Jogos Sustentáveis para uma Divertida Noite de Halloween

Jogos Sustentáveis para uma Divertida Noite de Halloween
Fotografia de TG4

Hoje assinala-se o Dia das Bruxas, ou como já é amplamente conhecido o Halloween, e se a sua família ou grupo de amigos não dispensa uma divertida noite de jogos, esta publicação é para si.

Após já termos sugerido máscaras e disfarces para todos, decoração a rigor para a casa e menus sustentáveis e vegetarianos, ficam apenas a faltar ideias para atividades temáticas para evitar que gaste dinheiro com jogos ou brinquedos, que perdem a piada na restante duração do ano, e que muito provavelmente são feitos de plástico não reciclável.

Desta feita propomos jogos diferentes e divertidos que utilizam poucos ou nenhuns recursos e cujas regras são simples de entender e de aplicar por um alargado intervalo de idades.

Fotografia de Bongo FB

Quarto escuro

O Halloween traz consigo um ambiente assustador com muita noite e mistério, portanto nada mais ideal do que uma brincadeira passada num quarto escuro.

Neste jogo escolhe-se uma divisão da casa, fecha-se portas, janelas, portadas, persianas e desligam-se todas as fontes de luz artificial, de modo a que fique completamente às escuras.

Tira-se à sorte um jogador para ficar de fora e os restantes entram e escondem-se o melhor que conseguirem e puderem (podem ligar temporariamente a luz para o fazerem).

Assim que passado o tempo ou dado o sinal acordado, o jogador escolhido para ficar do lado de fora entra na divisão e, às escuras, tem que a percorrer e tentar encontrar um dos jogadores escondidos e adivinhar quem é.

Assim que um nome é dito em voz alta é ligada a luz para se verificar se a informação é correta ou não. Se o nome corresponder ao jogador encontrado, ele fica do lado de fora e o jogo reinicia.

Como este jogo não tem propriamente um fim, para o tornar mais competitivo pode criar-se um quadro e ganha o jogador que for menos vezes encontrado, por exemplo, em 10 jogadas.

Fotografia de Letsroam

Quem sou eu

Este jogo inicia com a criação de nomes ou personagens escritas em papéis individuais. Tendo em conta a temática do Halloween podem ser escolhidos nomes de personagens de filmes de Terror ou Fantasia. Esta lista é baralhada e é tirado à sorte quem é o jogador que inicia.

Para este jogador é tirado um papel da lista baralhada, que todos os participantes podem ler à exceção dele, que deve adivinhar o nome ou personagem que lhe calhou. Para tal deve colocar perguntas a que os restantes devem responder.

Todo o período das perguntas deve ser cronometrado. Assim que o nome for adivinhado o cronómetro para e é escolhido um novo jogador para uma nova jogada.

Ganha quem conseguir adivinhar o nome que lhe foi atribuído mais rapidamente.

Fotografia de UmComo

Apanha a bruxa

Este jogo funciona em rondas e necessita de um jogador mediador que fique de fora a coordenar e a assegurar que as regras são cumpridas.

Criam-se papéis exatamente iguais, com o número de jogadores participantes, e apenas num é escrito a palavra “Bruxa”. Esta bruxa será responsável por eliminar jogadores durante “a noite”. Nenhum jogador pode revelar se é ou não a Bruxa.

Cada ronda inicia com "o cair da noite" em que todos os jogadores fecham os olhos e permanecem em silêncio. A noite é gerida pelo mediador que confirma que todos os jogadores fecharam os olhos e dá o início.

Neste momento do jogo, que dura 4 minutos, a Bruxa abre os olhos e elimina um jogador da mesa, sem ser identificada pelos outros. Para eliminar um jogador a Bruxa apenas necessita de lhe fazer chegar o seu papel com a indicação “Bruxa”.

Passado os 4 minutos o mediador dá por terminada a “noite”, o jogador que recebeu o papel da Bruxa é eliminado, e todos os jogadores nomeiam quem acham ser a Bruxa (incluindo a Bruxa que neste caso dirá sempre o nome do jogador que lhe apetecer). Se algum jogador acertar o mediador confirmará, se não, inicia-se uma nova ronda.

O mediador dá inicio à “noite” e, quando todos os jogadores tiverem os olhos fechados, devolve o papel com a indicação “Bruxa" à Bruxa para que possa eliminar novamente um jogador.

O jogo termina quando a bruxa for identificada.

Se este jogo tiver muitos participantes ou for jogado numa sala grande o tempo pode ser aumentado para facilitar o trabalho da “Bruxa”, ou pode existir mais do que um mediador. Em qualquer dos casos a Bruxa pode sempre escolher não eliminar ninguém em alguma ronda em jeito de desafio.

Fotografia de LetsRoam

Quadro de palavras

Este jogo apenas necessita de um papel ou cartão grande, canetas ou lápis.

Inicia-se com a escrita em maiúsculas de uma palavra temática com muitas letras, comoHalloween, Fantasma, Assustador ou Lobisomem. A palavra deve ser escrita no centro da folha.

Os jogadores devem agora encontrar palavras que incorporem as letras na vertical, na horizontal, e se tiverem jogadores experientes neste tipo de jogo, na diagonal. Não podem ser criadas palavras que impliquem o posicionamento irregular de letras, ou seja, ao criar uma nova palavra não é permitido originar outra que não faça sentido.

Este é um jogo sem competição que se torna ainda mais interessante quando jogado em equipa, como uma espécie de desafio familiar para ver quantas palavras conseguem criar juntos.



Quatro sugestões de jogos sustentáveis e económicos que apenas necessitam de divisões da casa, papel e canetas. Simples e temáticos, garantimos que proporcionarão inúmeras horas de diversão entre familiares e amigos.

Experimente e celebre este Halloween criando memórias inesquecíveis!

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!