Vegetais de Raiz, Alimentos do Futuro
São entendidos como vegetais de raiz as partes consumíveis das plantas que se desenvolvem no interior da terra e caracterizam-se por: serem culturas de inverno ou de climas frios, apresentarem folhas que também devem ser consumidas para um completo aproveitamento da planta, serem ricos em vitaminas e minerais e possuírem um armazenamento simples e longo após colheita.
Os investigadores do dossier 50 Alimentos do Futuro (do original 50 Future Foods) elegeram 3 espécies: Salsify preto (espécie Scorzonera hispânica), Raiz de salsa (espécie Petroselinum crispum) e Rabanete de gelo branco (rabanete de inverno, espécie Raphanus sativus var. Longipinnatus).
O Rabanete de gelo branco é uma espécie muito útil pois apresenta um crescimento rápido, ajuda a dissipar os insetos que pragam abóboras e pode ser utilizada como cobertura de solo, pois permite a fixação de nutrientes importantes.
São ligeiramente mais apimentados que os restantes rabanetes e devem ser idealmente consumidos grelhados, refogados, assados ou crus. São ricos em vitamina C e auxiliam a digestão.
O Salsify preto ainda não é muito divulgado e disponibilizado, mas nos países produtores é conhecido pelo seu sabor doce e almiscarado.
É rico em fibra, vitamina E e ferro. E o seu conteúdo cremoso, protegido pela rija e escura pele, pode ser consumido cozido, esmagado em puré, assado e incluído em sopas e estufados.
A Raiz de salsa apresenta um sabor intermédio entre o aipo-rábano, a cenoura e a salsa e é rica em vitamina C, tal como as suas folhas.
Fica ideal frita em snacks ou crua em saladas e acompanhamentos.
Mais três espécies, muito provavelmente desconhecidas da maioria dos portugueses, que podem ser adicionadas às nossas refeições de forma simples e, quem sabe até, às nossas hortas.
Experimente e divirta-se a participar ativamente na dieta do futuro proposta por estes especialistas.