Duas Sugestões para uma Alimentação e Cozinha Saudáveis
Hoje, dia 8 de novembro, assinala-se o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis. Esta data europeia pretende motivar a uma dieta saudável com o propósito de travar o crescimento da obesidade infantil.
Com este objetivo em mente e conjugando com a preocupação perante as estatísticas de desperdício ambiental propomos duas receitas: um caldo que utiliza cascas e talos de variados legumes e uma refeição que podem fazer em conjunto com as crianças da família.
Os caldos de legumes adicionam sabor a arrozes, risotos, estufados e sopas contudo, as versões industrializadas encontram-se, na maioria das vezes, repletas de aditivos que são tudo menos saudáveis.
A solução passa por criar os caldos em casa e conservá-los no frigorífico para usar em poucos dias ou no congelador para uma conservação de alguns meses.
Eis a nossa sugestão: juntar cascas de cenoura, cascas e topos de cebola, a parte verde escura do alho francês, talos de aipo, talos de espinafre e casca de abóbora numa panela com água. Adicionar ervas aromáticas e especiarias a gosto (como por exemplo salsa, hortelã, louro, tomilho, alho, cravinho e pimenta em grão). Deixar ferver lenta e prolongadamente (durante 1 a 2 horas). Remover a espuma que se vai formando e, no final, coar o conteúdo, compostá-lo e utilizar ou guardar o caldo obtido.
De notar que as cascas e talos adicionados podem ser alterados consoante as necessidades podendo utilizar-se a casca de batata, beringela, curgete, nabo e rábano e os talos de brócolos, bimis, espargos e couves, sendo que o sabor será sempre diferente.
Como uma alimentação saudável se ensina e promove desde criança a nossa segunda proposta está muito relacionada com essa prática e pode ser confecionada com a ajuda de toda a família: bolinhas de verduras.
Para a criação destas bolinhas são necessários: azeite virgem extra, aproximadamente 400g de verduras à escolha, 1 ovo, 50g de farinha de trigo, aproximadamente 80g de pão ralado, sal e pimenta q.b.
E basta: saltear as verduras e, assim que estiverem cozinhadas, triturá-las num processador, juntar o ovo, a farinha, 60g de pão ralado, sal e pimenta, e fazer bolinhas com essa mistura já homogénea. Dourar as bolinhas num pouco de azeite e escorrer o excesso. Servir com um acompanhamento de eleição ou apenas com molho de iogurte.
Duas sugestões ovolactovegetarianas que privilegiam o aproveitamento de alimentos e promovem uma alimentação saudável e sustentável que facilmente motiva até os mais pequenos.
Experimente!