Sabões Naturais e Como Tirar o Máximo Proveito

Conheça as várias opções de sabões naturais disponíveis em murta.eco e saiba como tirar o maior partido da sua compra.
Fotografia de choose your stories / Unsplash

É cada vez mais frequente a utilização da terminologia “sabão, ou sabonete, natural” nas mais variadas marcas e fabricante de cosmética. No entanto, haverá quem não compreenda exatamente o que esta terminologia significa.

Um sabão ou sabonete natural é um cosmético produzido com ingredientes predominantemente orgânicos e apenas com substâncias autorizadas para a cosmética natural. Isto significa que são sabões que excluem todos os componentes químicos potencialmente alergénicos para a nossa saúde e tóxicos para o ambiente, neste caso, principalmente devido às suas capacidades de produzir espuma e demora na degradação, que consequentemente contamina todos os ecossistemas aquáticos e águas com interesse para consumo.

Desta forma, num estilo de vida sustentável a utilização de sabões naturais, ao invés das versões industrializadas com os químicos convencionais, é fundamental, pois é assumidamente um dos cosméticos mais utilizados diariamente.

Com este tema em mente, hoje abordamos em profundidade as tipologias de sabões naturais, as suas caraterísticas e especificidades e partilhamos dicas para poder tirar o maior partido das suas compras. As opções mencionadas podem ser todas encontradas na Loja Online Murta, provenientes de empresas portuguesas, produzidas com ingredientes maioritariamente vegan, e algumas com certificação biológica.

Sabões e Sabonetes | Murta Atitude Natural
Naturais, artesanais e portugueses, para todos os tipos de pele

Conheça as várias opções de sabões naturais, artesanais, portugueses, vegan e até biológicos disponíveis em murta.eco e saiba como tirar o maior partido da sua compra.
Fotografia de Murta / Água Mole

Todos os Tipos de Peles vs Peles Normais

Estas duas definições de tipologias de pele tão comummente mencionadas nos sabões, parecem semelhantes, contudo não o são e é fundamental que se compreenda as diferenças.

Sabões adequados a todos os tipos de peles podem ser utilizados por todas as peles, incluindo as mais sensíveis que podem, ou não, excluir bebés, crianças, grávidas e lactantes. Esta informação deverá ser sempre apresentada de forma bem visível na descrição de cada sabão/produto. Se esta informação não for incluída, deve assumir-se que o sabão se aplica a todas as peles, incluindo às sensíveis, contudo não às mais especializadas (bebés, crianças, grávidas e lactantes).

Sabões indicados para peles normais consistem em variedades para peles que não apresentam oleosidade nem secura acentuadas. Assim, podem ser utilizados por peles sem especificidade e sem sensibilidade.

Esta distinção é fundamental pois a grande maioria dos sabões apresenta uma das duas terminologias e é importante escolher o indicado para si e para a sua família.

Conheça as várias opções de sabões naturais, artesanais, portugueses, vegan e até biológicos disponíveis em murta.eco e saiba como tirar o maior partido da sua compra
Fotografia de Murta / Da´ki

Peles Oleosas e Peles Secas

Peles que se caraterizam por presença, ou ausência em demasia, de oleosidade natural necessitam de cuidados extra para não produzirem brilhos e desconforto, no caso da oleosidade, ou desidratação extrema e feridas, no caso da secura.

Este tipo de sabões naturais incorporam assim ingredientes adequados à necessária compensação, nomeadamente argilas e componentes exfoliantes, para as peles oleosas, e azeite e manteigas vegetais em percentagens variadas (consoante o fabricante), para nutrir e hidratar com reforço as peles secas.

Estes sabões terão comportamentos completamente opostos, pois uns destinam-se a limpar em profundidade a pele e controlar a oleosidade produzida, enquanto os restantes destinam-se a fornecer gordura à pele para compensar a sua secura.

Desta forma são sabões que devem ser utilizados apenas em peles com as caraterísticas apresentadas ou poderá dar-se o caso de provocar secura ou excesso de oleosidade em peles normais ou incluídas na categoria “todos os tipos de peles”.

Estes sabões são assim ótimos para controlar a oleosidade do rosto de peles oleosas ou com zona T (testa e nariz) oleosa – caso dos sabões para pele oleosa - ou para hidratar o corpo após depilação, exposição solar ou como substituição da aplicação diária de um hidratante corporal - caso dos sabões para pele seca.

Conheça as várias opções de sabões naturais, artesanais, portugueses, vegan e até biológicos disponíveis em murta.eco e saiba como tirar o maior partido da sua compra
Fotografia de Murta / Unii Bio

Peles Sensíveis e Cuidados Especiais

As peles sensíveis consistem em peles com reatividade acentuada e que facilmente mancham, reagem com rubor ou com alergia temporária em contacto com cosméticos. Estas peles necessitam assim de sabões, e cosméticos em geral, adequados para evitar situações de desconforto e até episódios de dermatite ligeira.

Assim, sabões para peles sensíveis excluem da sua composição todos os componentes comprovadamente alergénicos (mesmo que orgânicos e aprovados) e tornam-se assim adequados a uma utilização 100% segura e confortável. Exatamente por esta razão, por regra, este tipo de sabões são também assim indicados para higiene de zonas íntimas, e fases especiais da vida como bebés, crianças, grávidas e lactantes. Contudo esta informação deve ser mencionada no produto para que seja recomendada a sua utilização nestes últimos casos. Mais uma vez, se esta informação não existir, não se recomenda o seu uso para estes fins.

Adicionalmente existem ainda sabões naturais para a rotina masculina, que inclui a higiene de rosto, corpo e cabelo, o ritual de barbear ou cuidar de barba e bigode, e ainda opções mais especializadas especificamente desenvolvidas para auxiliar a cuidar de sintomas ligeiros de por exemplo acne, dermatite, infeções fúngicas, manchas, estrias, etc.

Farmácia Natural | Murta Atitude Natural
Produtos naturais, artesanais e portugueses para alívio de sintomas ligeiros

Conheça as várias opções de sabões naturais, artesanais, portugueses, vegan e até biológicos disponíveis em murta.eco e saiba como tirar o maior partido da sua compra
Fotografia de Murta / Unii Bio

Tire o Máximo Partido dos Seus Sabões

Sendo absolutamente transparentes e claros: um sabão natural de qualidade não vai ser barato. É por e simplesmente impossível, pois os ingredientes que os compõem são dispendiosos.

Assim, é imprescindível que esteja a par das melhores dicas para tirar o máximo proveito da sua compra e fazer durar o seu sabão o máximo de tempo possível.

Eis as nossas recomendações:

- dividir o sabão pelo menos a meio ou em três partes – os sabões naturais são extremamente sensíveis ao contacto com a água, pois os seus ingredientes naturais tendem a diluir-se/degradar-se rapidamente, o que significa que se dividir o seu sabão o mesmo irá durar pelo menos o dobro, pois a superfície exposta à água é menor e irá salvaguardar as restantes partes secas até serem de facto necessárias. Para partir um sabão ou barra de sabão (formato mais económico) recomendamos que utilize uma faca comprida (tipo cutelo) aquecida em água quente e ainda molhada e pressione na barra suavemente até sentir a mesma a ceder/cortar o sabão aos poucos. Um outro método, talvez mais infalível, consiste em aquecer o seu sabão a baixa potência e em incrementos de poucos segundos no micro-ondas e, assim que se encontrar morno, proceder ao corte com uma faca comprida a temperatura ambiente ou também quente.

- comprar sabões de pequena dimensão em quantidade e a granel – se não pretender partir o seu sabão para estender a sua validade, sugerimos que os adquira já em formato pequeno e a granel para uma poupança ambiental e económica.

Conheça as várias opções de sabões naturais, artesanais, portugueses, vegan e até biológicos disponíveis em murta.eco e saiba como tirar o maior partido da sua compra
Fotografia de Murta / Água Mole

- manter o sabões afastados do contacto com a água – seguindo o mesmo cuidado mencionado anteriormente, os sabões apenas devem contactar com água de forma breve, sendo por isso desaconselhado que sejam mantidos debaixo de água durante o duche e/ou numa saboneteira que acumule água. Recomenda-se assim o posicionamento do sabão afastado da zona de queda de água e a utilização de saboneteiras com furos ou estrias.

- secar o sabão devidamente após utilização – basta remover o sabão do local ou divisão húmida para prevenir que continue a absorver a humidade do ar e a manter-se amolecido. Assim que o sabão estiver totalmente seco, pode guardá-lo num armário ou embalagem original em local seco e a temperatura ambiente.

- transportar corretamente – se necessita de transportar o sabão consigo deve enxugar o sabão após utilização, para remover a água à superfície, e acondicioná-lo num invólucro de tecido, metal ou cortiça (desaconselha-se a utilização de plástico). Nos casos de caixas de metal ou cortiça relembra-se que as mesmas devem encontrar-se limpas, pois qualquer resíduo será agregadado naturalmente à massa de sabão ainda humedecido e poderá promover a formação de bolores. Assim que chegar a casa deve remover o sabão do invólucro e permitir a secagem, de ambos, ao ar livre.

Conheça as várias opções de sabões naturais, artesanais, portugueses, vegan e até biológicos disponíveis em murta.eco e saiba como tirar o maior partido da sua compra
Fotografia de Murta / Biovó

Esperamos verdadeiramente que com estas informações e dicas tome a decisão de preferir sabões naturais para a higiene da sua família, em contexto familiar, e colegas de trabalho, utilizadores ou hóspedes, em contexto de serviços e unidades hoteleiras.

Se mantém alguma dúvida sobre estes cosméticos ou compras em quantidade para empresas, não hesite em contactar-nos, a equipa, em conjugação com os fornecedores de cada artigo em particular, dará o nosso melhor a esclarecer.

Encontramo-nos fortemente motivados a transformar a rotina diária dos portugueses em todos os seus contextos e realidades, tornando-a prática, saudável, sustentável e económica.

Junta-se a nós?

Murta Atitude Natural

Murta Atitude Natural

Microempresa portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável valorizando o que de melhor se faz no nosso país. Com novidades regulares no Blog e Loja Online. Esperamos por vocês!