Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores de Novembro

Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores de Novembro
Fotografia de Cláudia Abril

Não temos qualquer dúvida de que optar por alimentos frescos, sazonais e nacionais é uma das atitudes que mais contribui para a redução da pegada ecológica individual e para uma melhoria substancial da alimentação e estado de saúde em geral.

Dando preferência a alimentos frescos de época, com nutrientes distintos e maior frescura é possível reduzir significativamente o impacto negativo no ambiente da nossa alimentação diária e melhorar exponencialmente a sua qualidade e sabor.

Para incentivar todos a comprarem sazonalmente partilhamos uma lista geral dos legumes, frutas, ervas aromáticas e flores comestíveis e utilitárias em época em cada mês que o aconselhamos a utilizar para criar a lista de compras e implementar uma alimentação saudável e sustentável.

Colourful root vegetables
Fotografia de Nick Fewings / Unsplash

Legumes

Os legumes de Outono regressam em força com especial destaque para a couve rábano e o nabo, maravilhosos em sopas e estufados.

Encontram-se em época: acelga, alcachofra, alface, alho-francês, beringela, beterraba, cabaça, couve, couve rábano, couve-flor, curgete,  espinafre, luffa, nabo, nabo greleiro, pastinaca, tomatilho, rabanete, rúcula, salsa de raiz e verdura asiática.

Frutas

Eis as frutas em época: abacate, amêndoa, ananás, anona, avelã, banana, castanha, dióspiro, fisális, laranja, limão, maçã, noz, pera, quivi, romã e tangerina.

Damos as boas vindas ao abacate e ao quivi. Conheça as nossas sugestões para criações utilitárias que podem ser obtidas a partir da casca e semente dos abacates.

Fotografia de Nikolett Emmert / Unsplash

Ervas Aromáticas

Este mês pode desfrutar de: anis/ erva doce, cebolinho, coentros, endro, erva-cidreira, hissopo, lavanda, orégãos, sálvia e tomilho.

Para um maior respeito pelo ambiente, melhor frescura e nutrição, opte pela compra num produtor local biológico, ou aventure-se e plante-as em pequenos vasos num local com algumas horas de sol por dia, nem que seja à janela!

Se encontrar uma oportunidade para comprar em quantidade não a desperdice, consuma oque puder rapidamente e congele, seque ou desidrate a restante.

This morning, I found a little buddy resting on an orange cosmos. To me, this little flower let the insect rest on her. So, I thought it would be nice to share this lovely photo. Hope you like it, too! :)
Fotografia de Nikki Son / Unsplash

Flores

Relembramos que nesta lista destacamos: flores comestíveis, aquelas cujas pétalas ou flores inteiras podem ser consumidas; melíferas que possuem alimento para os insetos polinizadores; e auxiliares importantes como companheiras de outras plantas e/ou como controlo natural de pragas.

Estão em época neste mês as seguintes flores: calêndula (melífera e comestível), centáurea azul (melífera, comestível e auxiliar), cósmea laranja (melífera e comestível e auxiliar), cosmos (melífera e comestível e auxiliar), equinácea (melífera, comestível e auxiliar), facélia (melífera, comestível e auxiliar), glória-da-manhã (melífera), hibiscus (melífera, comestível).

Se tiver produção de muitas flores, ou conseguir uma compra em quantidade, seque-as de forma simples e eficaz e não desperdice as suas propriedades.

Fotografia de Kimberly Fowler / Unsplash

Para compras totalmente sustentáveis prefira o comércio ou mercado local, produtores locais, nacionais e biológicos, artigos a granel ou em quantidades com embalagem simplificada.

Se tiver oportunidade de adquirir alimentos com tamanhos, formas anormais e até machucados aproveite a redução de preço, pois são igualmente nutritivos e comestíveis, e utilize-os de imediato para congelar ou converter em molhos, polpas, compotas e doces.

Não deixe de visitar as categorias Cozinha Zero Desperdício e Faça-você-mesmo para encontrar inúmeras receitas com alimentos em época e que aproveitam todas as partes comestíveis e utilitárias e tire o máximo partido dos alimentos que compra.

Bem-vindo novembro, que o teu clima ameno de preparação para o Inverno, traga a abundância de água de que todos precisamos, mas mantenha a integridade dos solos e ecossistemas fragilizados pela força do Verão.

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!