Faça-você-mesmo Três Tipos de Pão
Cá no nosso cantinho à beira-mar plantado pode dizer-se que somos fãs de pão.
Somos capazes de comer pão nas várias refeições do dia, quer como acompanhamento ou parte integrante da própria refeição, como na francesinha ou nas sandes.
Contudo, o pão é provavelmente um dos poucos alimentos que poucos se aventuram a criar do zero. Tal deve-se à ideia criada de que fazer pão é demasiado complicado ou que precisa de utensílios ou equipamentos específicos.
Hoje assinalamos o Dia Mundial do Pão, desmistificamos esses preconceitos e aliamos a sustentabilidade. Propomos 3 receitas para criar pães que tipicamente são comprados embalados: as tortilhas, os pães pita e os pães de forma.
Pão Tortilha
Sim, as tortilhas são na realidade pão. Consistem numa massa de pão sem fermento que é cozida a temperaturas elevadas no forno ou a temperaturas médias/altas numa frigideira.
É provavelmente a massa de pão mais simples que existe pois, como não leva fermento, não necessita de levedar muito, e é incrivelmente versátil. Pode ser utilizada para fazer tacos, quesadilhas, chips e até pizzas.
Para a criar apenas necessita de um tacho pequeno, um rolo da massa, uma taça, um pano, leite, manteiga, farinha e sal.
No tacho derreter 3 ½ colheres de sopa de manteiga em ¾ de chávena de leite. Aquecer apenas o suficiente para que a manteiga derreta e incorpore no leite. Desligar e deixar arrefecer um pouco.
Na taça juntar 2 chávenas de farinha de trigo, ½ colher de chá de sal e a mistura do leite. Misturar todos os ingredientes com as mãos até que formem uma bola.
Pousar a bola numa superfície polvilhada com farinha e amassar até que a bola se torne homogénea em cor e aspeto. Voltar a colocar na taça e deixar repousar por 30 minutos tapada com um pano, num local com temperatura amena.
Após esse tempo colocar a bola de massa na superfície enfarinhada e passar o rolo da massa até forma uma espécie de retângulo. Dividir em 6 pedaços semelhantes. Estender cada pedaço com o rolo da massa até que formem um círculo com aproximadamente 3mm de espessura.
Numa frigideira aquecida a temperatura média/alta cozinhar cada círculo de massa até que ambos os lados fiquem dourados. Não deve demorar mais de 1 minuto e meio e é normal que a massa inche de ambos os lados (este efeito irá desaparecer com o arrefecimento da massa).
Servir ainda morno para acompanhar molhos. Para criar tortilha chips basta partir aos pedaços e colocar num forno quente para que fiquem crocantes. Se a sua preferência for pizza, basta dividir a massa em menos pedaços, por forma a criar tortilhas gigantes, transferir para um tabuleiro de forno, colocar os toppings pretendidos e assar como se fosse uma massa de pizza.
Pão Pita
Se é fã de sandes provavelmente é fã de pão pita, mesmo que ainda não tenha experimentado, pois consiste num pão cuja massa incha no centro e cria um espaço livre perfeito para rechear com todos os seus acompanhamentos preferidos. A sua preparação é simples, apenas necessita de tempo.
Numa taça juntar: 500g de farinha de trigo, ½ colher de sopa de sal e 5g de fermento biológico seco, tendo em atenção que o sal e o fermento devem ser depositados em locais opostos. Misturar todos os ingredientes.
Adicionar 25g de azeite e 300g de água (se estiver frio utilizar morna, se estiver muito calor utilizar água fria) e misturar com uma colher até já não ser possível. Utilizar as mãos para continuar a envolver a mistura até que se torne uma massa homogénea.
Remover a massa da taça, colocar numa bancada enfarinhada e aguardar 10 minutos para que a água seja devidamente absorvida. Após esse tempo amassar a massa com a palma da mão, abrindo e fechando a massa, sem a quebrar, durante 10 minutos. É possível fazê-lo na numa amassadeira com gancho de pão durante aproximadamente 5 minutos.
Após amassada, formar uma bola com a massa, untar a taça com um pouco de azeite e colocar a bola no interior. Cobrir com um pano e deixar levedar por 1 hora ou 30 minutos em dias de calor acima de 30ºC.
Passado esse tempo, retirar a massa da taça, esticá-la suavemente com os dedos, cortá-la em 8 pedaços semelhantes e transformá-los em bolas de massa com o mínimo de movimentos. Cobrir e deixar levedar por mais 15 minutos.
Com cada bola levedada, criar discos com aproximadamente 15cm de diâmetros ou no máximo 18cm, se esticar mais o disco irá rasgar ao invés de inchar e não vai criar o efeito pretendido da bolsa interior para rechear.
Com uma frigideira quente colocar um disco e aguardar que o pão inche (o que deve demorar entre 1 a 2 minutos), virar e dourar o outro lado por 30 segundos. Se a massa não inchar por toda a superfície, pressionar levemente a bolha para que o ar se espalhe pelo interior.
Deixar os pães repousar sob uma rede para perderem humidade. Servir ainda mornos.
Pão de Forma
Este tipo de pão é definitivamente adorado por todos. É perfeito para torradas, tostas e até para french toast, quando não temos à disposição o nosso pão de rabanadas, mais conhecido por cacete.
No entanto, a maioria de nós compra-o embalado, o que por regra significa que é produzido com uma quantidade variável de conservantes para que se aguente em prateleira. Esperamos que esta sugestão o motive a experimentar.
Num tacho aquecer 150mL de leite, 150mL de água e derreter 30g de manteiga. Retirar do lume e dissolver 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de açúcar amarelo.
Numa taça juntar 450g de farinha de trigo 65 e 1 saqueta de fermento de padeiro ou 1 cubo de fermento de padeiro fresco.
Assim que a mistura de leite estiver morna, abaixo de 40ºC, adicionar à taça com os ingredientes secos e misturar para envolver.
Amassar 10 minutos à mão, na taça ou numa bancada enfarinhada, ou 5 minutos na amassadeira com gancho de pão. Cobrir com um pano limpo e deixar repousar pelo menos 2 horas a temperatura amena, ou até duplicar de tamanho.
Retirar a massa da taça e pousar numa bancada enfarinhada. Polvilhar um pouco a superfície da massa e um rolo da massa com farinha e estender. Formar um retângulo com a massa da largura da sua forma de pão (ou forma de bolo inglês) e enrolar a massa como se fosse uma torta, mantendo a massa no tamanho desejado.
Forrar a forma com papel vegetal e colocar a massa na forma com a dobra virada para baixo. Cobrir com um pano e deixar levedar por mais 1 hora em local com temperatura amena, ou até duplicar de tamanho.
Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos, ou até que a superfície fique dourada.
3 receitas com ingredientes simples e processos distintos que criam pães saborosos e versáteis para as refeições simples de toda a família.
Acreditamos que assim que provar o seu pão caseiro irá sentir vontade de experimentar novas receitas e novas adaptações ao seu gosto, pois o sabor do pão criado, e literalmente amassado por nós, não tem comparação.
Reúna a família e amigos e divirta-se a criar o seu pão caseiro que pode consumir no imediato, manter refrigerado até 4 dias ou congelar por um período não superior a 15 dias.
Junte-se a nós por uma cozinha sustentável baseada em refeições caseiras e ingredientes simples.