Frutas e Legumes Sem Desperdício: Julho

Frutas e Legumes Sem Desperdício: Julho
Fotografia de Becca Tapert

O calor de Verão veio para ficar e com ele mantemos o incentivo a uma alimentação sustentável e a uma cozinha zero desperdício.

Com esta visão em mente escolhemos quatro alimentos em época neste mês, duas frutas e dois legumes, e partilhamos receitas para utilizar partes comestíveis que, por regra, são desperdiçadas.

Dedicamo-nos assim ao milho, à cenoura, à melancia e à beterraba para incentivar a inclusão de todas as partes dos alimentos nos cozinhados, poupando assim o ambiente e a carteira.

Fotografia de Wouter Supardi Salari

Milho

Este legume é uma das novidades deste mês. Cá no nosso país não é tradição comer o milho diretamente da espiga, contudo, quando o encontrar no mercado e lojas locais, não deixe de experimentar, porque o sabor em nada se compara ao milho em conserva ou já pré-preparado de alguma forma.

Comprando as espigas as mesmas virão protegidas pelas suas folhas e incluirão as barbas (também conhecidas por cabelo de milho ou estigmas de milho) que são uns filamentos provenientes do interior da espiga.

Acontece que estes filamentos possuem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, hipoglicemiantes, depurativas e anti-fadiga que não devem ser desperdiçadas.

Fotografia de Engin Akyurt

Para a utilização das barbas de milho as mesmas devem ser secas. Assim, quando comprar uma espiga de milho pode aplicar dois métodos: remover cuidadosamente as barbas juntamente com as folhas, enxaguar e colocar a secar de forma natural (ao ar, sem exposição solar e sem contacto com pragas) ou escolher uma espiga, lavá-la e deixá-la secar por inteiro.

Assim que as barbas estiverem devidamente secas, será percetível ao toque, que se tornará mais áspero, que estão prontas a ser utilizadas.

Sugerimos o chá de barbas de milho. Para o preparar apenas necessita de infundir 1 colher de sopa de barbas secas em 250mL de água fervida durante 10 minutos. Coar e beber quente ou frio.

Não deve ser consumido por grávidas e lactantes, nem com regularidade por pessoas com inflamações no trato urinário, pois pode aumentar o desconforto devido à ação diurética proporcionar mais vontade de urinar.

👍
Não desperdice as folhas das espigas de milho, são ótimas para auxiliar a ativar a chama do churrasco.

Fotografia de Pon Esakki Sundar

Cenoura

Este é seguramente um dos legumes mais consumidos pelos portugueses. É incluído numa grande variedade de receitas desde entradas e saladas em que é consumida crua, estufados, assados e sopas e até sobremesas, crua ou cozinhada.

Não faltam sugestões para a utilização da cenoura já com a sua rama o mesmo não se poderá dizer.

Infelizmente perdeu-se o hábito de aproveitar todas as partes comestíveis e a rama é seguramente uma delas. Se tiver oportunidade de comprar as suas cenouras de um produtor, mercado ou comércio local, compre-as com a rama e utilize-a.

Pode ser consumida crua ou cozinhada e possui um sabor agradável e ligeiramente pungente. Hoje sugerimos que a utilize para criar uma sopa, inspirada na plataforma Vorwerk.

Fotografia de Julia Kicova

Para tal apenas necessita de refogar numa panela com um pouco de azeite 1 cebola e 1 dente de alho cortados aos pedaços. Assim que translúcidos, adicionar  3 cenouras médias com rama, 1 curgete e 1 beringela também cortadas aos pedaços e cobrir com água ou caldo de legumes caseiro. Para um sabor mais ameno retirar a casca da curgete e da beringela e compostá-las.

Deixar cozinhar durante pelo menos 20 minutos, temperar a gosto e triturar. Se a consistência estiver muito grossa, juntar água, deixar ferver 5 minutos e está pronto a servir nas noites mais frescas de Verão.

🍀
Se remover a casca das cenouras não as desperdice e crie um xarope de cenoura em preparação para os estados gripais do Outono/ Inverno.

Fotografia de Marek Studzinski

Sementes de melancia

Esta fruta doce e refrescante que praticamente todas adora no Verão dá origem a dois desperdícios: a casca e as sementes.

Para a casca já propusemos algumas possibilidades para a reaproveitar mas estava em falta as suas sementes que, efetivamente podem ser consumidas e possuem até diversos benefícios de saúde, como o auxílio ao sistema imunitário, ao fortalecimento dos ossos e na regulação da pressão arterial. E são tão simples de utilizar, apenas necessita de as secar previamente.

Para as secar deve: lavar as sementes, de modo a remover todos os resíduos de polpa, e colocar a secar num tabuleiro. Deve posicionar o tabuleiro ao ar, afastado da luz solar direta e coberto com um pano fino de modo a impedir contaminação. Uma vez ao dia convém revolver as sementes para potenciar a secagem. Se tiver uma rede de malha fina onde possa dispor as sementes sem que caiam, a secagem tornar-se mais rápida devido à melhoria da circulação de ar.

Assim que secas, as sementes já podem ser utilizadas diretamente em tudo o que apreciar: saladas, massas, iogurtes, sobremesas, granola, barras de cereais, etc.

Para um sabor mais acentuado sugerimos que toste ligeiramente as sementes, na frigideira durante alguns minutos mexendo ocasionalmente, ou no forno aproximadamente 15 minutos a 150ºC sem ventoinha.

Fotografia de Rasa Kasparaviciene

Beterraba

Este legumes cor de rosa maravilhoso é um dos que mais sugestões partilhamos no Blog, pois consideramos que ainda é ignorado por muitos e devido aos seus nutrientes valiosos e à sua cor perfeita para colorir de forma natural e saudável.

Já propusemos gelado, húmus, massa fresca e pickles, com a sua polpa e cascas, mas hoje focamo-nos numa outra parte comestível: a rama. Propomos sopa de beterraba com rama, inspirada na plataforma Cinco Quartos de Laranja.

A preparação não podia ser mais simples. Inicia-se com um refogado de 1 cebola, 100g de aipo e 3 cenouras cortadas aos pedaços.

Seguidamente juntar 1 curgete e 1 beterraba com rama, também cortadas aos pedaços e deixar estufar durante alguns minutos.

Tapar os legumes com água ou caldo de legumes caseiro e cozinhar durante 15 a 20 minutos. Temperar e triturar. Juntar mais líquido caso considere que está muito espessa, ferver por mais 5 minutos e servir.

Esta sopa fica com uma cor rosa maravilhosa e um sabor diferente e delicioso. Experimente!

Fotografia de Max Nayman

4 sugestões para tirar o máximo partido de todas as partes comestíveis de 4 alimentos em época neste mês.

Esperamos que aproveite estas sugestões para experimentar novas receitas, reforçar e variar os nutrientes com que se alimenta e à sua família, tirar maior partido do seu orçamento para compras e reduzir a sua pegada ecológica.

O desperdício alimentar na cozinha é uma realidade que todos nos devemos esforçar para combater. Está nas nossas mãos realizar compras mais responsáveis - comprando apenas o necessário e o que sabemos que irá ser consumido antes de estragar – e complementar o plano de refeições com receitas que incluem todas as partes comestíveis dos alimentos frescos.

Junte-se a nós por uma cozinha deliciosa e zero desperdício!

Para mais sugestões Zero Desperdício não deixe de visitar as publicações passadas na categoria Cozinha Zero Desperdício do Blog.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!