Portugal, o Mar e os Pescadores
A história de Portugal é indissociável do mar. A nossa cultura, gastronomia e gentes não seriam as mesmas sem a influência trazida pelos marinheiros das terras de mares longínquos.
Desde o século XIV, que os portugueses estiveram presentes nos mares de todo o mundo, conquistaram ilhas e terras além-mar, e estabeleceram relações comerciais com povos um pouco por todo o globo.
Esta vocação para explorar e o magnífico mar que nos rodeia, conduziu os portugueses à arte da pesca, nas suas variadas formas e possibilidades, e transformou o nosso país num território de pescadores. E são essas comunidades de pescadores que dão origem às póvoas marítimas, que gradualmente se foram estendendo por todo o litoral, conduzindo à ocupação de novas terras e à formação de novas localidades.
Apesar da comprovada e inequívoca importância histórica e de desenvolvimento para o país, a classe piscatória foi, com frequência, classificada entre os escalões inferiores da estrutura social, e os pescadores raramente viram devidamente reconhecidos os seus direitos e a importância na sociedade.
Hoje, no Dia Nacional do Pescador, deixamos o nosso sincero obrigado a todos os que empreendem uma das atividades profissionais mais duras e perigosas, e que permitem que na nossa dieta continue a constar pescado capturado por pescadores nacionais.
Contudo consideramos que ainda muito há a fazer: é necessária uma verdadeira valorização desta atividade que dê origem a uma maior captação de jovens pescadores, um incentivo às práticas de pesca sustentável com valorização económica para os seus praticantes, e um verdadeiro controlo e inspeção do cumprimento da lei pelas forças de pesca dos restantes países em águas nacionais.
Todos podemos contribuir para que esta atividade se mantenha e seja valorizada:
- optando pelo pescado proveniente de pescadores nacionais e comprando diretamente na lota ou comércio local.
- preferindo pescado capturado por meios de pesca sustentáveis/ artesanais.
- participando de eventos com origens marítimas, compreendendo e respeitando as suas tradições e sensibilizando as novas gerações para a sua importância.
Uma atividade tão nobre e fundamental para o desenvolvimento passado e futuro do país não pode nunca passar indiferente na sociedade. É fundamental valorizá-la pela sua história e garantir a sua continuidade.
O caminho está traçado, pois o futuro também passa pelo mar e pela sua sustentabilidade e a das suas gentes. Façamos parte desse caminho com as nossas escolhas.
Feliz Dia Nacional do Pescador!