Ideias para Reutilizar Tecidos no Jardim
Para todos os que apreciam jardinar, a Primavera dá o mote para regressar em força às hortas, jardins, terraços e varandas e dedicar mais tempo às plantações.
Neste sentido juntamos o cultivo de alimentos e plantas decorativas com o reaproveitamento de um dos resíduos mais complexos de reciclar, o vestuário, e propomos ideias para que reutilize peças de vestuário ou tecidos já gastos e inutilizados no seu espaço exterior, evitando que sejam encaminhados para aterro e simultaneamente prevenindo a compra de artigos novos que farão o mesmo efeito.
Antes de apresentarmos as sugestões uma nota importante: o tipo de materiais que temos disponíveis, sintéticos, misturas ou naturais, vai fazer variar as soluções de reaproveitamento dos mesmos.
Recomendamos que os materiais sintéticos sejam aplicados em soluções mais permanentes e não em contacto direto com o solo e alimentos, pois com o avançar da sua lenta degradação irão libertar microcomponentes, nomeadamente microplásticos, que irão contaminar solos, água e alimentos.
Quanto aos materiais naturais sugerimos que sejam aplicados em soluções temporárias pois, ao contrário dos primeiros, irão degradar-se completamente ao longo do tempo, e uma vez que não apresentam componentes contaminantes podem ser utilizados em contacto com o solo.
Assim, roupas e tecidos compostos por materiais de origem natural (algodão, lã, seda, linho, cânhamo) podem utilizados para:
- substituir o recurso a mantas geotêxteis, normalmente utilizadas no fundo de vasos ou camas de cultivo, ou à superfície como cobertura de solo.
- criar sacos de cultivo de variados tamanhos e, com um pouco mais de perícia e planeamento, estruturas com sacos para plantações verticais.
- proteger os vasos das temperaturas frias de Inverno, evitando a formação de gelo, bastando para tal embrulhar os vasos no tecido.
- sombrear as plantas nos dias quentes de Verão, prevenindo a sua sobre-exposição e mantendo a humidade no solo.
- construir um espantalho para dissuadir aves mais atrevidas e destruidoras das culturas.
- suportar as plantas trepadoras, e as que crescem verticalmente e necessitam de apoio, podendo esta tarefa ser cumprida com recurso a atacadores ou farrapos dos próprios tecidos.
- auxiliar a transportar ferramentas e materiais para os vários cantos do exterior, função bem cumprida por sacos ou bolsas de pano já inutilizadas.
Por outro lado, roupas e tecidos, de mistura de materiais ou de materiais sintéticos (rayon, teflon, poliéster, elastano, etc.), podem utilizados para:
- criar estruturas de apoio ao exterior, como redes de descanso, mantas, almofadas, toalhas, etc.
- construir estruturas para as brincadeiras infantis, como tendas ou abrigos de brincar.
A imaginação é o limite e o reaproveitamento de tecidos, que de outra forma seriam encaminhados para aterro, é o mote de sustentabilidade e poupança económica.
Esperamos que estas ideias o tenham motivado tanto como a nós. Experimente e divirta-se!