtos de limpeza naturais e sustentáveis não deixe de visitar a Loja Online e conhecer as variedades de sabão natural e detergentes ecológicos portugueses à disposição.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!