Faça-você-mesmo com Frutas de Julho
O mês de Julho já vai bem lançado e com ele chegaram algumas novidades de frutas em época, nomeadamente: as maçãs e as melancias. Ambas frutas muito apreciadas pelos portugueses e principalmente bem fresquinhas nos dias de calor, sendo consumidas, na maior parte das vezes, cruas e sem qualquer alteração, contudo quando existem em quantidade ou pretendemos fazer durar o seu sabor vão mais além com receitas criativas.
Em publicações passadas já partilhamos receitas para: criar vinagre de maçã, um multiusos extraordinário que tanto pode ser utilizado em cosmética, limpezas e culinária; conservar pela desidratação, transformando as tão adoradas maçãs num snack perfeito para qualquer estação do ano e momento; e também não desperdiçar nem um pouco da melancia veranil ao utilizar a sua entrecasca para fazer sumos deliciosos.
Ideias para utilizar estes frutos não faltam e hoje partilhamos três sugestões que permitem desfrutar ainda mais do seu sabor e utilizá-los em várias preparações.
Começamos pela maçã. Fruto tradicional em Portugal e com inúmeras variedades disponíveis no mercado desde meados de Julho a Abril do ano seguinte. Fonte de vitaminas A, C e E, rica em ácido fólico, fibras e antioxidantes, sendo por isso o seu consumo mais do que aconselhado por todos os membros da família.
Se possui uma macieira no seu quintal ou tem acesso a fruta de produção biológica/ sustentável propomos que experimente estas duas receitas de conservação: puré de maçã e conserva de maçã com especiarias.
Para o puré de maçã nada podia ser mais simples, basta: colocar num tacho um fundo de água muito raso, adicionar gomos de maçãs (sem pele e sementes) até cobrir o fundo do tacho, juntar uma pitada de sal e deixar cozer tapado por aproximadamente 20 minutos. Assim que estiverem bem cozidas triturar e guardar em frascos esterilizados. A esta receita podem ser adicionadas especiarias, mas condiciona a utilização do puré que, dessa forma, terá sempre o gosto da especiaria.
Este puré simples apresenta inúmeras utilizações nomeadamente: adoçar cereais, sobremesas e bolos, servir diretamente como snack, fazer gelatinas, substituir o ovo em preparações de bolos vegan ou ainda substituir parte do óleo numa receita.
A conserva de maçã é uma versão semelhante à anterior, contudo infundida com especiarias exóticas que lhe conferem um sabor diferenciador e mais indicado para rechear tartes e bolos ou servir de topping em crepes, waffles, panquecas, iogurte natural ou gelados simples (como por exemplo a nata ou a baunilha).
Para a confecionar necessita de colocar num tacho a aquecer 1L de água e o sumo de 1 limão grande. Cortar em fatias finas aproximadamente 500g de maçãs sem casca e sem sementes e adicionar ao líquido do tacho (de notar que a variedade de maçãs usada irá alterar o sabor da conserva, recomendando-se assim maçãs mais doces como a Granny Smith ou a Reineta). Ao preparado adicionar 150g de açúcar mascavado, 2 paus de canela, 1 estrela de anis, 2 colheres de chá de gengibre e de noz-moscada e 1 colher de chá de cravinhos inteiros. Deixar cozer por 10 minutos em lume médio e assim que as maçãs já estiverem ligeiramente cozidas, retirar os paus de canela, a estrela de anis e os cravinhos e juntar uma colher de sopa bem cheia de amido de milho. Mexer continuamente, mas gentilmente, até que engrosse ligeiramente. E assim está pronto a usar ou verter para frascos esterilizados e conservar.
Esta conserva é perfeita para ter sempre na despensa, tirando partido da época das maçãs e evitando comprar um preparado semelhante já feito. Garantimos que irão elevar qualquer receita!
Para a melancia temos uma proposta mais fresca, um sorvete simples, sem lactose para tirar todo o partido desta fruta rica em água, baixo valor calórico e açúcares.
Criar o sorvete é simples: colocar num tacho aproximadamente 1,5kg de melancia cortada aos pedaços e sem sementes, raspas de limão a gosto, 1dL de xarope de groselha e 300g de açúcar (que pode ser reduzido mediante o sabor natural da melancia), triturar com a varinha mágica e deixar ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Retirar e deixar arrefecer completamente (troque para uma taça para acelerar o processo). Numa taça à parte bater 4 claras em castelo e juntar ao preparado anterior num recipiente para congelação maior do que a quantidade de mistura final. Levar ao congelador e, a cada 10/15 minutos, revolver até que congele (este processo previne a formação de cristais de gelo). Assim que congelar pode servir ou conservar (estando sempre atento ao aparecimento de gelo na superfície).
Três receitas de execução simples que permitem criar acompanhamentos deliciosos e saudáveis, e simultaneamente substituir produtos comprados embalados com aditivos químicos adicionados.
Experimente e desfrute de uma cozinha sustentável e criativa!