Dicas para Tornar a Sua Empresa Mais Sustentável

Dicas para Tornar a Sua Empresa Mais Sustentável
Fotografia de Nastuh Abootalebi / Unsplash

Por regra dedicamos o nosso foco à vida particular e como cada um de nós pode adotar um estilo de vida sustentável, contudo a maior parte da nossa semana é passada a trabalhar, e as empresas também têm uma responsabilidade em linha com a sustentabilidade do planeta.

Assim hoje propomos algumas dicas para tornar a sua empresa mais sustentável que podem ser aplicadas por todas, seja de que ramo ou tipologia forem, de forma simples.

Seja empresário ou trabalhador esperamos que estas propostas sejam úteis e motivadoras para provocar e inspirar a mudança.

A simple shot of flowers in a glass bottle.
Fotografia de Robert Euro Djojoseputro / Unsplash

Aplicar os 3R´s pela ordem correspondente

Reduzir, reutilizar e reciclar. Reduza todos os consumos desnecessários, reutilize tudo o que for possível para o mesmo fim ou outros, e recicle tudo o que restar.

A aplicação destes princípios também pode e deve incluir: a recusa de tudo o que não é pretendido nem se coaduna com os princípios da empresa, a doação ou venda de artigos para os quais não encontra função, ao invés do seu descarte, e até a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos na copa e cantina.

Reduzir o consumo de água

Através da verificação e reparação regular de fugas, da instalação de redutores de caudal nas torneiras e chuveiros e da instalação de temporizadores.

Estas medidas para além de pouparem recursos naturais também irão permitir poupar financeiramente.

Realizar compras mais sustentáveis

Todas as compras que a empresa realiza podem ser repensadas para serem mais respeitadoras do ambiente apostando: na produção local ou nacional e em empresas com práticas sustentáveis em vigor; na substituição de produtos químicos por soluções não tóxicas para a saúde nem ambiente; em artigos com elevada durabilidade ao invés de descartabilidade, que possuam mais do que uma função, que possam ser reutilizados para outro fim ou, quando os anteriores não forem aplicáveis, que todos os seus componentes sejam passíveis de reciclagem.

Office
Fotografia de Alesia Kazantceva / Unsplash

Reduzir o consumo de energia

Tirar o máximo partido da iluminação natural; desligar da tomada no final do dia de trabalho todos os equipamentos que possuem standby; instalar sensores de iluminação em espaços com pouca utilização, de modo a impedir o esquecimento da mesma ligada; privilegiar a utilização das janelas e instalar estores e sistemas de bloqueio do sol direto, ao invés da utilização do ar condicionado; isolar portas e janelas e instalar iluminação LED, são algumas das medidas que permitirão poupar o ambiente e reduzir a fatura no final do mês.

Promover uma boa qualidade do ar interior

Fundamental para os trabalhos realizados continuamente em espaços interiores fechados e que quando conseguida contribui ativamente para um ambiente de trabalho saudável.

Algumas medidas que pode adotar consistem em: colocar plantas, nomeadamente de espécies com propriedades filtrantes, vão purificar o ar e tornar o ambiente mais agradável; evitar o uso de tapetes e carpetes que acumulam pó, ácaros e microrganismos; evitar o uso de sprays aerossóis e arejar as divisões diariamente.

Fotografia de Jason Goodman / Unsplash

Implementar uma gestão eficaz de resíduos

Colocando em prática a política dos 3R´s a produção de resíduos será agora a mínima possível, contudo existirão sempre medidas que podem ser adotadas sobre esta temática: evitar o uso de consumíveis descartáveis (exemplos: copos, talheres, garrafas) substituindo-os por soluções reutilizáveis, como sejam a loiça e uma estação de enchimento de garrafas reutilizáveis; descartar e encaminhar corretamente todos os resíduos produzidos (papel, metal e plástico, vidro, artigos elétricos e eletrónicos, tinteiros e toners, pilhas e baterias, lâmpadas, etc.) seja com recolha direta por uma empresa, ou por deposição no ecoponto ou ecocentro local, e sensibilização de todos para a importância da redução de resíduos a nível individual e empresarial.

Repensar as viagens empresariais

Se há uma coisa que a pandemia provou ser verdadeiro é que as reuniões presenciais nem sempre precisam de acontecer. Plataformas de videoconferência são simples de utilizar e devem ser a primeira opção para reunir com trabalhadores remoto, clientes e fornecedores. A viagem apenas deve ser contemplada se for indispensável e deve ser dada prioridade ao comboio ao invés do avião, sempre que possível.

7 conjuntos de dicas que lhe permitirão poupar o ambiente e reduzir as faturas da sua empresa sem grandes investimentos. Comece pelas que terão um impacto mais imediato e vai verificar que a mudança compensa e é contagiante. Envolva os seus colegas e trabalhadores e terá ainda uma recompensa maior. Poderá ter resistência ao início, mas nada se faz sem esforço e todos os esforços compensam à sua maneira.

Reforçamos ainda que as práticas sustentáveis não serão apenas positivas para o ambiente e para a economia da sua empresa, sê-lo-ão também aos olhos dos seus clientes e investidores, pois uma empresa com preocupações ambientais é uma empresa conectada e preocupada com o futuro, o que acarreta um impacto positivo profundo na sociedade, cada vez mais apreciado por todos.

Esperamos que estas dicas o tenham motivado a instigar à mudança na sua empresa.

Se tem uma empresa ou é responsável pelas compras da empresa onde trabalha, visite a Loja Online, registe a empresa como B2B/Revendedor (seguidamente será adicionado pela equipa Murta) e poderá consultar, e eventualmente encomendar, soluções de higiene, desinfeção e limpeza sustentáveis, naturais e portuguesas.

Venha conhecer-nos, estamos ansiosos para trabalhar consigo também!

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!