Dicas para Piqueniques Sustentáveis

Dicas para Piqueniques Sustentáveis
Fotografia de Evangelina Silina / Unsplash

Os dias de calor já cá estão e convidam a atividades ao ar livre, idas à praia e a piqueniques em jardins e parques.

Com estas ideias em mente, e embalados pelo Dia Internacional do Piquenique que se assinala no próximo dia 18 de junho, partilhamos dicas para transformar os seus piqueniques em atividades sustentáveis e económicas.

Quando pensam em piquenique é provável que vos venha à mente uma toalha com bebidas e comidas deliciosas e um conjunto de amigos e familiares a desfrutar de um ótimo momento. Tendo dito isto, não deixa de ser verdade que atividades no exterior podem ser desgastantes de organizar e realizar, contudo há sempre formas de simplificar e economizar, respeitando simultaneamente o ambiente. Eis as nossas sugestões.

Fotografia de Deval Parikh / Unsplash

Comer e beber

Desconsiderar qualquer tipo de artigo descartável substituindo-o pelo seu semelhante reutilizável consiste na melhor forma de poupança, ou seja, em vez de copos, talheres, palhas e guardanapos descartáveis, opte por louça tradicional leve, de exterior ou compostável (madeira, milho, bambu ou coco), e guardanapos de tecido. Serão todos leves para adicionar ao cesto do piquenique, simples de lavar e poderá reutilizá-los sempre que pretender.

Relativamente à comida e bebida em si sugerimos que escolha um menu simples e que necessite do mínimo de utensílios, por exemplo: acepipes (preparados para comer à mão com facilidade e de uma só vez), sandes que podem ser embrulhadas nos próprios guardanapos, porta-sandes ou wraps de cera de abelha, bolinhos e pastéis que podem ser facilmente transportados (idealmente em sacos para evitar a criação de grandes volumes com recipientes), fruta, e claro, água da torneira ou sumos naturais caseiros transportados em garrafas reutilizáveis do próprio ou para partilhar.

Se necessitar que as bebidas ou alimentos sejam mantidos frios sugerimos uma geleira ou saco isotérmico equipado com bolsas térmicas, que refrigeradas ou congeladas previamente, vão manter tudo o que precisar a temperatura fria.

Football outside Jakarta
Fotografia de Robert Collins / Unsplash

Entretenimento

Incluir brincadeiras no saco do piquenique é sempre uma ótima ideia, de modo a prevenir aborrecimentos e a associação da atividade, por parte das crianças, com frustração e falta de atividade.

Sugerimos que sejam evitados quaisquer tipo de brinquedo com partes pequenas, pois podem perder-se na erva ou areia, e que sejam muito complexos de preparar. Propomos: jogos de cartas, cordas ou elásticos para saltar, bolas grandes (idealmente de encher, por praticabilidade) ou apenas livros ou papel e canetas para pintar. O que quer que escolha seja simples e trazido de casa, não compre de propósito.

Fotografia de Anna Dudkova / Unsplash

Companheiros de quatro patas

Se costuma incluir o companheiro, ou companheiros, de quatro patas em todas as atividades de exterior eis algumas dicas: levar sempre consigo muita água, pelo menos uma taça de viagem, sacos de dejetos (idealmente compostáveis), algum brinquedo grande que não possa ficar perdido, ou desfeito em pequenos pedaços contaminantes, e alimentação ou snacks.

Relembramos que os animais não devem ser expostos a sol direto e/ou muito calor por um período longo, pois os seus organismos não transpiram como nós e não lidam bem com altas temperaturas; não devem circular em pavimentos muito quentes (como o alcatrão, tijoleira ou eventualmente pedra) pois podem queimar as partes sensíveis das suas patas; e devem ser enxaguados após banhos em água de mar, para evitar que o salitre maltrate o seu pêlo. Em caso de necessidade e sujidade persistente em casa podem ainda dar banho, recorrendo a sabões e champôs apropriados, naturais e biodegradáveis.

Últimas considerações gerais

Não recomendamos que compre uma toalha propositadamente, reutilize toalhas de praia ou mantas grossas, opte por cosmética natural, incluindo protetor solar e eventualmente repelente de insetos, será mais saudável para si e para o meio ambiente, se fumar leve consigo um recipiente para colocar as beatas dos cigarros e não deixe nenhum lixo no chão nem nenhum tipo de marca negativa após a sua passagem.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e sirvam o propósito de auxiliar a organizar e a simplificar uma atividade extremamente prazerosa e ideal para desfrutar nos dias de calor que se avizinham.

Divirta-se!

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!