Legumes, Frutas, Aromáticas e Flores de Outubro
Outubro traz consigo o Outono e a típica descida da temperatura acompanhada de vento e da tão necessária chuva. Estas características climatéricas trazem novidades nos alimentos frescos e flores em época para colheita no nosso território.
Como método de incentivo a uma compra de alimentos sazonais e nacionais, partilhamos uma lista geral dos legumes, frutas, ervas aromáticas e flores comestíveis e utilitárias. Utilize-a para criar a sua lista de compras e implemente uma alimentação saudável e sustentável.
Não deixe também de visitar as categorias do Blog Cozinha Zero Desperdício e Faça-você-mesmo para encontrar receitas com alimentos em época e que utilizam todas as suas partes comestíveis e utilitárias e tire o máximo partido dos alimentos que compra.
Legumes
Os legumes de Verão já se encontram em declínio, sendo agora notória a prevalência dos alimentos outonais.
Encontram-se em época: abóbora, acelga, alcachofra, alface, alho francês, beringela, beterraba, cabaça, couve, couve flor, curgete, espinafre, feijão frade, feijão grão seco, feijão verde, funcho, grão-de-bico, luffa, nabo greleiro, pastinaca, tomate, tomatilho, rabanete, rúcula, salsa de raiz e verdura asiática.
Frutas
Damos as boas vindas às variedades tipicamente associadas à temporada fria do ano.
Eis as frutas em época: ameixa, amêndoa, ananás, anona, avelã, banana, castanha, dióspiro, fisális, laranja, limão, maçã, melancia, noz, pera, pêssego, romã, tangerina e uva.
Ervas Aromáticas
Este mês pode tirar partido de: aipo, anis/ erva doce, borragem, cebolinho, coentros, endro, erva-cidreira, hissopo, lavanda, manjericão, orégãos, salsa, sálvia, segurelha e tomilho.
Opte pela compra num produtor local biológico, para um maior respeito pelo ambiente, melhor frescura e nutrição ou plante-as em pequenos vasos num local com algumas horas de sol por dia, mesmo que seja um varandim de janela.
Se encontrar uma oportunidade para comprar em grande quantidade, não a desperdice, consuma a quantidade que puder rapidamente, para evitar perda considerável de nutrientes e frescura, e congele, seque ou desidrate a restante.
Flores
Nesta lista mensal destacamos flores comestíveis, cujas pétalas ou flores inteiras podem ser consumidas; melíferas que possuem atratividade para os insetos polinizadores; e auxiliares úteis para a horta e ecossistema, quer como companheiras de outras plantas e/ou como controlo natural de pragas.
Estão em época neste mês: áster-da-china (melífera, comestível e auxiliar), calêndula (melífera e comestível),centáurea azul (melífera, comestível e auxiliar), cósmea laranja (melífera e comestível e auxiliar), cosmos (melífera e comestível e auxiliar), cravo túnico (comestível, melífera e auxiliar), equinácea (melífera, comestível e auxiliar),facélia (melífera, comestível e auxiliar), girassol folha de pepino (melífera), girassol mexicano (melífera, comestível), glória-da-manhã (melífera), hibiscus (melífera, comestível), papoila da Califórnia amarela (melífera e auxiliar), rudbeckia (melífera) e zinia (melífera e auxiliar).
Se tiver produção de muitas flores, ou conseguir uma compra em quantidade, não desperdice as suas propriedades e seque-as de forma simples e eficaz.
E já sabe para compras totalmente sustentáveis prefira o comércio ou mercado local, produtores locais, nacionais e biológicos, artigos a granel ou em quantidades com embalagem simplificada.
Se tiver oportunidade de adquirir alimentos com tamanhos, formatos diferentes e até machucados a bom preço, aproveite, e utilize-os de imediato, removendo as partes afetadas pois são perfeitos para congelar ou converter em molhos, polpas, compotas e doces.
Bem-vindo outubro, que a tua chuva serena traga tranquilidade e vida para os solos de todo o nosso país, ajudando a sarar as feridas dos incêndios e a acreditar num amanhã melhor.