Mantenha a Pele Saudável e Sustentável Neste Verão
No Verão a nossa pele está sujeita a muitas exposições que a degradam e deixam fragilizada, seja a água salgada do mar ou a clorada das piscinas, ou apenas a exposição constante à radiação ultravioleta de níveis elevados e perigosos.
Neste sentido dedicamos a nossa atenção ao maior órgão do organismo e partilhamos dicas sustentáveis para proteger a sua pele das agressões, mantendo-a saudável no decorrer de toda a estação quente.
A primeira dica refere-se à proteção solar pois a pele é extremamente influenciada pela ação do sol direto. Este promove o aparecimento de sinais e manchas e acelera o envelhecimento das suas células, contribuindo assim para o rápido degradar da sua estrutura, conduzindo a perda de elasticidade e firmeza e desenvolvimento precoce de rugas. De notar que todas estas consequências são diretamente afetadas pela idade e pela cor da pele, sendo que em mais nova idade não somos tão afetados por este efeito solar, da mesma forma que quem tem pele naturalmente mais escura.
Assim propomos dois métodos de proteção: chapéu com malha fechada que proporcione uma verdadeira proteção face aos raios UV e protetor solar de utilização diária. Nos dias com radiação perigosa (UV igual ou acima de 6) devemos utilizar protetor solar todos os dias na pele exposta (rosto, pescoço, peito e, se for o caso, ombros). Sugerimos para tal um cosmético natural com uma textura semelhante a um hidratante.
Um outro passo fundamental, principalmente nesta estação cada vez mais quente, passa pela limpeza da pele. A mesma deve ser realizada todos os dias e deve incluir alguns passos, dependendo da rotina instalada. Se na sua pele diariamente coloca apenas hidratante, e não maquilhagem, para a limpar ao final do dia apenas necessita de uma simples lavagem com sabão natural. Se, por outro lado, utilizar maquilhagem deve removê-la totalmente com desmaquilhante ou água floral recorrendo a discos de limpeza, preferencialmente reutilizáveis.
Adicionalmente, e uma vez por semana, peles mais oleosas e/ou com tendência acneica, agradecem uma esfoliação natural, quer recorra a um sabonete específico ou a uma escova esfoliante. Ambos os métodos são sustentáveis e isentos de microplásticos na sua composição.
Por último, mas não menos importante de todo, destacamos a hidratação. Uma pele corretamente hidratada é uma pele protegida e mais preparada para enfrentar as agressões do dia-a-dia, e não devemos descurar este passo. Sugerimos a seguinte rotina sustentável: durante o dia utilizar um hidratante que simultaneamente possua proteção solar e à noite, após a limpeza da pele, um hidratante apropriado à tipologia da pele (um óleo para todos os tipos de pele, que até pode ter propriedades repelentes muito úteis nesta estação, ou um bálsamo/manteiga para peles, ou zonas da pele, mais secas). Fazemos notar também a importância de hidratar especificamente a pele após exposição solar prolongada, nomeadamente com um cosmético natural pós-solar, para o aporte de nutrientes compensatórios.
Todas as soluções que propomos são naturais, consequentemente sustentáveis, e fundamentais para reduzirmos o impacto da poluição por agentes químicos e microplásticos (incluídos na maioria dos cosméticos industrializados), quer na água de mares e rios, quer na própria água de abastecimento, pois assim que enxaguam, estes cosméticos transferem-se para a água e circulam livremente, causando toda uma série de impactos negativos, ainda não inteiramente compreendidos pela comunidade científica.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para compreender a importância de proteger a pele diariamente e que o tenham motivado a optar por cosméticos naturais. Visite a Loja e conheça todas as opções artesanais e portuguesas que temos disponíveis.