Mantenha as Suas Plantas Saudáveis Durante as Férias
Se é um apaixonado por plantas como nós e tem no interior, ou exterior, da sua casa inúmeras destas incríveis companheiras naturais, sente sempre alguma angústia quando se ausenta em férias, pois fica com a sensação que pode chegar a casa e deparar-se com más notícias.
Assim hoje, e já em preparação para o período de férias que se aproxima a passos largos, voltamos a nossa atenção para o mundo natural e partilhamos dicas para que consiga manter as suas plantas saudáveis até à sua chegada.
A água é essencial para as plantas em todas as fases do seu desenvolvimento, pois usam-na para produzir energia, regular a temperatura e obter nutrientes essenciais. É também vital para os organismos que coabitam no solo e que auxiliam a planta durante todo o seu ciclo de vida. Assim, a rega é fundamental para assegurar que as plantas se mantêm vivas e é uma das carências básicas sempre que nos ausentamos de casa por períodos mais longos.
A quantidade e frequência da rega depende do tipo de plantas que possui. Se possui plantas da família dos catos e suculentas, não necessita de lhes proporcionar uma rega muito regular, pois encontram-se adaptadas a uma vivência em ambiente mais seco. Se, por outro lado, possuir plantas de características tropicais as mesmas necessitarão de uma rega mais frequente.
Adicionalmente a forma como as plantas são mantidas também influencia a quantidade de água de que necessitam, uma vez que plantas em vaso tendem a necessitar de mais água do que as plantas instaladas diretamente no solo.
Plantas mais jovens e recém-plantadas necessitam também de mais água, pois os seus sistemas radiculares (as raízes) são ainda pouco desenvolvidos ou encontram-se em adaptação e não conseguem utilizar toda a água que recebem, tendendo a desperdiçá-la.
Por fim fatores como a temperatura ambiente e a existência de chuva ou vento, também irão influenciar a necessidade de rega das suas plantas.
Dito isto eis as dicas que propomos, inspiradas nas sugestões da Carine Azevedo da Wilder, para manter as suas plantas saudáveis durante a sua ausência.
Regue-as generosamente antes de se ausentar.
Esta dica é válida para plantas de interior e exterior. Para plantas de interior e em vaso pode regá-las abundantemente e deixá-las na água sobrante durante aproximadamente uma hora, para que absorvam o máximo de água possível.
Para plantas exteriores plantadas diretamente no solo regue-as várias vezes no mesmo dia para que absorvam uma grande quantidade de água antes que a mesma escorra. Tenha apenas o cuidado de evitar a rega em períodos de temperaturas elevadas ou com muito vento.
Encha os pratos das plantas.
Manter as plantas de vaso em pratos durante o Verão e ausências é uma ótima solução para prevenir que percam a água da rega, ou chuva, por escoamento. Após a rega abundante encha os pratos de todas as plantas, assim terão uma reserva de água para irem utilizando ao longo do tempo.
Mantenha as plantas afastadas de zonas com temperaturas muito altas. No interior podem ser janelas ou locais onde o sol incide diretamente, e no exterior zonas nas quais nunca ocorre sombra.
Para as plantas instaladas no solo eis uma dica adicional para reduzir o impacto do calor: instale uma proteção solar. Pode ser criada a partir de tecido reaproveitado e preso em alguns postes improvisados. De notar que esta técnica apenas deve ser utilizada sempre que a meteorologia previr temperaturas muito altas e as plantas que possui forem particularmente sensíveis, pois irá reduzir consideravelmente a luz solar que as plantas recebem o que poderá influenciar o seu desenvolvimento.
Organize as plantas. Agrupe todas as plantas que conseguir mover por tipo e tamanho, de forma que, através da humidade e calor, se possam ajudar umas às outras.
Tenha apenas em atenção que as plantas mais pequenas devem ficar à frente das mais altas para que continuem a receber luz.
Cubra o solo livre. Manter a humidade no solo permitirá às suas plantas permanecerem saudáveis por mais tempo sem necessitarem de água adicional.
Utilize qualquer tipo de material sobrante desde que seja natural, não tóxico nem plastificado, como por exemplo a casca de pinheiro, o musgo, a fibra de coco e a palha. Basta cubrir todo o espaço livre e o solo fará o resto.
Crie um sistema de rega improvisado.
Eis duas ideias: uma garrafa e um fio de algodão. A garrafa, preferencialmente em vidro, deve ser cheia com água, possuir uma tampa com um furo, e ser inserida na terra do vaso, voltada para baixo, e até ao gargalo. A água será “sugada” pelo solo assim que for necessária. O fio segue o mesmo princípio e necessita de ter uma ponta num recipiente cheio de água (o fio deve alcançar o fundo do recipiente) e a outra ponta/trecho final do fio enterrada no solo. A água será “transportada” pelo fio até ao solo assim que for necessária.
Se as férias forem muito prolongadas e as temperaturas previstas muito altas considere ainda: deixar a chave de casa e instruções de rega a um familiar ou pessoa de confiança, ou instalar um sistema de rega com automatismo de temporização.
Esperamos que com estas dicas consiga garantir que as plantas sobrevivem à sua ausência e desfrutar assim tranquilamente das férias.