Plantas Repelentes para Proteger a Sua Horta
O calor aperta a convidar o Verão a chegar e as frutas e legumes plantados começam a atingir o seu máximo potencial.
A eles juntam-se as não convidadas, mas persistentes pragas, que, quando não controladas, assumidamente tomam o controlo da situação e fazem desaparecer num instante todo o nosso precioso trabalho.
A existência de animais que apreciam a nossa horta tanto quanto nós e usufruem dela é normal, e aliás bom sinal, pois se existem é porque estamos a cultivar alimentos sãos e apetecíveis para todos. O que já não é tão normal, nem desejável, é quando essa presença de animais se torna negativa para as culturas, acabando por eliminá-las de todo. A essas designamos por pragas. Quantidades descontroladas de qualquer espécie que possua capacidade invasora e, neste caso, destruidora.
Estas pragas são evitáveis recorrendo a alguns métodos simples de cultivo, como sejam, o cuidado com o solo mantendo-o saudável, arejado e hidratado, o espaçamento entre culturas, a consociação de espécies benéficas e a plantação específica de espécies com propriedades repelentes.
Neste sentido partilhamos espécies de plantas que podem ser utilizadas em combinação benéfica e que são simultaneamente repelentes de pragas.
Lavanda
Muito conhecida pelo seu aroma calmante e utilizado frequentemente em cosmética, a lavanda é também muito útil para plantar em consociação, pois atrai polinizadores e ainda repele traças, pulgas, moscas e mosquitos.
Aproveite e colha algumas das suas flores e folhas e aromatize a sua casa.
Citronela
Planta perene com aroma muito característico e utilizado em repelentes pessoais e para a casa.
Possuir uma espécie de citronela na horta irá permitir afastar insetos como moscas, mosquitos e formigas. Uma infusão das suas folhas pode ainda ser utilizada diretamente na pele como repelente natural e para limpeza de pavimentos e janelas, afastando assim possíveis invasões de formigas.
Salsa
Erva aromática comum, útil e simples de cultivar. É perfeita para semear em conjunto com a cenoura, pois é naturalmente repelente da mosca da cenoura.
Como apresenta valor culinário antes de a deixar florir totalmente corte-a e conserve-a em cubos de ervas aromáticas.
Trovisco
Se tem problemas com toupeiras esta planta poderá ser a sua solução, ao libertar um odor desagradável afasta esta praga com facilidade.
Tagete ou Cravo Túnico
Flor de cor e aspeto exuberante, fantástica opção para afastar nemátodos, pulgões, mosca branca, ácaros e algumas lagartas, e ideal para cultivar em combinação com o feijoeiro, pimenteiro e/ou tomateiro.
Crisântemo
É um outro exemplo de flor tradicionalmente cultivada pela sua beleza, contudo muito eficaz para afastar mosquitos, baratas, besouros e moscas.
Erva-doce ou anis-verde
Planta medicinal e comestível que atua na horta como repelente de pulgões, lesmas e caracóis.
Cultive-a na bordadura do seu espaço e usufrua ainda das suas propriedades digestivas e laxativas.
Hortelã
Erva perene amplamente reconhecida e utilizada na culinária. Na horta é muito útil para atrair insetos benéficos e repelir traças, formigas e ratos.
9 plantas simples de cultivar, a maioria comestível e algumas com propriedades medicinais, para desfrutar enquanto protege a sua horta de pragas de todos os tipos da forma mais sustentável que existe: a natural.
Experimente e desfrute de uma horta diversificada e livre de pragas.