Plantas para Oferecer: 6 Sugestões Surpreendentes
Para todos os apaixonados pelo sempre impressionante mundo natural, as plantas não são apenas uma decoração, são seres vivos que, em todos os aspetos, melhoram o ambiente das nossas casas e interferem diretamente com o nosso estado de espírito.
Está de fato comprovado que a presença de plantas no interior de divisões tem um efeito muito positivo no bem-estar geral, contribuindo ativamente para a melhoria da saúde mental e para a sensação de conforto e segurança que sentimos no nosso dia-a-dia tão passado no interior de edifícios.
Desta forma a oferta de plantas a todos os que as apreciam verdadeiramente é a solução ideal para todas “aquelas lembranças" de que é responsável por esta altura do ano e, em boa verdade, em várias outras ao longo do ano.
Para o auxiliar a encontrar espécies adequadas a várias situações e cujo aspeto visual é atrativo o suficiente para surpreender a pessoa presenteada, reunimos uma pequena lista de 6 espécies de variados aspetos e necessidades, enquadrando assim todas as possíveis realidades.
Azevinho de Natal
Se procura um planta para oferecer nesta época natalícia o azevinho pode ser uma ótima hipótese, pois é claramente associado a este momento do ano e muito procurado pelas suas bagas vermelhas.
Tão associado que, infelizmente, a sua colheita silvestre ocorreu em demasia e encontra-se agora protegido por Lei no nosso país. Assim, se pretender um exemplar, saiba que não o pode colher da Natureza, pois tal é proibido, apenas o pode comprar em viveiros autorizados.
Esta espécie é, por natureza, uma espécie de exterior e prospera em luz solar direta, contudo consegue tolerar alguma sombra e até o interior de casa por algum tempo, preferencialmente próximo de uma janela com sol e, se possível, afastada de ar condicionado e todo o tipo de meios de aquecimento.
Se a planta for para manter temporariamente no interior de casa, a rega deve ser moderada, mantendo o solo húmido, mas não encharcado. No exterior apenas deve ser realizada a rega em épocas secas, nomeadamente 1 a 2 vezes por semana em episódios de calor veranil.
Provavelmente irá adquirir um exemplar em vaso e pode mantê-lo assim, com as devidas transplantações, sempre que necessário, adequando ao crescimento da planta, ou movê-lo para o solo em local bem iluminado e deixá-lo desenvolver-se livremente, com algumas podas eventuais para manter a forma e tamanho pretendido.
Contribua para a preservação desta espécie ameaçada oferecendo este azevinho que se manterá perfeitamente em jardins, varandas e terraços.
Monstera adansonii (Monkey Mask)
As Monsteras são verdadeiros ex-libris da decoração natural de interiores, sendo a mais conhecida a Monstera deliciosa.
No entanto nem todas as casas são adequadas ao tamanho/altura que uma Monstera deliciosa pode alcançar, assim temos uma sugestão diferente e igualmente impactante: a Monstera monkey mask.
É uma espécie trepadeira que desenvolve, também, as típicas aberturas nas suas folhas à medida que amadurecem, pois tal é o que fazem na Natureza para deixar passar a luz solar e permitir maior resistência a chuvas e ventos fortes à medida que crescem e sobem. O seu nome advém precisamente da forma que as folhas apresentam, que de alguma forma se assemelham a uma máscara de macaco.
Para um crescimento ideal desta Monstera, pode ser utilizado um tutor para a guiar à medida que cresce, ou deixar as suas folhas suspenderem de uma superfície superior, como por exemplo uma floreira pendente ou uma prateleira.
Relativamente a regas, como são plantas tropicais e adequadas a ecossistemas muito preenchidos, é importante deixar secar o solo entre regas e, de cada vez que regar, fazê-lo com pouca quantidade. A sua resiliência natural vai permitir-lhe desenvolver-se perfeitamente nesta condições.
Sobre a exposição solar a mesma deve ser indireta e o desenvolvimento da planta irá orientar-se precisamente para a luz existente.
A sua aparência tropical, as suas folhas de desenvolvimento particular e a sua simples manutenção, fazem dela um presente ideal para apreciadores de plantas.
Sansevieria trifasciata "Moonshine"
Se a pessoa que pretende presentear adora plantas mas tem uma tendência para se esquecer de as regar, esta sugestão é sem dúvida ideal.
As Sansevierias são suculentas com grande capacidade de retenção de água, o que lhes permite aguentar longos períodos de seca e constituem-se assim em ótimas opções para os mais esquecidos.
Esta espécie em particular apresenta grandes folhas largas e prateadas que lhe conferem um aspeto especial e um tanto ou quanto moderno. São também excelentes purificadoras de ar e muito apreciadas no Feng Shui pela sua capacidade protetora.
Para regar, recomendamos que espere alguns dias, ou até semanas, se tem dúvidas sobre a humidade da terra, deixando-a secar completamente. Desta forma terá sempre a certeza que não mantém o solo demasiado húmido o que poderia conduzir ao apodrecimento das raízes.
Para a posicionar no interior de casa, escolha um local com boa iluminação indireta, sol direto iria ser prejudicar.
Pela sua resistência e capacidades purificadoras e protetoras será seguramente uma espécie a considerar oferecer.
Asplenium Campio
Se a casa da pessoa a presentear possui animais que possam encantar-se pelas maravilhas folhas verdinhas das plantas, nomeadamente cães e gatos, o ideal será sempre optar por uma espécie não tóxica por ingestão.
Pode parecer um pormenor pouco importante, mas na realidade a grande maioria das plantas de interior exibe propriedades tóxicas por ingestão e, por vezes, até por contacto insistente. Esta caraterística consiste uma técnica de defesa desenvolvida por estes magníficos seres verdes, mas que funciona como perigo quando incorporadas numa família com animais interventivos.
Este Asplenium também apelidado de Feto Ninho de Pássaro, é sempre verde, reproduz-se por esporos que irão desenvolver-se na parte inferior das folhas e não produz flores. Contudo as suas folhas são imponentes o suficiente para que seja um presente interessante e esteticamente apelativo.
É fácil de cuidar, aprecia luz indireta e humidade portanto é importante manter o solo húmido, tendo o cuidado de regar o solo e não a coroa central para evitar apodrecimentos. Se verificar acumulação de água no prato do vaso, é importante dispor algumas pedras decorativas e manter o vaso elevado, para que as raízes não estejam expostas a demasiada água.
Para criar o ambiente ideal para esta espécie, aconselhamos a de vez em quando borrifar as suas folhas.
Nephrolepsis exaltata (Green Lady)
Se gostaria de oferecer uma planta que é não tóxica para animais e simultaneamente purificadora de ar, para uma combinação dois-em-um seguramente ganhadora, esta Nephrolepsis é uma ótima sugestão.
Possui folhas longas e arqueadas que se enquadram perfeitamente com vasos pendurados ou com uma localização em prateleira com luz indireta. Durante o seu crescimento mantém-se compacta formando um conjunto de folhas deveras exuberante.
São ótimos contributos naturais para a qualidade do ar, pois removem eficazmente poluentes e contribuem ainda para regular a humidade.
Para o seu cuidado apenas é necessário manter o solo húmido, mas não encharcado e, se em ambiente seco, borrifar regularmente as suas folhas.
Se existe a possibilidade de esquecimento da regar e do borrifar, um ótimo local para posicionar a sua Green Lady é a casa de banho, pois a humidade desta divisão irá ajudar a planta a manter-se saudável, mas sem dispensar a necessidade de regas!
As suas capacidades e aspeto luxuriante fazem desta espécie uma ótima candidata a presente natural.
Aglaonema Pink Star
Se, por outro lado, procura uma show stopper com propriedades interessantes e que consiga sobreviver com pouca luminosidade, esta Aglaonema pode ser uma boa opção.
Maravilhoso exemplar de folhas com tons de rosa que se adaptam a condições de luz reduzida, até mesmo luz artificial, e não deixam ninguém indiferente. Sobre as condições de luz é importante acrescentar que, quanto menos luz a planta absorver, menos forte será a sua coloração rosa, que poderá até desvanecer para o seu verde base, em casos de luz muito deficiente.
Esta espécie não é exigente quanto à temperatura ambiente, nem à humidade da divisão, e são eficientes purificadoras de ar com capacidade para removerem poluentes comuns em zonas urbanas e divisões renovadas ou redecoradas, como o benzeno e o formaldeído, químicos frequentemente libertados por tintas e vernizes.
Para todos os adeptos da arte do Feng Shui interessa seguramente o facto de que esta espécie possui ainda capacidade de atrair boa sorte e energias favoráveis aos habitantes da casa.
Com tantas vantagens e particularidades numa só espécie, acreditamos que o seu presenteado irá soltar um “uau” de espanto e incredulidade quando a receber.
6 sugestões de plantas de interior, com requisitos de luz e rega distintos, e com particularidades interessantes, desde a purificação do ar, a regulação da humidade, a não toxicidade importante para animais, e a associação com o Feng Shui.
Escolhidas pelo seu aspeto estético, sempre diferente, e em alguns casos exuberante, que irão surpreender os presenteados e agraciar as suas casas com cor e vivacidade.
Esperamos que esta pequena lista o tenha motivado a experimentar um presente natural neste Natal e/ou quem sabe num aniversário próximo. Estamos em crer que será apreciado e ganhará lugar de destaque no seio da família de todos os apreciadores destes magníficos seres verdes (e não só!).
Se este tema das plantas o cativa não deixe ainda de visitar as ligações partilhadas durante o texto que ligam a publicações anteriores sobre plantas e conheça ainda as nossas sugestões de plantas com capacidades utilitárias e a nossa Loja Online, na qual poderá encontrar produtos para o cuidado natural, como sabão, fertilizantes e até inseticida, todos sustentáveis e portugueses.
Junte-se a nós num planeta mais verde, natural e sustentável!